sábado, 26 de outubro de 2013

You are welcome, Martinica!!!!

Borboleteando por Martinica....
Pela primeira vez recebo em meu Blog a visita de "Martinica"... 
....e claro, não poderia perder a oportunidade 
de postar um ritmo tão contagiante quanto o que se ouve por lá!!!!
E para os apaixonados por Zouk, como esta ex bailarina aqui, 
foi exatamente lá que nasceu este ritmo delicioso e muito envolvente.
Sejam muito bem vindos, martinicanos!!!!!

Martinica é uma região ultramarina da França, mas a música tradicional não tem nada a ver com a música francesa. Sua música é sobre Caribe percussão e cantos rítmicos, mas o sotaque é francês-crioulo (e é aí que podemos dizer: Ah é da França). 
A música "bele" ou ritmo "bele", ou o que você quiser chamá-lo é um dos estilos musicais caribenhos mais tradicionais de países como a Martinica e Guadalupe (ambos da França).


E para quem for tão curioso quanto eu, segue algumas informações deliciosas!!!

Martinica: Ritmo de calmaria

Ilha onde nasceu o zouk tem apenas 80 km de extensão, praias que nunca estão lotadas e temperatura agradável

Até onde a vista alcança, não há sinal de badalação. Agitos são raros, celebridades passam despercebidas. Em muitos pontos, a Martinica destoa das ilhas caribenhas mais famosas: em lugar do aclamado fervor latino oferece aos visitantes paz e tranquilidade, roteiros históricos e natureza exuberante, pitadas de cultura local e uma herança francesa (a ilha faz parte do país europeu, na condição de departamento ultramarino). 
Até onde a vista alcança, não há sinal de badalação - Atout France/Divulgação
Por tudo isso, atrai muito mais famílias com crianças, idosos e casais em lua de mel que jovens e solteiros. Um perfil que exige adaptação dos turistas aos horários locais: é comum, por exemplo, não encontrar restaurante aberto depois das 21h30.
Mas nada disso significa marasmo - apenas que você terá de sincronizar seus horários. À luz do dia, praias agitadas ou desertas ocupam a costa nos 80 quilômetros de comprimento e 34 de largura, habitados por pouco mais de 400 mil moradores. As distâncias curtas são aliadas de quem deseja conhecer várias faixas de areia.
Como sempre faz calor na Martinica, a sensação é de verão eterno. A temperatura média fica em torno de 27 graus. Mas o ano é dividido em estações seca (inverno e primavera do Hemisfério Norte, entre dezembro e abril) e chuvosa (maio a novembro). O vento frequente ajuda a diminuir a sensação de calor, exatamente como nas vilas litorâneas do Nordeste brasileiro. E, mesmo na temporada, há espaço de sobra nas praias. Salsa itinerante. Os esboços de vida noturna encontrados na Martinica ficam por conta dos clubes de salsa, cujos integrantes se reúnem aos sábados em uma cidade predefinida para promover espaços comunitários de dança. Às vezes há bandas ao vivo; em outras, DJs executam seus sets de salsa, o que inclui sucessos do repertório pop internacional, como músicas do U2 adaptadas. O zouk, ritmo que nasceu na Martinica, se espalhou pelo Caribe e chegou ao Norte do Brasil, também faz sucesso em tais festas.
(Foto Por do Sol: Atout France/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário