sábado, 17 de maio de 2014

Nem sempre colhemos o que plantamos.....

Dizem que só colhemos o que plantamos, não é mesmo?
Na na na..... em todo plantio, por mais cuidadoso que seja o agricultor, 
sempre haverão ervas daninhas...e como elas dão trabalho... 
podem estragar uma plantio inteiro!!!

Dizem que para nos sentirmos mais coligados à vida, precisamos estar apaixonados. Isso mesmo...
a p a i x o n a d o s !!!!
E não me refiro a relacionamentos afetivos não!!!!
Me refiro à vida, aos sentimentos que empregamos em tudo o que quer que façamos; fazer com amor, com dedicação, dar o melhor que existir dentro de nós!!!!
Dizem que assim, tudo fará muito mais sentido, que termos muito mais reconhecimento e satisfação em qualquer área da nossa vida, seja lá afetiva, pessoal ou profissional.
E foi assim que, há pouco mais de uma década atrás, eu conheci detalhes da vida de um certo Walter Elias, mais conhecido como Walt Disney!!!
E mais do que qualquer estratégia administrativa, o que realmente me encantou foi a sua peculiar forma de olhar para cada uma das pessoas que faziam parte do seu elenco, pois ele não apreciava o termo "equipe". E foram muitos os episódios que aconteceram e que nos fizeram enxergar e, para quem estivesse disposto, entender, a diferença que faz, nos resultados de uma empresa, uma equipe motivada, valorizada e, principalmente, acompanhada por seu gestor, de preferência à frente!!!
E desta forma, passei a dar consultoria para micro e pequenas empresas, com base na Gestão Disney de excelência no atendimento ao cliente (gestaodisney.com.br).
Tudo bem que acabei por desenvolver uma metodologia própria, com foco em três pilares: metas da empresa, equipe de vendas e claro, cliente.
Porque, com base em tudo o que conheci a respeito da estrutura dos parques do complexo Disney, o alto índice de fidelização dos clientes acontecem exatamente por jamais perderem de vista onde a empresa deseja chegar (metas), por jamais ignorarem o talento individual de todos os membros da equipe (treinamento), valorizando-os de forma individual e, acima de tudo, realizando os sonhos de cada cliente (atenção aos detalhes), como se fosse um visitante de primeira vez, em nossa residência, a quem oferecemos nosso melhor!!!!

Iniciei este post falando de plantio.... comentei sobre paixão e agora estratégia de gestão dos parques Disney?!?
Não está entendendo nada?!?....Ok, eu explico!!!

A analogia que estou tentando fazer é o quanto devemos nos envolver, ou seja, estarmos apaixonados para contagiar nossa equipe, dentro da empresa em que atuamos, e realmente conseguirmos fidelizar o nosso cliente e, consequentemente, atingir as metas necessárias.
Esta é a base do meu trabalho, há pelo menos 10 anos e, o que tento, incansavelmente, colocar em prática no meu dia a dia.
Mas, como iniciei este post:
 nem sempre o que plantamos, colhemos
...é exatamente neste ponto que queria chegar....
Estou passando por um momento de minha vida em que me desligar da região onde moro está praticamente impossível, em detrimento aos compromissos pessoais. Então, no último dia 07 de maio, passei algum tempo na internet, em busca de uma empresa a qual pudesse fazer a entrega de uma lembrancinha para a minha afilhada, que mora há pouco mais de 150 km de onde resido. Cheguei a fazer a opção de uma cesta de café da manhã; mas como ela vai bem cedo para a faculdade, acabei optando por flores e um bichinho de pelúcia.
A minha intenção era me fazer presente naquele dia, de forma inesperada... surpreender minha afilhada, no dia do seu aniversário.
Então, após feita a escolha da empresa, muito divulgada no Google por sinal, fiz o pagamento on line e recebi a confirmação do pedido, às 16h do dia 07 de maio. A entrega foi solicitada para o dia 08 de maio e, segundo o site, a entrega seria no período da manhã.




E então, combinei com a mãe da minha afilhadinha, que me avisasse assim que a minha encomenda fosse entregue, pois eu havia escrito um cartão e só queria ligar para ela, após o recebimento.
E lá se foi 12h, 13:00h, 14:00h, 17:00h, 19:00h.... e nada da entrega do meu pedido.
Até que resolvi falar com a mãe da minha afilhada, para ver se havia alguma novidade...e nada!!!!
Rastrear o pedido pelo site, impossível, pois dava um erro constante!!!!
E, para a minha surpresa, quando fui atendida pela representante da empresa, no SAC, recebi a informação de que o pedido estava em trânsito, com a devida transportadora. Fiquei indignada e, após reclamar a insatisfação do atendimento que estava recebendo e da não entrega do meu pedido, dentro do prazo estabelecido, me posicionei dizendo que, se o tal pedido não fosse entregue até às 20h, que podia ser cancelado e que eu iria atrás dos meus direitos!
É claro que o pedido não foi entregue e eu dei tal pedido como cancelado, já que havia combinado com a mãe da minha afilhada para não recebê-lo mais.
Eu fiquei muito triste e decepcionada duplamente: por não poder estar ao lado da minha afilhada por motivo de saúde e por outro, tendo escolhido com tanto carinho algo para entregar e me fazer presente e não ter feito a escolha de uma empresa comprometida com o cliente.
Porém, como elas residem em um condomínio, no dia seguinte, dia 09 de maio, por volta das 19:30h, a mãe da minha afilhadinha me liga e me comunica que havia mudado o turno dos seguranças da portaria e que haviam acabado de receber a tal encomenda.
Claro que eu não quis acreditar...mas era a mais pura verdade!!!! Eu não podia acreditar que nem pediram para verificar se o destinatário estava na residência; simplesmente entregaram e foram embora!!!!
Então, ela fotografou o que havia chegado e, além de um laço mal feito, com uma cor totalmente sem sentido, as flores estavam murchas, sem cor ... sem vida!!!
Mas exatamente naquele dia, eu não estava me sentindo bem, em relação aos efeitos colaterais do tratamento em que estou sendo submetida e, como havia sido recebido, eu optei por não me estressar com aquela atuação totalmente fora de propósito e sem total comprometimento com o cliente... como se eu já não estivesse totalmente estressada, ne?
Simplesmente me desculpei com minha afilhada e sugeri que as tais flores fossem jogadas no lixo, pois estavam velhas e, provavelmente, cheirando mal, após tanto tempo dentro de um transporte.
Sem contar que, como havia sido recebido pela portaria, a mãe da minha afilhada teria que providenciar uma embalagem e enviar o pedido através do correio para a empresa, em sinal de descontentamento; e eu não iria importuná-la ou até mesmo, constrangê-la a tal ponto... melhor ignorar.
Mas claro, não me calei e postei em minha página do Facebook um relato com todos os detalhes da minha total indignação.
Você pensa que a história parou por aqui?
Claro que não!!!!
Há dois dias atrás, estou eu em minha residência, quando toca o telefone e era a mãe da minha afilhada me questionando: "Você enviou outra encomenda da mesma empresa para a sua afilhada?!?"
E claro que respondi NÃO!!!!
E então ela me envia a seguinte imagem:

Com a seguinte mensagem....


Eu só vou concluir com a seguinte frase:
Esta empresa não consegue nem ter o controle dos pedidos e datas das entregas, que no meu caso, não foi entregue ANTES e sim, praticamente 30 horas  DEPOIS.... e você realmente acha que eu vou perder o meu tempo tão precioso falando sobre Gestão Disney, fidelização de clientes ou atenção aos detalhes?!?
Espero que você tenha muito mais sorte do que eu, caso opte por escolher uma empresa para entrega de cestas de café da manhã ou afins!!!!!

#cestasmichelli
#giulianaflores




Nenhum comentário:

Postar um comentário