quarta-feira, 27 de abril de 2016

"IMPEACHMENT"?!?.. e qual o seu?!?

E mais uma vez, a rotina do nosso país é "roubada" por mais um episódio histórico em relação ao cenário político: "Impeachment"!!!
Às margens de completar 24 anos, em relação ao ocorrido com o ex Presidente Fernando Collor de Mello,  as ações dos cidadãos brasileiros estão tão presentes quanto naquela geração, buscando seus direitos através da liberdade de expressão, das manifestações nas ruas, do uso da democracia em sua mais livre forma de ser.
Mas deixando de firulas e já partindo para o chute final, do jeito que mais aprecio: através de minhas costumeiras conjecturas...
Eu continuo tendo a impressão de que seja muito mais fácil promover desimpedimentos externos do que os internos....aqui e aí, dentro de cada um de nós!!!
E já sabem: faço parte do grupo que prefere não abordar temas controversos como politica e religião, para não criar polêmicas. 
Mas como sempre, tento fazer uma analogia dos fatos que marcam nossos dias atuais com o Ser Humano.... e tem um termo que iremos escutar muito durante as próximas semanas IMPEACHMENT!!!
Então...que tal brincarmos um pouco com esta palavra?!?
Vamos entender o que significa este termo e depois caminharemos rumo às minhas costumeiras conjecturas....ehehehe

Segundo o dicionário, "Impeachment" é um termo de origem inglesa que significa impedimento.
Trazido para o âmbito político, estabelece um instrumento pelo qual os regimes liberais traçam a limitação de poderes dos membros do Poder Executivo. 

Mas...e se trouxermos este termo para a nossa vida pessoal???
Não importa em qual fase da vida estamos...
Se nos sentirmos impedidos de fazer algo ou mesmo em dar um passo qualquer, tem algo de errado acontecendo, e é necessário identificar o que, ou mesmo buscar ajuda específica para tal.
Não podemos esquecer que, apesar de intitulados como Seres Humanos, acima de tudo somos indivíduos, ou seja, temos nossa individualidade para ir e vir e, principalmente, para praticarmos nossas escolhas: o tal livre arbítrio!
A cada dia, recebemos mais e mais noticias sobre a mudança de comportamento já na mais tenra idade... ou você nunca ouviu dizer que um bebê por volta dos dois, três, seis meses de vida, tem vontade própria?
Pois é...e porque quando somos pequenos, “batemos o pé” para conseguirmos o que realmente queremos e, no decorrer da vida, perdemos esta força, esta vontade de acreditar que realmente temos direito?
Tá certo que, um adulto “batendo o pé” vai passar por desequilibrado ou qualquer coisa do tipo...mas o “bater o pé” está sendo colocado aqui, como uma forma de nos posicionarmos de forma mais contundente com o que julgamos importante para nossas vidas, para nosso crescimento.
Os impedimentos que permeiam nossa vida estão muito mais ligados aos nossos próprios limites do que propriamente, ao que passamos acreditar.     
              " Teu medo, muitas vezes  termina, quando tua mente se da conta, 
que ela que cria este medo."           

Se bem que tem alguns momentos em nossas vidas que não sabemos ao certo como resolver, o que fazer, onde buscar ajuda, enfim, nos sentimos amarrados para agir. Mas jamais podemos nos sentir impedidos de agir; este é um direito reservado a todo e qualquer ser humano, a todo e qualquer indivíduo.
Não podemos nos acomodar no excesso de prudência para nos distanciarmos da ação.

Impedir, tem origem no latim e significa “ amarrar os pés”. Já se imaginou em uma situação destas? Com os pés amarrados não conseguimos fazer nada!
Uma história interessante é sobre o nome do Santo Expedito. A palavra "expeditus" era usada para nomear os soldados que deixavam para trás, o material pesado que carregavam, exceto armas, para se deslocarem mais rapidamente em determinadas situações. 
Santo Expedito é o patrono das situações   emergenciais, aquelas que precisam ser   resolvidas ontem.
Fica aqui a minha sugestão: 

Que tal proclamarmos o dia do desimpedimento dos nossos limites?


Chega de dizer eu não posso, eu não sei, eu não devo...chega!!!!!
A partir de hoje, vamos respirar mais leves, como aconteceu em 01 de outubro de 1992, dia seguinte do Impeachment do ex presidente Fernando Collor de Mello: um cheirinho de limpeza na casa, nas emoções e, principalmente, a possibilidade de um novo tempo!


