quarta-feira, 5 de abril de 2017

Não espere o "Outubro Rosa"; comprometa-se HOJE com a prevenção!!!!

 A campanha contra o câncer de mama, que acontece anualmente em outubro, tem como símbolo o  laço cor de rosa. 

Mas, aqui em meu cantinho, será uma borboleta rosaLaÇO. Afinal, borboleta é sinal de mudança, transformação, superação através da metamorfose...além de ser leve, colorida e, em meu ponto de vista, extremamente alegre!!!!!
E esta campanha não precisa esperar o mês de outubro... ela tem que ser constante!!!! 
Afinal, o câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres mundo afora!!!! 


Com maior incidência na faixa etária entre 35 e 54 anos, no Brasil, é um dos maiores índices de mortalidade do mundo: 13.000 mortes anuais, sendo que, à cada 10 mulheres diagnosticadas, 4 irão morrer, vítimas da doença. 
Na Europa o índice é de 2 mulheres à cada 10 diagnosticadas.
Então, vamos fazer uma corrente do bem: cada pessoa que estiver passando por esta situação ou que conheça alguém que esteja, poderá receber informações diversas, as quais postarei por aqui, semanalmente. 
E quem não fizer parte do time, poderá se inteirar destas estatísticas que, infelizmente, dia após dia, recebe mais e mais pacientes com diagnósticos positivos.
Então.... bora lá nos informarmos para que a prevenção seja constante e o tratamento, após diagnóstico médico, seja muito bem orientado e vitorioso!!!!
No Brasil, já contamos com várias organizações não governamentais e particulares, que não só fornecem orientações aos pacientes já diagnosticados, como esclarecimentos aos familiares ou até mesmo, leigos interessados.
O mais conhecido de todos, no Brasil, é o trabalho desenvolvido pelo A.C.Camargo Cancer Center 
http://www.accamargo.org.br/nossa-historia  e claro, com uma história inicial muito interessante. 
No site, encontramos várias informações...até mesmo uma cartilha sobre os direitos dos pacientes de Câncer http://www.accamargo.org.br/cartilha-dos-direitos-do-paciente-com-cancer
Vale a pena visitar o site, nem que seja apenas por mera curiosidade.

E aproveitando, na região do ABC paulista, mais especificamente em Santo André, já podemos contar com uma unidade e muitos benefícios  http://www.accamargo.org.br/nossas-unidades
...........................................................
O portal Oncoguia - http://www.oncoguia.org.br/ 
participou de uma entrevista muito interessante em setembro de 2013, feita pela Revista Veja 
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cancer-de-mama-avancado-uma-questao-social

..........................................................
Mas as minhas borboleteadas me levaram mesmo a um lindo depoimento...

Câncer de Mama - Vídeo Viver

E a frase inicial é muito marcante: 

"Eu não sabia, mas antes do Câncer de mama eu já estava doente. 
Duas doenças me limitaram mais do que a quimioterapia e a cirurgia. Os nomes delas são: 

NÃO POSSO E NÃO CONSIGO!!!!..."

Uma lição de vida... para quem ainda, só tem estas doenças!!!!
Vai esperar chegar "outubro  rosa" para ver este vídeo ou tem tempo de parar um pouquinho???



"... Quando eu estava atacada do vírus "Não Posso", eu dizia e agia assim:
Não posso tirar foto de lado porque meu nariz e queixo são pontudos...
não posso usar saias curtas, porque meus joelhos são grossos demais...
não posso sorrir muito em fotos, porque meu bigode chinês aparece...
não posso andar de avião, porque tenho medo...
não posso ter plantas em casa porque não sei cultivar...

E assim eu permanecia: doente de mim mesma!!!

Quando eu estava atacada do vírus "Não Consigo", eu dizia e agia assim:
Não consigo ficar bem nas fotos, porque sempre arregalo os olhos...
Não consigo pousar para fotos, porque tenho vergonha...
Não consigo sorrir para valer,porque meus dentes não são bonitos...
Não consigo ler livros, porque dá sono...
Não consigo fazer caridade regularmente, porque não tenho tempo...

E assim eu seguia... impondo-me limites!!!!

Quantas vezes reclamei da oleosidade do meu cabelo,
do quanto ele era fino e pesado...
a escova não durava nada!!!
Fiz até uma permanente para dar volume...
Fiquei parecendo um poodle!!!
Hoje, depois de encarar a doença, 
cheguei à conclusão de que o câncer
mata muitas coisas realmente... Entre elas:
preguiça, vergonha, solidão, 
hipocrisia, futilidades, medos, culpas...
limitações, radicalismos,
carências, dependências,
 auto-crítica, intolerância, baixa auto-estima e muito mais!!!!

Neste processo, conheci estas frases
e elas definem o que eu acredito hoje:

"O que somos é um presente de Deus; 
 o que nos tornamos, é o nosso presente para ELE!"

Não aprendi a voar...isso é com os pássaros...
Aprendi a me sentir como se estivesse voando!!!
Descobri que a gente pode sorrir por fora e por dentro...
Ser diferente é muito diferente de ser esquisito, feio ou anormal...
O silêncio pode ser melhor do que mil palavras!!!
Conhecer a mim mesma é um aprendizado constante!!!
Existe mais beleza nos processos e nas atitudes
do que nas formas!!!
É certo que o câncer muda a vida da gente,
 porém eu discordo que ele seja um presente;
ele é uma oportunidade!!!
Mas... até quando precisaremos dele
para percebermos as belezas que existem em nós
e à nossa volta???
Quando me perguntavam: Como você está?
Eu respondia: Bem careca, bem enjoada...Muito bem bem bem!!!
Com bigode chinês...
com dentes nem tão bonitos assim...
Sem vergonha...
Com muita alegria de viver!!!
Viver...é não ter a vergonha de ser feliz..
Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz!!
Muito obrigado!!

Elis Rejane Busanello

Nenhum comentário:

Postar um comentário