sexta-feira, 24 de junho de 2016

Viva São João! Protetor dos casados, dos enfermos e da Maçonaria

Ele é conhecido como o protetor dos casados e dos enfermos, principalmente se tiver dor de cabeça ou de garganta. E também, de grande relevância para a Maçonaria; informações detalhadas abaixo.Em algumas cidades do nordeste do Brasil, existe o costume de, nesta madrugada, tomar banho em um rio, ou até mesmo mergulhar a imagem do santo, como forma de purificação.
Reconhecido como o "Santo Festeiro", as comemorações neste dia são recheadas de muita dança, em especial, o forró. 
E símbolos como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão, nos remetem às peculiaridades do seu nascimento. Inclusive, no que se refere aos fogos, há uma lenda que diz que são para "acordar" São João. Mas a tradição acrescenta que ele adormece neste dia pois, se ficar acordado, não resistiria às fogueiras em sua homenagem e desceria na Terra.

Então....
bora lá entrar na energia deste São João ...
...e ter uma semana pra lá de animada e produtiva. sô.....!!!
Viva São João!!!!!!
Carunxu de Mio
http://carunxudimio.wix.com/

A história nos diz que, a Maçonaria como a conhecemos hoje é resultado da reestruturação da Maçonaria Operativa que era inicialmente religiosa católica. 
São João, o padroeiro da Maçonaria

Era costume como, dedicar patronos às Corporações de Ofício(Maçonaria Operativa). Talvez tenha sido adotado o nome de São João à uma dessas Corporações, estendendo em seguida à Especulativa. 
Rizzardo da Camino afirma que somente no Brasil se considera São João como padroeiro da Maçonaria, influências da Maçonaria européia. 
No entanto, encontramos citações como de Jules Bouchet, dando-nos conta de que “tais influências se devem às Corporações de Ofício”. 
Há autores que consideram como Patronos da Maçonaria os 2 São João: Batista e Evangelista.
José Castellani assim afirma: "A Maçonaria tem como Patronos os Santos: São João Batista, cujo dia se comemora em 24 de junho, mesma data em que a G.: L.: da Inglaterra foi fundada no ano de 1717 e São João Evangelista que é comemorado no dia 27 de dezembro.
Coincidindo com os 2 Solstícios anuais. 
Sob uma visão simbólica, os dois solstícios encontram-se num momento de transição, com o fim de um grande ano cósmico e o começo de um novo, que marca o nascimento de Jesus: um anuncia a sua vinda (o Batista) e o outro propaga a sua palavra (o Evangelista)".
São João Evangelista foi o homem, o ser humano que mais recomendou o amor fraternal. 
Foi ele um exemplo para todos os seres humanos, mas para os maçons, em especial, ele foi um padrão da fraternidade que é a principal bandeira da Maçonaria.
Ele, não só ensinava essa sadia convivência através de seus escritos, mas colocava em prática na sua vida tais ensinamentos, de tal forma que foi inclusive chamado pelos teólogos de o "APÓSTULO DO AMOR". 
Vejamos algumas de suas preciosas lições:
1) - Aquele que diz "estou na luz" e odeia o seu irmão, até agora está nas trevas.
2) - Aquele que ama seu irmão permanece na luz e nele não há nenhum tropeço.
3) - Aquele, porém, que odeia o seu irmão está nas trevas e anda nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
4) - Porque a mensagem que ouviste desde o princípio é esta: "amai vos uns aos outros".
5) - Filhinhos: não amemos de palavra, mas de fato e de verdade. A fé sem obras é fofa, é falida, não tem valor espiritual, é MORTA.
6) - Amados: se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós amar uns aos outros.

Inegavelmente, nenhum ser humano se preocupou tanto com a difusão e com a prática do "amor fraternal" entre os homens, como São João, o "Evangelista".
Por isso mesmo, entende-se que ele é o Patrono da Maçonaria, ou melhor, o "Padroeiro da Maçonaria".
Com seus escritos e ensinamentos, ele tornou-se uma referência muito importante, pois difundiu e propagou como ninguém a importância do amor fraternal, entre os homens e isto fez e faz dele credor e merecedor dessa homenagem maçônica.
Na verdade, ele é apontado como uma pessoa humana que é o modelo para a dinâmica da fraternidade entre os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário