sexta-feira, 20 de julho de 2018

Aceitas um lanchinho de presunto???

E não tem alegria maior, para uma criança, quando recebe a notícia de que vai viajar; ainda mais quando a criança em questão é uma filha única de uma casal com idade mais avançada.... o caso de Nenê.
Nenê tinha vários primos...mas, na ausência de irmãos, os considerava com tal. E pouco a pouco, eles já tinham suas vidas independentes; alguns casados, com filhos, outros ainda sem filhos. E o mais velho deles, tinha uma família linda, na qual Nenê se sentia aconchegada. Com priminhos pequenos, sempre que possível passava o final de semana na companhia deles e, de vez em quando, era convidada para viajar. 
E naquele final de semana prolongado, o destino seria o litoral; naquela época, uma viagem de uns 100 km que duraria em torno de 2 horas. 
Mochila pronta e Nenê estava muito feliz, com o final de semana que a esperava pela frente. 
Naquela época, Nenê deveria estar em torno de 10 para 11 anos. Era uma menina muito reservada, para não dizer tímida. Fora educada em moldes rígidos onde o respeito a tudo e todos estava em primeiro lugar... quase em regime militar!!! Mas era uma criança doce, de fácil convívio.
O final de semana foi maravilhoso; apesar do movimento intenso que havia na praia... mas todos se divertiram muito, principalmente as crianças.
Até que chegou o momento do retorno. Sua prima, a mãe das crianças era extremamente cuidadosa e não esqueci um só detalhe para o transporte seguro e confortável das crianças, incluindo Nenê. Providenciou muita água potável, bolachinhas, sucos e lanchinhos, embalados individualmente. 
A viagem de retorno teria, a princípio a duração de 2 horas; mas o congestionamento  foi tão grande na travessia de uma ponte pênsil, que a viagem acabou demorando muito mais!!!
Quando fazia mais uma menos uma hora que estavam no carro, foi oferecido às crianças, um lanchinho com recheio de presunto e Nenê aceitou. Ela estava no banco de trás com os priminhos e o tempo foi passando.... 
Conseguiram chegar em casa, em torno de quatro horas após a saída do litoral e, quando a mamãe das crianças abriu a porta do carro, olhou assustada para a mão de Nenê e questionou:
Nenê, você não comeu o seu lanchinho de presunto?
E Nenê timidamente baixou a cabeça, sem coragem para responder. Até que a prima questionou novamente:
Você não gosta de presunto?
E com mais timidez ainda, Nenê movimentou a cabeça em sinal negativo.... mas muito envergonhada...
E foi então que a prima quis saber porque ela não disse, simplesmente que não gostava de presunto quando lhe foi oferecido o lanche, há mais ou menos, três horas antes daquele momento.
E com muito receio das consequências, Nenê respondeu:
Porque minha mãe me disse que não podemos recusar oque os outros nos oferecem.... porque é falta de educação...falta de respeito!!!!
...........................................
Algumas dezenas de anos após o ocorrido, quando os primos se reúnem, esta história ainda vem a tona e sempre é motivo para muitas risadas....
..........................................

Mas, eu aqui do lado de fora, em minhas costumeiras conjecturas....
Quantos "lanchinhos de presunto" não seguramos, vida afora, porque fomos orientados, quando crianças que, isto  ou aquilo não pode, que é feio, que é pecado, falta de respeito, falta de educação, etc...etc...etc....
Quantos arquétipos foram incutidos em nossas ingênuas mentes infantis, manipulando as nossas ações e até mesmo a nossa individualidade, em função do que a sociedade espera de nós, ou  melhor dizendo, espera dos filhos dos nossos pais???
E o quanto uma criança tem que se fortalecer em sua auto-estima, já na idade adulta, para transpor o que não lhe é conveniente, o que não lhe interessa?
Outro dia, em um dos posts publicados, questionei sobre quantos sapos temos engolido?
E hoje a pergunta que deixo é a seguinte: 
Você ainda aceita todos os "lanchinhos de presunto" que lhe oferecem? 
E por quanto tempo ainda os segura em suas mãos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário