terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MÔNICA VAI VIRAR UMA CINQUENTONA...(Por Jane Sonda)


Até tu, Mônica? (http://www.visionari.com.br)
Você, que até ontem carregava o seu coelho para cima e para baixo, que mandava no Cebolinha fazendo com que ele tivesse muita vontade de te sacanear, que era tão amiga do fedido do Cascão, da comilona da Magali, do caipira Chico Bento, que vivia brincando na rua, que também levava o Floquinho para passear, aquele cão misterioso cheio de franja do Cebolinha, até você fez 50 anos?

 Pô, Mônica, já foi um baque saber que o Maurício de Souza tinha traído a nossa geração e feito você crescer, te tornando uma adolescente coquete cheia de frufru, cabeluda, peituda, gostosona e esbelta! Para mim, que invejava o seu coelho, que te achava o máximo porque você era porreta, vê-la se tornar uma Barbie, foi um choque, verdadeiro abandono. Afinal, o mundo seria das Barbies, se até você se converteu?
Fiquei sabendo que o seu criador vai te tornar agora uma coroa cinquentona. Que choque! cresci com toda a minha geração falando que o sonho e o desejo não têm idade e você aí, sonho da minha infância, dando uma de passadona? Teria você se transformado num tipo Miranda Priestly, a cruel editora executiva encarnada por Meryl Streep em o Diabo Veste Prada e trocado o seu (hoje) inofensivo coelho por aquele scarpin sanguinolento de salto 35, fino como uma agulha de injeção?
E o Cascão, então, como fica? Será que vão torná-lo um metrossexual cheio de perfume? Será que farão do Cebolinha um diplomata poliglota, ou orador de culto evangélico, falando todos os erres? E o Chico Bento? Um latifundiário, deputado da bancada ruralista? Magali, então, virou anoréxica, por acaso tem algum blog que ensina a driblar a fome na pré menopausa?
Não, Mônica, isso não tá certo. Diz lá para o seu criador que nós, que fomos crianças junto com você, não autorizamos que você entre na menopausa, que fique coroa, que tenha bico de papagaio na cervical, que fique neurótica fazendo check ups anuais, pois você é a criança que ainda frequenta os nossos sonhos.
Você é como o bolinho de chuva, a brincadeira de cabana feita com lençol, no meio da sala, o jogo da estátua, os 5 saquinhos que costurávamos e enchíamos de arroz para depois ficar jogando para cima, as coleções de figurinhas da copa do mundo, a travessa cheia de pastel sem saber da existência do colesterol.
Mas será que até tu retiraram do nosso sonho e te fizeram cair na real? Mônica, vai dizer lá para o seu criador que você não é patrimônio dele, mas da nossa infância. Que você é como as fadas, que não têm idade e como as bailarinas, que não usam calcinha furada.

Blog de Yoani Sanchez: Generation Y


http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/

blogueira cubana Yoani Sanchéz, em entrevista exclusiva para Revista Claudia - Editora Abril


Em visita ao Brasil, a blogueira cubana Yoani Sanchéz revela: "acho que seria muito feliz aqui"

http://claudia.abril.com.br

A blogueira cubana Yoani Sánchez, que luta a favor da democracia e da liberdade de expressão no país comandado pelo governo Castro há mais de 50 anos, comenta a repercussão de sua visita ao país e conta quais são as suas expectativas em relação ao futuro do povo de Cuba. Confira!
Patrícia Ribeiro em 22.02.2013
yoani-sanchez-blogueira-cubuna-comportamento
(
 Foto: Ernesto Mastrascusa
 )
Por onde ela passa há um furor — seja de simpatizantes ou de manifestantescontrários a sua ideologia. Desde que chegou ao Brasil, na madrugada de segunda-feira, a blogueira, jornalista e filóloga cubana Yoani Sánchez participou de entrevistas, debates e palestras e, mesmo sendo alvo de protestos, acredita que isto é algo positivo, fruto da democracia e liberdade de expressão, algo que não existe em seu país. A autora do blog Generación Y, de 37 anos, casada com o jornalista Reinaldo Escobar, e mãe do adolescente Teo, veio ao país para promover seu livro De Cuba, com carinho, e é a principal porta-voz dos opositores do regime castrista que impera em seu país há 50 anos. Depois de ter o visto negado para sair da ilha por 20 vezes, ela segue para uma viagem de 80 dias, passando pela República Tcheca, México, Peru, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha para receber premiações, participar de conferências, entrevistas e visitar amigos. Aqui, ela fala sobre sua visita ao Brasil e revela o que espera do futuro de Cuba.
Como você avalia a sua visita ao Brasil e como espera que ela seja divulgada em Cuba?
Não esperava esta repercussão. Acho que demorei tanto tempo para conseguir entrar no país, que se acumulou energia. O que eu encontrei aqui foi 10 vezes mais do que eu esperava. Desde que cheguei, o meu número de seguidores no Twitter, por exemplo, cresceu de 393 mil para cerca de 420 mil. E creio que muitos deles são brasileiros! No meu país, espero o silêncio. Mas sei que podem estar preparando algum material falando do fracasso da minha viagem. Porém, isso não me preocupa muito.
O que você pensa das manifestações de esquerda no Brasil? Esperava por isso?
Esperava um pouco de rejeição, mas tudo dentro de um limite. Não esperava que fossem me impedir de falar, de exibir um filme. Foi um momento difícil. (Yoani refere-se à situação que viveu em Feira de Santana (BA), quando os manifestantes não a deixaram falar e impediram a exibição do filme "Conexão Cuba-Honduras", do cineasta baiano Dado Galvão, na segunda-feira, 18). Fiquei surpresa com a violência e a repetição. O meu trabalho no jornalismo tem como lema o respeito, mesmo quando não estamos de acordo, todos têm o direito de expor a sua opinião.
Apesar de tudo que se divulga sobre Cuba, por que o modelo cubano continua sendo admirado na América Latina e até mesmo no Brasil?
Acho que há um estereótipo sobre a Revolução Cubana que é muito atrativa não só na América Latina, mas na Europa também. Esta ilusão entra na cabeça dos jovens que são inconformados com a realidade de seus países e se baseiam na revolução como um modelo. A maioria dessas pessoas nunca esteve em Cuba, ou, se visitaram, fizeram turismo e acreditaram nas propagandas políticas, concluindo que tudo era perfeito em Cuba, ou seja, conheceram o país de maneira superficial. Há também pessoas que não são tão jovens, mas não querem reconhecer que aquele modelo em que acreditaram está morto. Isto acontece fora de Cuba, mas também dentro da ilha. Por outro lado, o governo cubano foi eficiente na criação de uma realidade distorcida, de uma propaganda constante de uma Cuba que não existe, um lugar de esperança, onde há oportunidade para todos. A educação e a saúde foram divulgadas de maneira utópica, para criar a ideia de que todos têm acesso a boas escolas e hospitais. Quando viajei para o exterior, há alguns anos, tive de combater esta imagem que se tem de Cuba. Mas hoje tenho a impressão de que este ideal da ilha utópica está se mostrando cada vez mais falso.
Na ilha, há duas moedas: o peso cubano, que é a moeda oficial, e o peso conversível, que é uma moeda usada pelos turistas. Como os cubanos sobrevivem em meio a esta economia?
O sistema econômico é uma "esquizofrenia", porque os cubanos recebem o salário em peso cubano, que só é válido para pagar coisas como a passagem de ônibus, cinema, fazer compras de comida... E a outra moeda, chamada peso conversível (CUC), é um fantasma do dólar. É mais caro e é o dinheiro usado pelos turistas. O salário de um trabalhador cubano é, em média, 20 dólares, então ele não consegue o mínimo para comprar seus mantimentos e muitos deles têm de usar outros meios (até mesmo ilegais), para sustentar suas famílias. O cubano que não tem estas possibilidades pode passar necessidades. Há uma busca diária para conseguir o peso conversível e isso desestimula as pessoas a trabalharem legalmente. O próprio governo reconhece que o salário pago por eles não é a única fonte de renda. Isto tem que acabar!
Quem visita Cuba sente que há uma espécie de hipocrisia social. As pessoas que reclamam da falta de alimentos, das dificuldades de comprar as coisas são tambémas mesmas pessoas que cultuam os governantes. O que você pensa sobre isso?
Isto é Cuba. Quem nasceu depois da Revolução já é doutrinado desde pequeno, recebendo uma série de informações e propagandas que fazem você acreditar que o país não te pertence. Não dizem assim, diretamente, mas fazem crer que o país pertence a quem fez a Revolução, os salvadores da pátria. Então, cria-se um sentimento de que não podemos mudar nada, um medo constante. Medo dos questionamentos, de ser vigiado... E esta sensação deixa as pessoas paralisadas. Por causa disso muitos cubanos preferem resolver seus problemas individuais a pensar no coletivo.
Em quanto tempo você acha que é possível existir uma democracia em Cuba? De que maneira pode acontecer esta transição, já que não há uma mobilização popular por parte dos cubanos?
O tempo sonhado para a democracia seria para agora. Mas o tempo das nações é bem diferente ao da vida das pessoas. Um ano, cinco anos para um país não é nada, mas para quem espera mudanças é muito tempo. Tenho esperanças de que haja mudanças no interior do cubano, uma sensação de basta, que o sistema se esgotou! Mas até que isso se torne realidade será um longo processo. Não gostaria que esta transformação fosse violenta, nem que houvesse um golpe de Estado, muito menos uma transição dentro do mesmo governo. Gostaria que esta transição para a democracia fosse uma combinação de insatisfação popular junto à pressão da comunidade internacional por vias pacíficas.
No futuro, como você acha que o povo cubano vai recordar os aspectos negativos e positivos do governo cubano da família Castro?
Tenho um sonho: imagino-me no futuro, como uma velhinha de cabelos brancos, quando meus netos me perguntam: “como era mesmo o nome dele? Castro? Mastro?” Eu contaria a história, porque é importante nos lembrarmos do passado. Estamos encerrando um ciclo doente, a política ocupa um espaço excessivo em nossas vidas. Espero que a Cuba do futuro seja mentalmente sã e que fale daquele presidente como algo natural, como uma personalidade do esporte ou da cultura. Ficamos tanto tempo impedidos de falar, de criticar publicamente que, quando isso terminar, ou seja, quando a censura acabar, vai acontecer uma avalanche de críticas sobre as figuras que governaram o país por mais de 50 anos. Imagine, por exemplo, uma caricatura crítica de Fidel ou Raúl Castro publicada no jornal? Seria incrível!
O que você acha de uma aproximação de Cuba com os Estados Unidos?
Muitas vezes me perguntam se eu não tenho medo do McDonald’s chegar a Cuba. Eu respondo que tenho medo mesmo é que um trabalhador não possa comprar um hambúrguer com o seu salário. Acho que o problema não é como os Estados Unidos ou outras empresas estrangeiras irão entrar em Cuba e substituir o produtor e consumidor nacional. Isto não me preocupa, porque Cuba tem uma identidade bem definida, um pensamento próprio — o que pode ser um bom antídoto contra uma interferência muito grande. Temos de lembrar que há muitos cubanos morando e trabalhando nos Estados Unidos e que assumiram parte desta cultura, do modo de vida americana, que também podem investir na ilha. Acho que deve existir uma relação de soberania, de independência e colaboração, porque são países com modos diferentes de viver.
Se você pudesse escolher outro país de origem, onde você gostaria de ter nascido? Qual nação representa hoje o seu ideal de liberdade?
Sou uma pessoa que nunca viveu plenamente a liberdade, então sigo buscando este ideal. E mais do que uma nação com ideal de liberdade, acredito em nações com uma identidade cultural! Amo meu país, mas não me importaria de ter nascido em outro lugar, sou uma cidadã do mundo, gosto da cultura latina, do idioma. Adoraria ter nascido no México, por exemplo, que é um país que me atrai por sua cultura, literatura e todo o legado milenar. O Brasil também poderia ser uma hipótese. Eu poderia ter nascido em são Paulo, Feira de Santana, Brasília... Falar português em vez de espanhol. Acho que seria muito feliz aqui!

E de onde vem a personagem "Monica" de Mauricio de Souza?


Personagem - Mônica
http://www.monica.com.br/personag/turma/monica.htm


Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia.
Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar.
Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.
Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.
Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.

Programação: "50" anos da Mônica e do Sansão em SP


Exposição comemora 50 anos da Mônica e do Sansão em SP (http://guia.uol.com.br)

Exposição comemora 50 anos da Mônica e do Sansão em SP Divulgação/MSP Criada em 1963, a Mônica teve seu traço bastante alterado com o passar dos anos.

  • Criada em 1963, a Mônica teve seu traço bastante alterado com o passar dos anos.
A personagem Mônica, da Turma da Mônica, completa 50 anos em março e para comemorar o Memorial da América Latina abre nesta terça (26) a exposição "Sansão também faz 50 anos", com entrada gratuita.
A mostra traz o inseparável coelho retratado por mais de 50 cartunistas. Ilustrações, vídeos e a história da concepção gráfica de Mônica, com uma linha do tempo da personagem, também estão na exposição.
Além do espaço no Memorial, bonecos gigantes de até quatro metros de altura estarão no saguão do Terminal Metrô da Barra Funda.
Serviço
"Sansão também faz 50 anos"
Quando:de 26 de fevereiro, às 13h, até 21 de abril.
De terça a domingo, das 9h às 18h.
Onde: Salão de Atos – Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, Barra Funda, acesso pelos portões 1 e 5.
Quanto: Entrada gratuita
Estacionamento: Portão 4  (R$ 5, preço único)

Mauricio de Sousa - Histórico

E, para os curiosos e interessados em informações, como eu, segue aqui uma cronologia da vida de mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica.


Mauricio de Sousa - Histórico
http://www.monica.com.br/mauricio/historic.htm

Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.
Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Marcio.
Com poucos meses, Mauricio foi levado pela família para a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde passou parte da infância. Outra parte foi vivida em São Paulo, onde seu pai trabalhou em estações de rádio algumas vezes.
Suas primeiras aulas foram no externato São Franciso, ao lado da Faculdade, no centro de São Paulo. Mas depois continuou estudos no primário e no ginásio, dividindo-se entre as duas cidades.
Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança.
E, para ajudar no orçamento doméstico, desenhava cartazes e pôsteres.
Mas seu sonho era se dedicar ao desenho profissionalmente.
Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi. Mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho.
Pegou amostras do que já tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo em busca de emprego. Não conseguiu. Mas havia uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. E Mauricio fez um teste para ocupar a vaga. E passou.
Ficou 5 anos escrevendo reportagens policiais. Mas chegou um tempo em que tinha que decidir entre a polícia e a arte. Ficou com a velha paixão.
Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono  Bidu e Franjinha  e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Essa passagem deu-se em 1959.
Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal  Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho  e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.
Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década.

Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.
Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos.
Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.
Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos animados japoneses.
Mauricio ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu mercados.
Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação  a Black & White  com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticados como as animações), a bilheteria sem controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.
Mauricio, então, parou com o desenho animado e concentrou-se somente nas histórias em quadrinhos e seu merchandising, até que a situação se normalizasse. O que está ocorrendo agora.
Conseqüentemente, voltam os planos de animação e outros projetos.
E dentre esses projetos, após a criação do primeiro parque temático (o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo, seguido do Parque da Mônica do Rio de Janeiro) Mauricio prevê a construção de outros, inclusive no exterior.
As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o mais poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão.
A par de um projeto educacional ambicioso, onde pretende-se levar a alfabetização para mais de 10 milhões de crianças.
A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.


Mônica: "50 anos" de muitas coelhadas!!!


Oiê pessoal!!!! 

Espero que tudo esteja bem com vcs!!!!
Olha só o que temos para  hoje: Mônica e seus 50 anos de muitas coelhadas!!!!!
Pois é.....esta menina levada se tornou uma senhora.....mas não perdeu a essência de criança...será que mts por aqui fazem parte de deste time? Eu tenho certeza que faço parte do time...inclusive com muitas coelhadas vida afora...rs
Então, como a mídia está noticiando várias programações sobre esta comemoração que atravessará o ano, eu escolhi esta matéria, de Bruno Molinero, da Folha, que tem um histórico bem interessante sobre toda esta trajetória da Monica e sua turma.
Fica aqui o meu convite: vamos conhecer um pouquinho desta criação de Mauricio de Souza?
Bjoks no coração!!!!


Mônica 'nasceu' na Folha há 50 anos; acompanhe sua evolução

BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO


http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1235069-monica-nasceu-um-mes-antes-da-data-oficial-de-aniversario-veja-suas-mudancas.shtml


Oficialmente, a Mônica "nasceu" em 3 de março de 1963. Mas essa não foi a primeira vez que ela apareceu. Em 11 de fevereiro, já desfilava com outros personagens na capa da Folha (veja acima).
A ilustração anunciava a volta de Mauricio de Sousa para o jornal. Ele já tinha publicado tiras de outros personagens na "Ilustrada", mas saiu e depois foi recontratado. "Ela apareceu em fevereiro, mas a primeira coelhada é a que conta", brinca o cartunista.
Ao longo dos anos, a Mônica mudou muito. Tirou os sapatos, trocou de cabelo e até perdeu a cara brava que a acompanhava desde o nascimento. E a "Folhinha" tem papel importante nessas mudanças. Foi no caderno, que nasceu seis meses depois dela, que o vestido tornou-se vermelho --antes era preto e branco.
"Na 'Folhinha', escolhi as cores dos personagens. Usei as primárias: vermelho para a Mônica, amarelo para a Magali e azul para o Bidu. Já para o Cebolinha escolhi o verde. O Cascão misturou vermelho e amarelo." Mas nem todos os personagens se deram bem logo de cara. "O Jotalhão era cor-de-rosa. Mas ficou feio. Então, troquei pelo verde."
Editoria de Arte/Folhapress

sábado, 23 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os "antes" que fazem parte da nossa alimentação (Por: institutoecoacao.blogspot.com.br)

Informações muito interessantes sobre corantes, estabilizantes, aromatizantes e conservantes que compoem muitos itens em nossa alimentação.


http://institutoecoacao.blogspot.com.br/2013/02/saiba-o-que-sao-estabilizantes.html

Muitos rótulos de alimentos trazem, em letrinhas miúdas, um monte de nomes que a maior parte de nós não sabe o que significa. São aditivos químicos que estão presentes em todos os alimentos processados pela indústria (entenda o que são alimentos ultraprocessados) e que têm as mais diversas finalidades: desde conservar por mais tempo até alterar a cor.


O emprego de alguns aditivos nos alimentos, no entanto, é polêmica. O que é realmente necessário? Qual a medida? O que faz mal à saúde? De acordo com a Anvisa, “embora sob o ponto de vista tecnológico haja benefícios alcançados com a utilização de aditivos alimentares, existe a preocupação constante quanto aos riscos toxicológicos potenciaisdecorrentes da ingestão diária dessas substâncias químicas”.

Saiba mais sobre alguns dos principais aditivos:

Estabilizantes
São fabricados para manter a aparência e condições físicas do alimento. Em outras palavras, mantém a estrutura do produto (o biscoito se mantém crocante, o bolo não murcha…).

Os estabilizantes impedem a separação dos diferentes ingredientes de um produto e a maior parte deles é química. São usados em conservas, doces, laticínios, pães, massas, biscoitos, sorvetes e alimentos processados em geral. Os mais utilizados na indústria alimentícia são a carragena, os alginatos, a caseína, a goma guar, a goma Jataí, a goma xantana e a carboximetil celulose sódica (CMC).

carragena é extraída de algas marinhas das espécies Gigartina, Hypnea, Eucheuma, Clondrus e Iridaea e possui a habilidade de formar uma ampla variedade de texturas de gel a temperatura ambiente. É usada em produtos como gelatinas, doces em pasta, mortadela, presunto, patês, sucos em pó, cobertura de bolos e molhos prontos.

goma xantana é uma das mais utilizadas em alimentos no mundo. É um polissacarídeo sintetizado por uma bactéria fitopatogênica do gênero Xanthomonas, aplicado a inúmeros produtos em diferentes segmentos industriais – alimentos, fármacos, cosméticos, químico e petroquímico. Por exemplo: é usada como agente estabilizante em herbicidas, pesticidas e fungicidas e também faz parte da composição de cremes, sucos artificiais, molhos prontos, xaropes e coberturas para sorvetes.

Já as gomas guar e jataí são retiradas do feijão. A primeira é proveniente do endosperma do feijão do tipo guar (Cyamopsis) e a segunda é do feijão de alfarroba, característico da região do Mediterrâneo.

Aromatizantes e flavorizantes
Dão a sensação de que o alimento é mais “gostoso”, já que aumentam o sabor e o cheiro artificial, como em salgadinhos chips que apresentam sabores variados artificiais como frango e churrasco.

O realçador de sabor glutamato monossódico está presente na maior parte dos alimentos ultraprocessados e é responsável pelo chamado “quinto sabor”, o umami (além dos conhecidos doce, salgado, amargo e azedo). Umami é o gosto do glutamato – com ele, o alimento tem sabor mais forte, mais característico. Muitas pessoas têm o paladar acostumado, o que faz com que alimentos naturais pareçam “sem gosto”.

Alguns estudos mostram que o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu consumo tem sido associado com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer.
Os aromatizantes sintéticos são divididos em dois tipos, segundo a Anvisaaromatizantes idênticos ao natural, substâncias isoladas por processos químicos a partir de matérias-primas de origem animal, vegetal ou microbiana, e aromatizantes artificiais, compostos químicos que ainda não foram identificados em produtos de origem animal, vegetal ou microbiana, utilizados em seu estado primário ou preparados para o consumo humano.

Conservantes
Como o próprio nome sugere, são usados para aumentar a vida útil do alimento e evitar alterações decorrentes de microorganismos. Existem conservantes naturais, usados ao longo da história da humanidade, como o sal, e processos físicos e biológicos de conservação, como refrigeração, secagem e aquecimento.

Atualmente, porém, grande parte dos conservantes usados em produtos alimentícios prontos é obtida a partir de processos químicos. Alguns exemplos são o ácido benzoico, dióxido de enxofre e nitratos e nitritos.

ácido benzóico e seus sais foram os primeiros conservantes permitidos pelo FDA, dos EUA, e são muito usados em função do baixo custo. Estudos apontam que em alguns casos foram observadas reações de intolerância, como urticária e asma.


Corantes
São as substâncias que dão ou realçam a cor do alimento e, por isso, criam uma aparência mais “bonita”. Cor vistosa nem sempre significa alimento saudável. É como uma maquiagem: muitos alimentos seriam melhores se consumidos sem tanta cor. Bons exemplos são os produtos de aparência rosada, como presuntos, e os multicolores, como gelatinas e balas de goma. O melhor mesmo é fugir de alimentos coloridos demais e com cores muito artificiais.

Além das reações alérgicas que podem acometer qualquer pessoa, estudos recentes apontam que corantes e conservantes podem estar relacionados à hiperatividade e a distúrbios de concentração em crianças, como os corantes amarelos crepúsculo, quinolina e tartrazina,citados pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

O Instituto também alerta para o corante Caramelo IV (INS 150d), usado em bebidas como Guaraná Antartica, Kuat, Sukita e Coca-Cola (Veja outros no documento do Idec enviado à Anvisa em 2012). Há, segundo pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, evidência de que subprodutos da fabricação do corante sãocancerígenos.
(Imagens: SXC.HU e Divulgação Guaraná Antartica)

Fontes:
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
Idec (Instituto de Defesa do Consumidor)
Revista Food Ingredients Brasil nº 14/2010
Revista Food Ingredients Brasil nº 18/2011 
Fonte: Super Interessante

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Frank Aguiar – A atuação do político com a sensibilidade de artista

(Entrevista exclusiva para Élide Souza - Revista Check-in Magazine)



Olá pessoal, espero que tudo esteja bem com vcs!

Em dezembro do ano passado, tive a oportunidade de entrevistar o Vice- Prefeito de São Bernardo do Campo, Frank Aguiar.
Na edição 15, publicamos a primeira parte da entrevista, que teve abordagem ao homem, cidadão e artista
Infelizmente, esta segunda parte da entrevista, não foi publicada. Mas, como tem informações muito interessantes para os que residem em São Bernardo do Campo, aqui segue a matéria já editada.

Em entrevista exclusiva para a Check-in Magazine, contou um pouco da história do homem e cidadão que existe por detrás de uma sólida carreira artística.
Este bate-papo com a equipe da Check-in Magazine aconteceu em um delicioso café da manhã em sua residência, além de um conteúdo muito interessante. Então, optamos por apresentá-lo em duas edições. Mas nesta, abordaremos o lado “político” de Frank Aguiar em seu segundo mandato, ao lado do Prefeito Luiz Marinho; porém com abordagem específica à área de Turismo e Cultura do município.
Grande conhecedor das riquezas e das múltiplas diversidades culturais do nosso país, em função das muitas viagens Brasil adentro em função de sua carreira artística, atuou como Relator do Plano Nacional de Cultura, enquanto Deputado Federal, onde foi desenvolvido o planejamento para os dez anos subsequentes.
E desta forma, ao assumir a Prefeitura, sua gestão teve o cuidado de não comprometer a pasta da Cultura, com qualquer cunho político pois acredita que esta pasta só possa ser conduzida por pessoas que realmente entendam de arte e de cultura.
Segundo Frank Aguiar, os Servidores Culturais são pessoas diferenciadas, pois trabalham com amor e muita dedicação; não querem saber se passou da hora, se vai ter extra ou não.
Não que necessariamente tenha que ser gerida por um artista, mas sim por uma pessoa conectada com a arte e com uma grande sensibilidade cultural.
É o caso do atual Secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, um ator circense, cuja atuação dedicada é perceptível a todos.
E não podemos deixar de levar em consideração que a pasta da Cultura contribui diretamente para o desenvolvimento e geração de economia em um município. Como referência, São Bernardo do Campo gera em torno de 7% do PIB brasileiro, um índice muito elevado e significativo.
Frank Aguiar a descreve da seguinte forma: “Esta secretaria tem que ser incentivada, muito bem cuidada, e sempre ter investimentos, pois nós ajudamos a fazer o tão sonhado Brasil desenvolvido, principalmente se tivermos mais oportunidades.”
O legado que Frank Aguiar gostaria de deixar, independe da sua atuação na política, é a constante preocupação com o futuro de crianças carentes.
Frank Aguiar acredita que o homem que tiver um envolvimento com o lado social, desenvolverá um outro olhar sobre as necessidades alheias.
Comenta: “Quantos de nós temos condições de ajudar em não fazemos nada? Eu acho interessante falar disso para mobilizarmos as pessoas, principalmente por vivermos em um mundo tão competitivo e com tantas desigualdades. Um país rico onde poucos tem muito e muitos tem pouco.”
Nos relatou que, no inicio do primeiro mandato, haviam milhares de crianças nas ruas, até mesmo órfãos de pais vivos. E isso era público e notório, pois estavam no entorno da prefeitura, embaixo de pontes, etc.
Atualmente, a Gestão da prefeitura se tornou referência em vários programas em nosso país, através do trabalho que tem sido feito com as crianças na Fundação Criança, cujo presidente é Ariel de Castro. Programas de televisão convidam a Prefeitura de São Bernardo do Campo para apresentar a forma de atuação e servir de exemplo para outras regiões.
E temos outros projetos, como o “Tigrinho” , que cuida de quase 30.000 crianças, além da criação de creches com vagas suficientes para a demanda existente no município.
E Frank Aguiar conclui:
Por mais que a cidade esteja bem cuidada, ainda falta muito a fazer. Temos este problema que envolve as drogas que, por mais que seja um problema mundial, nós não nos acomodamos e estamos tomando algumas medidas, ao menos preventivas, para amenizar esta situação, na tentativa de que eles tenham sonhos melhores.
Como eles poderiam sonhar, no futuro, com novos horizontes?
Como podemos falar de um Brasil desenvolvido, com pessoas instruídas, se não pensarmos primeiramente na raiz, na educação destas crianças?
A sensação que sairei no final deste mandato é ter contribuído para a cidade que eu escolhi para morar, que retribuí promovendo transformações na vida das pessoas e principalmente destas crianças que podem, assim como eu tive, almejar um futuro com instrução e até mesmo de liderança!”

GETUR - Grupo Gestor de Turismo em São Bernardo do Campo

E outra área que caminha lado a lado com a Cultura é o Turismo.
E neste município, a preocupação em fomentá-lo tem um nome: GETUR
Este grupo tem por objetivo, apoiar o poder público no desenvolvimento, promoção e divulgação do turismo municipal e regional e fomentar as iniciativas públicas e privadas na área turística.
E, para Frank Aguiar, o GETUR é de suma importância na gestão da Prefeitura pois os empresários podem fornecer dados à administração, que ainda não haviam identificado.
Segundo ele, desde o início do primeiro mandato, já se pode perceber a potencialidade turística da cidade; mesmo havendo outras prioridades, sempre foi parte integrante do projeto de campanha.
E o intuito é tornar São Bernardo do Campo uma Estância Turística, um dos projetos especiais deste segundo mandato.
E tal projeto, é baseado no perfil turístico e atrativo desta cidade que além da proximidade com a cidade de São Paulo, tem acesso ao rodoanel, reuni várias possibilidades de lazer além da presença da Mata Atlântica e sua diversidade de clima, do calor intenso à neblina, e a pequena distância em relação às praias. Vale citar a represa Billings e a prainha do Riacho Grande; grandes parques como o Estoril e Salvador Arena, não esquecendo da Cidade das Crianças.
Faz parte do projeto, a estruturação necessária em relação ao transporte e acessibilidade.
O Pavilhão Vera Cruz, é outra referência em São Bernardo do Campo, patrimônio cultural do cinema brasileiro; além do legado dos trabalhadores metalúrgicos, incluindo o Ex-Presidente Lula.

Para os próximos quatro anos queremos estar com todos os nossos parques revitalizados, com apresentação muito mais atrativa à seus frequentadores.” ( Frank Aguiar)







sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A vida é uma energia em movimento...

Olá pessoal!
Espero que tudo esteja bem com todos vcs que me acompanham através de minhas letrinhas!
Parece que agora a vida realmente começa em nosso país e, a minha, tomou outros rumos....
E não poderia deixar de partilhar tal mudança com vcs..a começar pelo nome do meu Blog: de Check-in Magazine para " Éli de bem com a vida!"

A partir de hoje, não faço mais parte da Redação da Revista Check-in Magazine.
A minha atuação na Revista Check-in Magazine, como Redatora, foi uma experiência incrível...só tenho que agradecer a tudo que vivenciei nos ultimos nove meses, dos quais, as últimas seis edições, atuei como Redatora. É claro que nem tudo transcorre como um mar de rosas....e são exatamente estas pedrinhas no caminho, que nos fazem crescer, que nos fazem subir degraus, identificar e valorizar o que realmente vale a pena, ou não. E estes exatos nove meses, para mim, foi como uma gestação...e, pode até ter sido um "forceps" (parto normal forçado), mas a criança está muito saudável...ao menos a minha criança interna...rss
Neste nove meses,  não só pude "emprestar a minha experiência profissional em todas as alterações que aconteceram nestas últimas edições da Revista Chekc-in Magazine, como tb aprendi muito nesta área profissional que tenho tamanha afinidade desde a minha adolescência.
Mas, as oportunidades profissionais acontecem e como diria Lair Ribeiro, algo mais ou menos assim: "as oportunidades, que tem lugar certo de acontecer, te encontram no exato momento em que vc está preparado para recebê-las!"
E acho que eu estava no lugar certo e podem ter certeza: me preparei muito para isso!
Mas, por mais que agora já esteja atuando na área de Eventos, que atuei durante tantos anos no passado, já não saberia mais viver sem minhas letrinhas...e este cantinho aqui, que escolhi para nos encontrarmos, continuará muito ativo e recheado de informações e divagações...minhas e dos meus queridos amigos.
E por falar em amigos, tem alguns que fizeram a diferença em minhas matérias...mas irei fazer um post especial sobre tudo isto, ok?
Então, deixo o meu abraço mais apertado à todos, com o meu forte desejo de uma tarde de sexta-feira repleta de muita luz em cada passo mudado....


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mocidade Alegre Bi-campeã do Carnaval de São Paulo (http://jovempan.uol.com.br)

Terceira escola a entrar na Avenida no segundo dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a agremiação, com o enredo “A Sedução Me Fez Provar, Me Entregar À Tentação... Da Versão Original, Qual Será o Final?”, fez sucesso falando sobre sedução. A Rainha de Bateria, Aline Oliveira, fez um desfile deslumbrante e impecável. A presidente da agremiação, Solange Bichara, aguardou até a última nota para comemorar o título, de uma disputa bem acirrada com a Rosas de Ouro. 
Veja no vídeo os melhores momentos do desfile da escola campeã.

http://jovempan.uol.com.br/videos/bi-campea-do-carnaval-de-sao-paulo-69897,1,0

O amor na era da alta produção chinesa

Pois é.....estou em recesso de carnaval...mas ao ver esta imagem, não consegui segurar minhas letrinhas....
Olha só que imagem mais linda....ou será que para muitos é constrangedora?
O quanto incomoda ver um casal de idosos externar o seu amor, publicamente?
...e ainda em um bloco de carnaval, onde podemos identificar, o uso de abadá...
Não sei para vcs...mas para mim...é lindo demais!
Não consigo ver a idade, através dos fios brancos, da pele enrugada....só consigo ver o amor!!!!
Ah...o amor.....como ele se torna contagiante quando o percebemos por inteiro!!!
E este amor é sonhado por tantos...e conquistado por tão poucos....
Cada dia mais, o número de divórcio cresce, filhos aprendem a conviver com outros pseudo "pais", outras pseudo "mães"...e as crises aumentam, e os traumas se multiplicam e todos tentam dizer: "tá tudo bem!!!!"
Olhar para uma frase desta, me leva a pensar, nos tempos em que era criança, cujo estado civil "desquitado" ainda era tido como exceção. Por mais que a sociedade recriminasse quem promovesse a separação, que os olhasse com outros olhos, principalmente às mulheres separadas, era um aqui, outro ali e não uma regra, como nos dias de hoje.
O casamento estava acima de tudo, mesmo com suas escorregadas....e não se descartavam relações como se passou a descartar objetos nos dias de hoje.... tudo era muito mais intenso, muito mais profundo... o "até que a morte os separe", se fazia valer de verdade!
Sabe qual a sensação que tenho? Que esta tal globalização e poder de produção da China, tem muito a ver com tudo isso....nada mais precisa ser valorizado...como tudo aquilo que dispensa uma maior dedicação para ser conquistado ou mantido....algo mais ou menos assim: quebrou, joga fora ...compra outro!!!!
Tudo parece ter perdido o real valor, inclusive os sentimentos e os relacionamentos.
Nada mais tem tamanha importância que se valha à pena persistir de verdade: quebrou joga fora; houve incompatibilidade de gênios, separa....se afasta...
E quando envolvem os filhos...ahhhhhhhh...aí que eles tenham uma boa estrutura emocional...e que seja forte e seguro, muito mais do que muitos pais...porque senão...vai desabar na primeira esquina!!!!
Então....ao ver uma foto desta, eu só consigo ver o amor...porque um casal, nesta idade, que consegue participar de uma micareta e ainda por cima, expor os seus sentimentos, através de um beijo destes...ahhhhhhhhh...eu tenho mais é que me entregar à nostalgia que vivo neste momento e dizer em alto e bom tom: VIVA O AMOR DOS VELHOS TEMPOS!!!!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Comercial para o TC Bank de Taiwan, criado pela agência Ogilvy Taiwan, baseado em uma história real.



O pequeno curta mostra a história de cinco amigos que se reúnem após a morte
de um sexto amigo.
Com uma média de idade de 81 anos, com problemas de saúde, vivendo das
lembranças do passado e dos amigos que se foram, resolvem dar um basta em tudo.
Recuperaram motos que estavam encostadas, fizeram seis meses de preparação física e empreenderam uma viagem de treze dias por 1.139 km para atravessar o  país, de norte a sul, para reviver uma aventura, recuperar os sonhos e encontrar um novo sentido para a vida.
Só o fato de permanecerem amigos até essa idade, já é comovente.
A história é verdadeira, assim como os idosos presentes no comercial, são os personagens verdadeiros da história. 
Filmado com emoção ! 
...da minha parte, dispensa qualquer comentário!!!! 
Gratidão aos meus amigos Noely e Talma por mais este carinho!
Lindo dia de vida à todos!!!
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mundo Estranho - Bel Amica


Perdida no Japão


Em São Bernardo Tem...



Papo de profissional - Dr. Jefferson Lambert

Algumas orientações muito pertinentes aos que pretendem viajar, por Dr. Jefferson Lambert

Turismo In - Álvaro Garnero - A volta ao mundo em 60 minutos

E o que foi este momento para mim: uma entrevista com Álvaro Garnero, pessoalmente em seu escritório, falando, durante 60 minutos, sobre muitos destinos mundo afora!
Além da simplicidade, do carinho e atenção que dispensou à nossa equipe, nos narrou detalhes dos bastidores do Programa " 50 por 1", onde atua como apresentador e o protagonista de muitas experiências, da Rede Record.
Vale à pena conferir cada detalhe deste delicioso bate-papo que, de tão agradável que foi, nos deixou a sensação de um café entre amigos!
Minha especial gratidão à vc e sua equipe, Álvaro Garnero!




Via Mundi - California

 Um roteiro bárbaro, pela costa litorânea da California.
Esta matéria foi baseada nas informações de viagem de Bruno Perrella, meu garoto!!!!

Agencia Viajar Melhor - todo carinho e atenção para a "Melhor Idade"

Mais uma deliciosa programação em companhia da "Viajar melhor

Caminhos Naturais: Nascentes das Gerais

Olha só que deliciosa opção de passeio!!!!

Check-in Magazine - Ed. 16

Olha só que maravilha ficou a Edição 16 da Check-in Magazine!!!!
Nossa equipe mostrando superação à cada nova edição!!!!!
E tem muito mais!!!!!




Um asteróide de 50 metros de diâmetros vai passar a 22 mil quilômetros da terra no dia 15 de fevereiro

Bom dia à todos!!!! Continuo com muitas saudades deste meu cantinho e das minhas letrinhas.....
Mas a vida lá fora está roubando a cena e posso garantir: da melhor forma possível!
Mas, não poderia deixar de compartilhar uma noticia tão importante quanto esta: a passagem de um asteróide, recém-descoberto, muito pertinho da Terra, no próximo dia 15 de fevereiro.
O lado científico da situação, podemos conhecer nos relatos abaixo...mas e o que um acontecimento desta magnitude, provocará com a humanidade?
Quais serão os efeitos provocados no homem?
O que isso pude mudar em relação às nossas atitudes, ao nosso humor, ao nosso equilíbrio?
Por mais leiga que seja da área psíquica, não dá para me abster de comentários deste tipo, porque o que mais podemos perceber é o quanto nossa vida no planeta tem sofrido alterações. Todos os efeitos da fúria da natureza, em detrimento às atitudes do homem. 
E será que esta proximidade não seria mais um sinal deste momento?
Os cientistas podem até afirmar que nada se alterará e que não corremos risco algum....mas, a ação da natureza atinge diretamente a vida humano e mais, o comportamento humano....
Então, da minha parte, vou ficar muito atenta, às sensações, acontecimentos ou até mesmo, pequenos detalhes que, em dias comuns, não teriam a menor relevância!!!!
E vc, vai ignorar este momento?
Lindo dia de vida à todos!!!!


(www.voxifm.com.br)
A Agência Espacial Europeia (ESA), afirmou, na quarta-feira, 15, que um asteroide recém-descoberto vai passar muito perto da Terra em 15 de fevereiro de 2013. A rocha espacial de 50 metros chegará a apenas 24 mil km de distância do nosso planeta, abaixo da altitude de muitos satélites de comunicação.

Trata-se de uma passagem tão próxima que representa menos de 7% do espaço entre a Terra e a Lua – de aproximadamente 380.000 km. Para efeito de comparação, o asteroide 2005 YU55, que chamou a atenção da mídia e pesquisadores ao se aproximar do nosso planeta em 8 de novembro de 2011, chegou a distância máxima de 325 mil km. No entanto, a ESA descarta qualquer risco de colisão entre o asteroide e a Terra, mas ressalta a “crescente necessidade de vigiar de forma sistemática” o entorno do planeta, uma vez que existem mais de 500 mil objetos próximos de sua órbita.
Batizada como 2012 DA14, a rocha foi descoberta no último dia 22 de fevereiro por astrônomos do Observatório Astronômico de La Sagra (LSSS), localizado no sudeste da Espanha. Os gráficos orbitais mostram que o asteroide tem trajetória ao redor do Sol muito parecida com a terrestre, mas passa a maior parte do tempo bem distante do nosso planeta. Essa trajetória é considerada incomum pelos astrônomos e, segundo Jaime Nomen, um dos descobridores, “foi um dos fatores que dificultaram a observação do objeto, somado a sua grande velocidade angular, seu brilho tênue e outras características de sua órbita”.
Mas o que aconteceria se o asteroide 2012 DA14 atingisse a Terra? Segundo os cálculos preliminares, a rocha espacial tem 120 mil toneladas e produziria um choque similar ao do impacto de Tunguska, ocorrido no início do século XX acima dos céus da Sibéria, destruindo cerca de 2 mil km² de floresta. Se o mesmo impacto ocorresse em alguma grande cidade como São Paulo, as consequências seriam devastadoras. Mas os cientistas reforçam que a distância de 24 mil km é completamente segura e que o 2012 DA14 não irá se chocar com a Terra em fevereiro de 2013.
No entanto, o mesmo não se pode dizer das futuras visitas do asteroide. A partir de 2020 até 2057, o 2012 DA14 fará uma série de rasantes bem próximos do nosso planeta, sendo que a maior aproximação prevista será de apenas 448 km em 16 de fevereiro de 2040. Para efeito de comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS), viaja a 386 km a cima do planeta. Mas mesmo com um valor tão próximo de nossa atmosfera, as chances de impacto permanecem muito baixas segundo os cientistas da ESA.