A partir de agora é proibido:

Levantar da cama sem sonhos...

Vestir-se sem esperança

Caminhar sem fé...

E viver sem amor!!!


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um "VIVA" à loucura! !!

Bom Dia!!!!
Bora permitir-se uma pitada de loucura?!?

"Perguntais-me como me tornei louco.
Aconteceu assim:
um dia, muito tempo antes
de muitos deuses terem nascido,
despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas (as sete máscaras que eu havia confeccionado
e usado em sete vidas) e corri sem máscara pelas
ruas cheias de gente, gritando:
"Ladrões, ladrões, malditos ladrões!"
Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.
E quando cheguei à praça
do mercado, um garoto trepado no telhado de uma
casa gritou: "É um louco!".
Olhei para cima, para vê-lo.
O sol beijou pela primeira vez minha face nua.
Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol,
e não desejei mais minhas máscaras.
E, como num transe, gritei:
"Benditos, benditos os ladrões
que roubaram minhas máscaras!"
Assim me tornei louco.
E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós."
(Khalil Gibran)

Gratidão  pela partilha, Vera Oliveira.

terça-feira, 19 de abril de 2016

O outro lado das manifestações no Brasil...

Olá, pessoas lindas do meu coração!!!
Pela primeira vez, acreditem, me dei a oportunidade de conhecer uma manifestação ao vivo e em cores, na Av. Paulista....e foi uma experiência ímpar!!!!
E o mais incrível desta tarde toda que passei por lá, em minha opinião, não estava na expectativa que todos se encontravam em obter a totalidade dos "Sim", suficientes para a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff: estava na atitude de cada cidadão, no respeito mútuo às muitas formas de manifestar a sua indignação e principalmente, no pacífico convívio das muitas "tribos" lá presentes.
Eu estive por lá, mais de cinco horas e não posso dizer ter presenciado, nem de longe sequer, qualquer tipo de discórdia. A tarde correu tranquila, mesmo em meio às milhares de pessoas que por lá iam e vinham, na mais tranquila ordem.
Desde crianças no carrinho, até idosos, devidamente caracterizados em seus muitos tons de verde & amarelo.
De pessoas vestidas em trajes mais chamativos, para dar o seu recado, até mendigos, que não dispensavam as cores da bandeira brasileira; de famílias inteiras até indivíduos sozinhos...enfim, as cores da nossa bandeira se fizeram presentes,dentro e fora dos estabelecimentos, como se estivéssemos todos, de mãos dadas, em prol da retomada da ORDEM e PROGRESSO em nosso amado Brasil!!!
Não houve desrespeito, discriminação ou quaisquer atitudes contrárias ao que pede a constituição, em respeito ao próximo!!!
Caminhar, parar,pedalar, sentar no meio da rua, na guia, nas laterais das jardineiras; fotografar, filmar, entrevistar....e até mesmo, visitar espaços voltados à cultura, que talvez não tivéssemos tido tempo para fazê-lo, em outro momento.
E a paz se fazia tão presente, mesmo em meio a um número tão grande de pessoas, que até mesmo lojas e shoppings da Av. Paulista, mantinham-se de portas abertas.
Tudo bem que podíamos ver a presença de policiais em todos os locais; mas em momento algum, os vi em ação: apenas em movimentação!!!
Foi uma experiência ímpar, que jamais irei esquecer....e talvez até me programe para participar de outros momentos como este!!!
Mas o que realmente marcou, de tudo o que pude ver, e que vocês terão uma amostra nas imagens que seguem abaixo, é que, quando realmente o Ser Humano acredita em uma causa e se une em prol dela, independente das ideologias previamente escolhidas por cada um, a união torna-se possível e a paz, presente!!!
Parabéns a todos os que estiveram, neste último domingo, na Av. Paulista, em São Paulo!!!
Não posso comentar sobre outras manifestações ocorridas em outras cidades...mas eu garanto que, nesta que estive presente, com toda a certeza, fez de um simples domingo, o combustível ideal para o que quer que venha pela frente!!!



























A parábola do burro

Bom dia!!!
Pode ser que, em detrimento às  nossas opções  equivocadas, nos encontremos muito desanimados e sem enxergar uma saída para tal problema.
E nestes momentos,  muitas vezes, as pessoas  as quais esperávamos ajuda, uma palavra amiga, motivação. ..são exatamente  aquelas que  nos colocam  mais para baixo, que nos criticam pelas escolhas indevidas; ou até  mesmo, que nos sentenciem, após  um rígido  julgamento....tudo o que menos necessitávamos! !!
A parábola  do burro nos mostra exatamente como devemos agir nestas situações: transformar  em trampolim cada atitude alheia que esteja em desacordo com o que necessitamos naquele exato momento!!!
E não  nos abatermos, muito pelo contrário: nos fortalecermos internamente para promover  as mudanças que nos levarão à superação necessária...à  vitória  tão  almejada!!!
"Um dia, o burro de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir,
mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou
fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.
Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel:
concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço
estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma.
Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o burro de dentro do poço.
Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o burro.
Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço.
O burro não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele
chorou desesperadamente. Porém, para surpresa de todos,
o burro aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.
O camponês finalmente olhou para o fundo do poço
e se surpreendeu com o que viu.
A cada pá de terra que caía sobre suas costas o burro a sacudia,
dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão.
Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar
até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando."

terça-feira, 12 de abril de 2016

Brasil: há uma tristeza no coletivo popular...

Bom dia, pessoas lindas do meu coração! !!
Ontem  estive com uma querida amiga e uma das coisas que identificamos foi,  sentir em comum neste momento,  uma tristeza velada, aquela que não  tem  causa aparente  ou, até  tem  causa,  mas com difícil  solução!!!
Na realidade, por mais dificuldades pessoais que possamos ter, a tristeza  se condensou no coletivo popular: não  bastante nossos entraves pessoais, temos que administrar, internamente, todas as incertezas relacionadas ao momento presente  e futuro,  relacionadas à  transição  política pela qual passa o nosso  Brasil.
Antes, as dúvidas concentravam -se em quatro  paredes : da nossa residência ou do nosso ambiente  de trabalho. Agora, nossas incertezas ultrapassam as fronteiras  dos nossos ambientes  residenciais ou profissionais:  vão  do Oiapoque  ao Chui...e quando não  ultrapassam estes limites, tamanha vergonha que muitos  de nós  sentimos, pela imagem e falta de caráter  apresentados pelos nossos governantes...
Então, estamos tristes sim...Não  só  pelo que não  conseguimos  administrar em nossas  trajetórias individuais; mas principalmente pelo que não  conseguimos mensurar, em relação  aos dias subsequentes em nosso país, em relação  ao processo  de impeachment de nossa presidente...e tudo o que possa  envolver essa transição!!
Mas precisamos nos conscientizar de que, o que está  feito, para ser desfeito, não  depende mãos de cada um de nós. ..
Até  poderemos  nos unir em manifestações,  "panelacos", desabafos  nas redes sociais, como o que faço  neste momento...
Mas a decisão  final, para que talvez  o nosso país  possa voltar aos trilhos e seguir  no rumo do crescimento e desenvolvimento tão  idealizado por todos nós, agora está  nas mãos  dos que elegemos  como nossos representantes  constitucionais...nas últimas  eleições! !!
Não  cabe mais dizer sobre  arrependimento...tá  feito!!!
Mas daqui pra frente,  cabe sim repensar, à  frente das urnas,  cada futuro candidato escolhido e principalmente, amenizar nosso momento PRESENTE, com o que Olga Bonfiglio nos apresenta no texto abaixo: não focar em insanidades. ..mas sim na "cosntrutividade", o que nos permite crescer  e reconstruir o país  que todos nós,  brasileiros, realmente  merecemos! !!
Para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, existem cem casais planejando ter filhos...
Para cada corrupto, existem oito mil doadores de sangue...
Enquanto alguns destroem o meio ambiente, 
98% das latinhas de alumínio, já são recicladas no Brasil.
Para cada tanque fabricado no mundo, 
são feito 131.000 bichos de pelúcia!!!
Na internet, a palavra "AMOR", 
tem mais resultados do que a palavra "medo".
Para cada muro que existe no mundo, 
se colocam 200.000 tapetes escritos: "bem vindo!!!"
Enquanto um cientista desenha uma nova arma, 
há um milhão de mães fazendo pastéis de chocolate!!!
Existem razões para acreditar: os bons são maioria!!!


