terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Câncer: quiçá um olhar para outros horizontes...

E de repente um e-mail entra em minha caixa e me chama a atenção...
O título era: 04 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer!

E claro, neste momento da minha vida, tudo o que estiver relacionado ao Câncer, será de extrema valia!!!

Então resolvi escreveu um pouco do que já pude vivenciar no Hospital A.C.Camargo (São Paulo), em menos de um mês.
Eu realmente estou impressionada com o que tenho visto naqueles corredores e, principalmente no atendimento de seus colaboradores, funcionários e voluntários. 
Eu confesso ser muito impressionada com qualquer procedimento hospitalar, principalmente quando envolve injeções, sangue ou qualquer exame invasivo. Mas o momento pede um encontro com a coragem, onde quer que ela esteja. 
No primeiro dia que lá estive, antes de entrar nas dependências do hospital, respirei fundo e pedi proteção para o Alto, para que eu recebesse uma força superior para ultrapassar meus limites e poder enxergar o que não costumava olhar e, principalmente, perceber o que poderia servir de aprendizado em minha vida. 
É lógico que, quando temos uma notícia destas, uma pergunta constante em nossa mente é: 
POR QUE COMIGO?
Mas, se nos rendermos a todos o conhecimento já adquirido, em cada etapa de nossas vidas, esta resposta virá prontamente, em detrimento às provações que tenhamos passado nesta nossa trajetória... e, na maioria delas, a dificuldade em administrá-las.
Tudo bem que a Medicina ainda não tenha comprovado cientificamente que o stress, mágoas e emoções mal resolvidas contribuam para um ser humano se tornar um paciente oncológico...mas para mim isso é só questão de tempo...um mero detalhe.... pois de todas as pessoas que conheci, que passaram ou passam por um câncer, sempre há a narrativa de problemas sérios em suas vidas, os quais se sentiram incapazes de solucionar... ou até mesmo de digerir!!!
E voltando à minha primeira visita ao hospital, o número de pessoas que circulam por aqueles corredores e salas de espera, de consulta ou de procedimentos, é imenso. Passam horas circulando por ali, de lá para cá, aguardando o atendimento, o número da senha a ser chamado.
Mas o que achei mais incrível é que, mesmo em meio ao que os olhos possam ver, como lenços coloridos que escondem a queda dos cabelos, em função do tratamento da quimioterapia, cateteres, muletas, cadeiras de roda, olhos abatidos, fisionomias pálidas...etc...etc...etc.... em meio a tanto sofrimento, podemos enxergar, de mãos dadas, a irrestrita solidariedade. E ela vem de todas as formas, de todos os lados.... através de um discreto sorriso, de uma gentileza ou até mesmo de um simples olhar!!!

Na segunda vez que lá estive, em função de um procedimento não informado anteriormente, tive que aguardar um tempo maior do que o normal para ser chamada para uma consulta de avaliação pré-operatória. E como havia chegado lá bem cedo, por volta das 10h meu estômago estava nas costas. Então resolvi questionar à atendente se a máquina de café recebia notas ou apenas moedas. E prontamente ela disse:
Vamos lá, irei lhe pagar um café!
E claro, como isto não é comum de acontecer na prestação de serviços hospitalares, ao menos aqui no Brasil, de pronto respondi:
De modo algum, não precisa se preocupar, eu só queria saber sobre o funcionamento da máquina...
Pasmem... não só a atendente me acompanhou até a máquina, como também passou o seu crachá na tal máquina de café, disponibilizando, graciosamente, o tal café para mim...e completou:
Você está aqui há muito mais tempo do que deveria estar; faço questão de pagar o seu café!!!
É claro que não recusei e a agradeci, imensamente.
Passado alguns minutos, vejo uma senhora com dificuldades em utilizar a máquina de café, pois estava sem moedas e a máquina não recebia notas. Prontamente me predispus a fornecer tais moedas, para ela e suas duas acompanhantes. E ela, também estranhando minha atitude, comentou:
Mas eu não tenho como te pagar agora... estou sem trocados...
E eu respondi:
Vamos combinar o seguinte: da próxima vez, a senhora me paga um café, ok???!!!!
Recebi de troco, um delicioso sorriso de agradecimento e, nos minutos seguintes, fui chamada para a tal consulta.
....................................................

Como é que poderia simplesmente me render a estar naquele local sem abrir novas possibilidades?
Jamais havia olhado para o câncer tão frente à frente como neste momento.... e acabei por constatar, recentemente, que o Câncer nada mais é do que a vida nos dando uma nova e derradeira possibilidade de olhá-la de forma totalmente diferente, de rever alguns conceitos, algumas posturas e de nos chamar para a essência de qualquer vida terrena: a conexão com o amor, ao próximo e à si mesmo!!!!
Se a vida não proporcionou o amor, se até agora não se sentiu digno de ser amado, merecedor do amor de quem quer que seja, busque outra conexão com o amor... de repente, comece por amar a si mesmo!!!!
Nem tudo o que desejamos, nesta trajetória intitulada vida, conseguimos alcançar.... e se a constatação for a distância do amor, do reconhecimento merecido, da aproximação das pessoas que tanto se ama e tão pouco se tem por perto, talvez o melhor caminho seja se reencontrar consigo mesmo, reascender a auto-estima, o amor próprio ....cuidar de si mesmo!!!
Quem sabe a grande sabedoria realmente não esteja nas sábias palavras de Mário Quintana:

O segredo é não correr atrás das borboletas; é cuidar do seu jardim para que elas venham até você!
...Carinho inspira carinho.....

....................................................
Segundo o post do Currilum.com,( https://plus.google.com/u/0/+curriculumcombr/posts?cfem=1 ), o que citei acima:

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). 
Tenta evitar milhões de mortes, à cada ano, por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. 
Portanto, esse é nosso alerta para as nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral, para o crescimento do câncer, que atingiu proporções catastróficas no mundo, tornando-se uma ameaça às futuras gerações.


Oxalá, a palavra "câncer" seja algum dia, apenas um símbolo do zodíaco





Nenhum comentário:

Postar um comentário