segunda-feira, 8 de maio de 2017

Figurante, coadjuvante ou protagonista?!?

Olá pessoas lindas do meu coração!!!
Espero que tudo esteja bem com vocês!!!
Este texto foi postado, quando estava no início do  meu tratamento quimioterápico, em abril de 2014.
Tudo acabou muito bem; estou aqui, muito produtiva e com minha saúde, em pleno vigor!!!
Mas tem certos textos, que se tornam muito atuais...principalmente quando o leitor, consegue nos entender nas entrelinhas....
Será que é o seu caso ou de alguém que você conheça?!?
Uma produtiva semana para todos nós, com dias de luz e toda a proteção do Alto....
O planeta necessita disso!!!!
Tem certos momentos da vida da gente que não nos resta outra opção a não ser nos entregar aos acontecimentos...
Como se não estivéssemos mais no controle do leme deste barco intitulado VIDA!!!!
A impressão que passamos a ter é que somos meros atores coadjuvantes...e olhe lá se não formos simples figurantes.
Passamos a não ter mais o poder de decisão na íntegra dos momentos vividos...e o maior desejo, em tais momentos, é simplesmente recuperar o posto de protagonista!!!

Estamos tão acostumados a viver intensamente cada momento, que nem paramos para pensar que tal situação possa vir um dia, a fazer parte de nossas vidas...mas ela pode chegar... como está acontecendo na minha!
Já já, daqui algumas horas, mais uma sessão de quimioterapia e eu jamais imaginei que isso pudesse fazer parte dos meus dias...
Tenho comentado com meus amigos mais próximos que, do segundo ao décimo segundo dia, me senti como se estivesse chipada, ou seja, que alguém havia introduzido um chip em mim e que eu havia perdido totalmente o controle do meu corpo... como se eu tivesse me perdido de mim mesma!!!! 
Não sabia mais quem eu era, onde eu havia ido parar e confesso que tive muito medo de não mais me reencontrar  por inteira!!!
Cheguei até a pensar em desistir do tal tratamento...e fui até meu médico, dizer que eu estava decidida a desistir em 99%; que ele tinha 1% para me convencer...e isso foi há uma semana!!!
Mas quando a gente fala com o coração, mas em conexão do o Alto, se estivermos totalmente receptivos, as respostas vem e, de mãos dadas com ela, a melhor opção a ser tomada!!!

E comigo não foi diferente: naquele exato momento, em que conversava com o médico, senti em meu coração um pulsar mais forte e uma voz que me dizia:

Não desista agora, estamos com você. 
Tudo vai ficar bem.... força, fé...foco!!!!!

Olha devagar para cada coisa...
Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu...
Em cascalhos disformes e estranhos, diamantes sobrevivem solitários...
(Livro: Quem me roubou de mim?  - Fábio de Melo)


Mas nada como um dia atrás do outro...e com muita  fé e paciência, conexão com a luz do Alto e também, com vários episódios de tristeza, medo e desespero do como me percebi naqueles treze dias, o 14º dia finalmente chegou.... 
E não pensei duas vezes: ao invés de olhar somente para trás, eu resolvi olhar para frente e tentar, da melhor forma possível, deixar o que havia passado naqueles inéditos dias de minha vida, no lugar deles e só me conectar com os detalhes caso fosse necessário para a minha superação!!!!
E então, eu pude aquietar minha alma e olhar para trás...perceber o que realmente havia acontecido comigo...calmamente!!!!
Quantos alimentos eu não valorizava, quantos sabores eu ignorava, quantas vezes eu até desperdiçava e como naquele momento eu sentia falta do que havia ali disponível e o meu corpo não aceitava?!?
Quantas vezes, reclamei do ir e vir, do transporte lotado, da chuva para levantar da cama, do chefe intransigente, do trabalho massante, do dia estressante e eu li...sem poder ir e vir, em muitos momentos, de um cômodo para outro em meu apartamento?
 Quantas vezes, eu reclamava do armário vazio, quando na verdade sempre esteve cheio.... de sapatos desatualizados, de acessórios ultrapassados... da falta do perfume preferido?!?.... e agora com tantas roupas, sapatos e até mesmo acessórios, o meu corpo não precisava de nada disso, pois o desconforto era tão grande que um simples pijama surrado era suficiente para o meu repouso...
E quanto tempo eu passei, em minha vida, querendo um corpo perfeito, silhueta invejável, tom de pele da cor do pecado, cremes hidratantes, depilação...tanto mais.... e agora, nem dançar eu podia naqueles dias, a retenção de líquidos e os corticóides aumentaram o meu corpo em mais de 7 quilos... e os perfumes escolhidos a dedo, me nauseavam de um tanto que não podia nem imaginá-los!!!
E para terminar....quantas vezes reclamei do tom do cabelo, do corte, da cor, do comprimento?!? ..tem volume demais.... tá caindo demais... tá ressecado...sem brilho....sempre alguma insatisfação..... 
E neste exato momento, praticamente se foram.... de forma assustadora e, para mim, inimaginável!!!!
Desde que recebi o diagnóstico de carcinoma ductal invasivo, ou seja, câncer de mama, acreditei que o que menos pesaria seria a queda de cabelo....enchia a boca e dizia:
"Imagina.... eu me garanto no que sou e estética é mero detalhe!!!!"
Até que esta primeira mecha caiu ao penteá-lo em uma manhã...e não durou três dias para que eu mesmo o cortasse...sozinha, em virtude de uma tentativa de lavá-lo, o qual fez se tornar uma trança enrijecida, que não me deu outra opção a não ser eliminação!!!
E chorei...chorei e chorei...e sozinha... totalmente sozinha!!!!

...aquele momento era só meu!!!!!
Mas por aqui, tudo dura apenas o momento da chegada do novo.... Neste caso, posso me promover de borboleta para fênix e dou a volta por cima, rapidamente!!!!
Tento sempre descobrir o outro lado da moeda....e  ela sempre se apresenta de forma especial para mim!!!! 
E na batalha, a felicidade é o que salva!!!!

Como se o Alto olhasse para mim, de forma bem especial e dissesse: vamos dar um colo para aquela menininha.... e aí, voilá!!!! 
A alegria ressurge das cinzas e coisas prá lá de especiais começam a acontecer! 


E a transformação...é só questão de tempo...um tempo muito curto eu diria...ehehehe
E é assim que sempre deve ser...aqui e aí também..... ressurgir das cinzas!!!!


Do It  (Lenine) 


Tá cansada, senta

Se acredita, tenta

Se tá frio, esquenta

Se tá fora, entra
Se pediu, agüenta
Se pediu, agüenta...

Se sujou, cai fora

Se dá pé, namora

Tá doendo, chora
Tá caindo, escora
Não tá bom, melhora
Não tá bom, melhora...


Se aperta, grite

Se tá chato, agite

Se não tem, credite
Se foi falta, apite
Se não é, imite...


Se é do mato, amanse

Trabalhou, descanse

Se tem festa, dance
Se tá longe, alcance
Use sua chance
Use sua chance...


Hê Hô, Hum! Nanananã!

Hê Hô, Hum! Nanananã!

Hê Hô, Hum! Nanananã!
Hê Hô!, Hum!...


Se tá puto, quebre

Ta feliz, requebre

Se venceu, celebre
Se tá velho, alquebre
Corra atrás da lebre
Corra atrás da lebre...


Se perdeu, procure

Se é seu, segure

Se tá mal, se cure
Se é verdade, jure
Quer saber, apure
Quer saber, apure...


Se sobrou, congele

Se não vai, cancele

Se é inocente, apele
Escravo, se rebele
Nunca se atropele...


Se escreveu, remeta

Engrossou, se meta

E quer dever, prometa
Prá moldar, derreta
Não se submeta
Não se submeta...


Hê Hô, Hum! Nanananã!

Hê Hô, Hum! Nanananã!

Hê Hô, Hum! Nanananã!
Hê Hô! Hum!...(2x)



Não sei o que me espera quando este dia amanhecer.....
O que sei é que chego na metade do caminho desta experiência intitulada QUIMIOTERAPIA, nunca dantes navegada por aqui!!!!
Quais efeitos colaterais farão parte dos meus próximos dias?!?
Como eu realmente vou acordar...?!?
Se vou dormir.... se vou conseguir me alimentar....?!?
Náuseas, vômito, febre, dores, ardores?!?!
Se me farei presente por aqui... 
Inspirada, emocionada ou de passagem para matar a enorme saudade...
...de mim, do que realmente sou...
...e até mesmo de você, que jamais vi, encontrei ou sei como realmente é!!!
Mas isso são simples conjecturas.... aquelas que todos que me seguem, já conhecem bem!!!!
O que realmente sei, é que mesmo que o meu corpo tenha mudado, o meu peso aumentado, os meus cabelinhos caído e o meu paladar e olfato ainda tão distantes do normal.... nada disso me abate ou me faz desistir, dessa VIDA que costumo intitular, TRAJETÓRIA!!!!
E sabe por que?
Por que nada disso me pertence...essa não SOU EU!!
E a luz do Alto jamais me abandona, mesmo que o Sol não aparecer em algum momento do dia...eu sei que ele está lá, me direcionando para escolher os melhores caminhos!!!!
E também sei e mais...sinto, que absolutamente tudo depende, antes de mais nada, das minhas opções e principalmente, do meu discernimento pessoal para decidir entre ir, ou simplesmente...ficar!!!!
E é só por isso que eu estou aqui, na madrugada desta quarta-feira, que tenho certeza, será de primeira, indo e vindo através das minhas letrinhas...
Na intenção de lhe dizer uma única coisa e bem básica:

Ainda dá tempo...não precisa ser do jeito que está sendo até agora!!!! 
Dá pra virar a mesa...aqui e ai também!!!

Porque hoje eu posso falar com propriedade: 

não há necessidade de adoecer o físico para chamar a atenção, 
para pedir socorro ou menos ainda, 
para promover mudanças em nossa vida...

Simplesmente porque, se isto realmente acontecer, as garantias diminuem, os riscos aumentam e a certeza poderá não permanecer na casa dos 100%.... como pacientes em tratamento oncológico: nada mais é 100%...ACREDITE!!!!!
Então me responda qual o papel que você  realmente deseja para a sua vida: 
Figurante...
               coadjuvante...
                                   ou protagonista?!?
"Devemos ficar atentos para não nos deixarmos levar por ilusões, fantasias ou tentações.
Antes de aceitar qualquer oferta, é necessário avaliar todos os prós e contras, todas as suas implicações. E se porventura várias ofertas se apresentarem de forma igualmente atraente, faça uso de sua intuição na hora de optar por alguma. E não se esqueça de que não escolher nenhuma pode ser uma opção! 
Lembre-se que, algo que se mostra muito atraente, pode esconder consequências desagradáveis que não compensarão o prazer obtido momentaneamente" (http://www.zastros.com.br/)


Eterna gratidão...primeiramente ao Alto...e depois...à cada um de vocês!!!!

Até já....

Élide SOUL





Nenhum comentário:

Postar um comentário