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Todos temos uma razão para existir....Lendas da vida!!!!

Conta uma lenda que...
Certo dia, caminhava Deus sossegadamente pelo Universo; contemplava a Sua criação,          verificando se tudo estava correndo bem.
Em certo ponto de Sua caminhada, 
deparou com uma estrela, num choro convulsivo.
Aproximou-se e, com Seu carinho de Pai, perguntou: 
Por que você chora, minha filha?
A estrela, em pranto, mal conseguia falar:
Sabe, meu Pai, estou triste; não consigo achar uma razão para a minha existência. 
O sol, com todo o seu brilho, fornece calor, luz e energia; 
serve especialmente ao planeta azul e as pessoas ali 
o esperam todos os dias, alegrando-se com o seu surgimento.
As estrelas cadentes alimentam os sonhos 
dos românticos que as contemplam, maravilhados.
Os cometas geram dúvidas e mistérios, 
movimentando cientistas de todo lugar,
para os estudar e analisar. 
Todos são importantes; todos, menos eu!!!
Eu fico aqui parada, sem utilidade nenhuma...

Deus ouviu tudo atentamente. 
Com paciência, decidiu explicar para a estrela 
os porquês de sua existência.
Porém, nesse instante, uma voz interrompeu o diálogo. 
Era uma voz que vinha de longe, 
uma voz infantil.
Era uma criança, que caminhava com sua mãe, 
em um dos planetas da região.
A criança dizia: Veja, mamãe..o dia já vai nascer!
A mãe ficou um tanto confusa. 
Como podia uma criança que mal sabia as horas, 
saber que o sol logo nasceria, se tudo ainda estava escuro?
Como você sabe disso, meu filho?
E a criança alegre respondeu: 
Veja aquela estrela, mamãe! 
Papai me disse que ela anuncia o novo dia.
Ela sempre aparece um pouco antes do sol, 
e aponta o lugar de onde o sol vai sair.
Ouvindo aquilo, a estrela se pôs a chorar;  mas de emoção!!!
Não era mais preciso que Deus lhe explicasse o motivo da sua existência. 
Como tudo o que Ele criou,  ela também tinha uma razão de ser:
era a estrela que anunciava o novo dia!!!
E com o novo dia, se renovam sempre as esperanças, os sonhos.
Ela servia para orientar os homens, indicando-lhes o caminho a percorrer.
Quando a vissem, eles poderiam ter certeza que logo mais o sol surgiria, 
abrilhantando tudo, afastando a escuridão da noite, 
secando as estradas da chuva torrencial, das horas anteriores; 
aquecendo as manhãs frias.
A estrela, sentindo-se imensamente útil, 
encheu-se de felicidade e brilhou com mais intensidade.
Descobrira, enfim, como ela era importante e indispensável, ao ciclo da vida!!!
*   *   *
Todos temos uma razão para existir, 
mesmo que ainda não a tenhamos descoberto.
Alguns nascem para ser estrela de outras vidas, 
orientando-as na caminhada.
Outros nascem para iluminar estradas, 
conduzir mentes, acalentar corações.
Muitos nascem para ser o suporte de outros, 
em sua trajetória de glórias e sucessos.
Se você ainda não descobriu porque está na Terra, 
eleja a si próprio estrela de luz 
e comece a semear amor 
e espalhar alegrias ao seu redor.
Assim, você iluminará a sua própria vida, 
iluminando todos que estão à sua volta.
Redação do Momento Espírita, 

http://msgdeluz.blogspot.com.br

com base no artigo 
O choro da estrela
(autoria desconhecida)

Tudo começa, primeiro, em cada um de nós!!!

“Lembre-se , pela própria natureza das coisas , se você quer mudar alguma coisa neste mundo, você tem que mudar a si mesmo primeiro. 

A revolução tem de começar em você primeiro. Só então você conseguirá fazê-la chegar no coração das outras pessoas. 
Primeiro a dança tem que começar em você; e então você verá um milagre: outros começarão a dançar também. 
A dança é contagiosa; o mesmo vale para o amor, para a gratidão, para a religiosidade, para a rebelião: eles são todos contagiosos!!! 
Mas primeiro você terá de ver em você, a chama que quer ver nos olhos dos outros”.
(Osho)