segunda-feira, 21 de maio de 2018

Qual é a sua "cachaça"?!?

Certa vez, participava como voluntária de um projeto que envolvia moradores de rua; mas não íamos até eles; eles que vinham até nós.
Resultado de imagem para voluntariado com moradores de ruaEra muito interessante pois éramos um grupo de voluntários que se revezavam, diariamente, em um endereço na Vila Mariana (São Paulo), para cozinhar, diariamente, para mais de 150 moradores de rua. 
As portas eram abertas ao meio dia ... mas, naquele exato momento, um trabalho interno e muito maior, nos propiciava a abrir nossos olhos e consequentemente, nosso coração!
E a prestação de serviços gratuitos aos moradores de rua, não se restringiam à alimentação; havia assistência médica, comemorações em datas festivas como: Carnaval, Festa Junina e até mesmo, um Natal antecipado. 
Toda a programação daquela instituição era muito interessante e eu percebia que mexia muito com as emoções daquelas pessoas tão discriminadas.
A organização era muito interessante: eles chegavam, eram  acomodados em cadeiras e, após uma oração específica e motivadora, além do "Pai Nosso", eles eram convidados a se servirem. Mas para organizar o serviço e a falta de hábitos inexistentes, como higiene por exemplo, sempre havia um de nossos colaboradores, para servi-los ou mesmo orientá-los.
Resultado de imagem para voluntariado com moradores de rua
As idades eram das mais variadas: desde bebês até mesmo idosos. E, na medida do possível, quando identificávamos suas necessidades, tentávamos supri-las; de simples medicamentos para uma dor de cabeça, provavelmente em função do consumo de álcool ou outra droga, até mesmo, um cobertor, um par de tênis, uma camiseta, ou até mesmo um simples abraço.
Eles eram muito carentes, carentes de um sorriso, de um toque, de um simples olhar....
E o quanto eu me sentia recompensada por cada dia que estive fazendo parte daquele projeto!!!!
Mais do que proporcionar, tive a oportunidade de aprender, sob um outro olhar!!!
E, como comentado acima, as atividades não paravam por aí: haviam atividades diárias após o almoço:
Arte-terapia:         através de diversas atividades à cada encontro, um olhar para diferenças e emoções  mal administradas;
Artesanato:           equilibrando as emoções e a agressividade em cada ponto traçado;
Shin-jin- jitsu:       aprendendo a controlar o medo e a ansiedade, através dos dedos das mãos;
Roda de conversa:  um papo aberto, intermediado por profissionais da área de psicologia.

E haviam outros atendimentos.... mas é exatamente sobre a Roda de Conversa que quero comentar...
Não é porque somos voluntários que não temos limitações e que a nossa vida pessoal e profissional esteja resolvida...muitas vezes, muito pleo contrário!!!
Resultado de imagem para roda de conversa com moradores de ruaE, como eu estava em recuperação da minha fratura de coluna, e ainda não liberada para voltar a atuar profissionalmente, na medida do possível eu participava duas ou três vezes na semana; mas desta Roda de Conversa, eu adorava participar! As cadeiras eram posicionadas em círculo, para que todos pudessem olhar nos olhos uns dos outros. E os temas eram prá lá de interessantes.
Me lembro que, quando fui convidada pela primeira vez a participar, internamente e equivocadamente eu pensei: 
"Imagina uma roda de conversa com moradores de rua.... isso não vai dar em nada...que conteúdo eles podem ter?!?"
E confesso, ao final, ter ficado muito emocionada, porque, além de tê-los previamente julgado de forma preconceituosa, eu saí de lá totalmente renovada, mediante os comentários que tive a oportunidade de ouvir.
Tá certo que eram explanados de forma muito simples, mas com tamanha sabedoria, tamanho sentimento, que superavam a força de qualquer P.H.D!!!
Pode até ser que realmente havia uma limitação em cada um daqueles seres: limitação para não se entregar às drogas, ao vício, para não abandonar a família, para não ser agressivo, para dar a volta por cima e viver decentemente.... enfim.... mas quem sou eu para julgar quem quer que seja??? 
Sabe-se lá o real motivo pelo qual estavam nesta vida...qual seria o outro lado da moeda???
Mas o principal motivo pelo qual  resolvi fazer este post, se dá em função de um destes encontros, a "Roda de Conversa", cujo tema, certa vez, foi:

Resultado de imagem para vícios"Qual é a sua cachaça?!?"
Quando ouvi a psicóloga apresentando o tema, eu confesso ter ficado muito assustada. 
Como assim: perguntar para moradores de rua, qual era a cachaça deles????
Meu coração até chegou a disparar, tamanho receio que senti da reação deles...
Mas acreditem: foi uma dos encontros mais interessantes da minha vida!!!!
Estávamos em torno de 20 pessoas, naquele dia, entre voluntários (6) e moradores de rua (uns 14).
E quer saber o que esta profissional realmente queria abordar?
Que todos nós, independentes de sermos moradores de rua ou não, dependentes químicos ou não, temos a nossa cachaça pessoal.
E para ficar mais compreensível esta minha abordagem, eu já vou traduzir a palavra cachaça por:
  • fraqueza
      • fuga 
        • vício 
          •  dependência 
...exatamente nesta ordem!!!!

E este encontro foi indescritível pois, de forma peculiar, a profissional nos colocou em contato com nossas possíveis fraquezas, as quais, em muitos  momentos de nossa vida, nos levam às compulsões, desencadeadas pela simples vontade de sair de cena, fugir.. em resposta às muitas cobranças e responsabilidades que a vida nos apresenta, em cada nova etapa vivida!!!
E as tais "cachaças" não se limitam, simplesmente, às bebidas alcoólicas. 
São os alimentos ingeridos em excesso, que podem vir a provocar a obesidade por exemplo; são as compulsões sexuais; dependência de medicamentos para dormir ou para ficar ativo; o excesso de atividades físicas e a neurose por um corpo perfeito; compulsão por compras de objetos desnecessários; e tantos outros mais!!!
Como acredito que já deu para você perceber onde o tema desta "Roda de Conversa" nos levou.... vou apenas deixar uma simples pergunta:
Qual é a sua cachaça???




Nenhum comentário:

Postar um comentário