quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Depoimento de Arlete Sales - atriz em tratamento oncológico

Estou  muito emocionada...e todos sabem que evito postagens que envolvam o cenário político/econômico.
Mas não  posso me calar frente  a um desabafo destes,  relacionado à uma situação  que vivenciei e vivencio  de tão  perto! !!
Um desabafo de uma mulher pública, conhecida por todos os brasileiros...que sempre nos fez rir  tanto, em seus  muitos  personagens na TV e no teatro. E hoje, um desabafo saído  das entranhas, da alma e da mais desesperada vontade  de continuar  viva e com saúde  plena!!!
Não  tenho o hábito  de usar termos chulos em minhas postagens. ..mas neste caso, onde faltam palavras para descrever tanto descaso, há necessidade  sim de nos comunicarmos exatamente  como Arlete Sales  fez...sem travas na língua ou até  mesmo nos esquecendo de bons modos em relação  à educação que recebemos ! !!
Já  estamos todos cansados de ver tantos desmandos noticiados no país,  como eu nunca  havia visto,  em toda a minha vida. ..e o pior de tudo  isso, é  que nunca ninguém  viu ou sabe de nada!!!
Até  quando vamos escutar frases tão  descabidas, quando dentro da nossa casa, ou das pessoas que nos são  queridas, faltam  itens  básicos, mais do que alimentos, medicamentos para preservar  a vida?!?
Será que o que realmente  importa é continuar se beneficiando em causa própria,  enquanto se tem o poder nas mãos?!?!
E será  que não  sobra tempo para olhar para o caos  instalado na área  da saúde,  quando chegamos  a um ponto de não  se ter mais para onde correr?
Olhem só  em que ponto está  nossa SAUDE: do mais novo " inimigo", ZICA VÍRUS  e família  até  o tratamento  oncológico? !?!
Somos brasileiros sim, ainda com muito orgulho. ..mas já  com manchas de muita vergonha em nossos corações !!!
Por mais que digam que a responsabilidade  é  dos que votaram nos candidatos da "situação", pelo amor de Deus, onde foi parar a dignidade destes candidatos  empossados, o caráter e o comprometimento  com uma nação  deste tamanho?
Será  que não  dormem  para ter o momento  de colocar  a cabeça  no travesseiro  e pensar, consigo  próprios, os caminhos pelos quais levam a nossa  nação a situações com tamanha precariedade ?
"PRESIDENTA Dilma e ex Presidente Lula": Vocês  já passaram pelo  tratamento  oncológico  e com certeza  não  esqueceram o que significa  cada etapa  deste  tratamento,  dos benefícios de uma quimioterapia até os  efeitos  colaterais, tão  intensos em muitos casos.
E isso porque tiveram disponíveis, a melhor equipe médica,  os melhores hospitais e os medicamentos  necessários  para o pronto restabelecimento, quiçá, medicamentos   importados....
Será  que já  imaginaram o que significa passar por tudo  isso, mas sem motorista,  sem hospedagem  luxuosa, sem alimentos de primeira  linha, sem previsão  de consulta médica  ou disponibilidade de medicamentos?
Eu sou uma paciente em tratamento  oncológico, há  dois anos, e jamais esqueço  as cenas e as histórias  que relatam nos corredores  do hospital A.C.Camargo, em São  Paulo: pessoas que se deslocam de outros estados muito distantes  da capital paulista e,  mesmo sem estrutura  financeira para permanecer na cidade, se viram como podem; tudo  em prol de um tratamento com maior possibilidade de sobrevida!!!
Em outros estados, principalmente  do norte e nordeste, não  se encontra estrutura  para tais tratamentos: medicamentos inexistentes  e médicos insuficientes...sem mencionar  as condições  dos aparelhos de radioterapia, por exemplo; muitos  desativados ! !!
E mesmo  aqui na Grande São  Paulo: tantos problemas  para a liberação  de exames, consultas, receitas com nomenclatura        " paliativo ", que em muito dificultam o acesso aos medicamentos  no SUS.
Que médico  tem o poder de decidir se este ou aquele  paciente tem condições  ou não  de sobreviver?!?!
Por que a saude  pública age como verdadeiro  "Deus", tentando determinar quem deve ou não  fazer uso deste ou daquele  medicamento? !?!
Milhões  de reais são  destinados às  pesquisas, por anos a fio... e quando chega- se a um resultado positivo em prol do combate ao câncer, ou até  mesmo benefício  aos pacientes já  diagnosticados,  várias  controvérsias  são  apresentadas  e o medicamento, por fim, desaparece, como em um passe de mágica;  tornou-se raro e inatingível  para a maioria dos que dele, necessitam.
Eu realmente  espero  que,  a partir de um relato  tão  forte  como este de Arlete  Sales, alguma coisa seja feita, principalmente através  da mídia  e de todos os políticos  com poder de decisão; que a mídia  denuncie todos os procedimentos inadequados na área  da Saúde; que a população  não se faça  de rogada e que os políticos  parem e se dêem  conta de que, não  são  seres superiores: quando o diagnóstico  acontece,  vidas podem ser perdidas, inclusive a de cada um de vocês! !!
Pode até  ser que os jovens que pintam  " a cara" e se organizam em manifestações saibam o que significa o termo  "Câncer" ...mas tenho certeza  que, na idade deles, pouquíssimos  conseguem mensurar  o que realmente signifique " risco de morte"...porquê todos estão  na flor da vida, acreditando que o maior problema existente são  R $0.30 de aumento na tarifa do transporte público ou até  mesmo, a perda da escola que mudará  de endereço. ..
Já  tivemos esta idade. ..e jovens são  sempre jovens!!!
Talvez o ponto em comum que vejo é a necessidade de viver o momento presente...mas com intuitos diferentes: os jovens querem defender seus direitos porque acreditam  serem reais...ja  os pacientes  oncológicos só  querem  defender  o real direito de continuarem aqui...saudáveis  e vivos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário