terça-feira, 29 de agosto de 2017

Agora o papo é muito sério: Dia mundial de combate ao fumo!

É claro que não se tem nada para comemorar neste dia, não é?
Muito pelo contrário!!!

As estatísticas estão aí, à cada dia mais disponíveis, para todos percebermos o quão prejudicial é o  ato de fumar.
As leis já apertam o cerco aos fumantes....mas eu acredito que o "buraco" seja muito mais embaixo!!!!
Precisamos todos nos conscientizar de que o funo nos prejudica, inclusive enquanto fumantes passivos e, apesar do respeito às opções individuais, não podemos prejudicar a nossa saúde, ao ter alguém fumando constantemente ao nosso lado.
Esta opção é da outra pessoa e não nossa!!!!
E quer saber mesmo: eu realmente acredito que muito poucos fumantes tenham este hábito, simplesmente pelo prazer de fumar.
Em meu ponto de vista, há uma lacuna aberta, uma carência, algo mal resolvido ou seja lá o que for, que acaba por ser preenchido pelo vício do cigarro.

E mais, tudo o que caracteriza malefício e que o ser humano faz, de forma consciente, é uma maneira de auto-suicídio...porém de forma velada e homeopática.

Como podemos saber que algo é tão nocivo à nossa saúde e nos mantermos nesta opção???
Assim como o uso de drogas, o alcoolismo, a compulsão por alimentos, etc, prejudicam a nossa saúde, o ato de fumar, não só prejudica a nossa saúde como o nosso bolso!!!
Em minha família, não temos fumantes, quer dizer, perdi meu pai, em meus 14 anos, também pelo uso descontrolado do cigarro....e, além de jamais ter fumado, sempre conscientizei meus filhos sobre os malefícios do cigarro. Mas o que fez muita diferença em casa, foi a prática de esportes deste muito pequenos, o que afastou definitivamente qualquer interesse ou curiosidade neste sentido.
Então, ficam aqui duas dicas: para os que fumam, que tal um olhar mais apurado para dentro de você...quem sabe não identifique exatamente o que está faltando em sua vida, que está preenchendo com o vício de fumar...
E, para quem tem filhos pequenos, ou sobrinhos, ou mesmo crianças na familia, que tal já iniciar uma campanha anti-tabagismo? Tenho certeza de que, no futuro, todos irão agradecer!!!!

Olhem só este comentário postado em matéria no site www.areaseg.com:

 Revista "The Economist“: 
Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. 
São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam. 
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ 
O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

Qual a composição do cigarro?

Até setecentos aditivos químicos talvez entrem  nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. 
No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. 
Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.





Será que você  quer continuar fazendo parte das estatísticas que envolvem os fumantes?
Só depende de você!!!!
Quem sabe, no próximo ano, se houver uma conscientização maior sobre os malefícios do consumo de cigarros e afins, não possamos estar aqui comemorando, não o Dia mundial de combate ao fumo, mas sim o aumento do número de ex-fumantes???...


Nenhum comentário:

Postar um comentário