terça-feira, 29 de agosto de 2017

Agora o papo é muito sério: Dia mundial de combate ao fumo!

É claro que não se tem nada para comemorar neste dia, não é?
Muito pelo contrário!!!

As estatísticas estão aí, à cada dia mais disponíveis, para todos percebermos o quão prejudicial é o  ato de fumar.
As leis já apertam o cerco aos fumantes....mas eu acredito que o "buraco" seja muito mais embaixo!!!!
Precisamos todos nos conscientizar de que o funo nos prejudica, inclusive enquanto fumantes passivos e, apesar do respeito às opções individuais, não podemos prejudicar a nossa saúde, ao ter alguém fumando constantemente ao nosso lado.
Esta opção é da outra pessoa e não nossa!!!!
E quer saber mesmo: eu realmente acredito que muito poucos fumantes tenham este hábito, simplesmente pelo prazer de fumar.
Em meu ponto de vista, há uma lacuna aberta, uma carência, algo mal resolvido ou seja lá o que for, que acaba por ser preenchido pelo vício do cigarro.

E mais, tudo o que caracteriza malefício e que o ser humano faz, de forma consciente, é uma maneira de auto-suicídio...porém de forma velada e homeopática.

Como podemos saber que algo é tão nocivo à nossa saúde e nos mantermos nesta opção???
Assim como o uso de drogas, o alcoolismo, a compulsão por alimentos, etc, prejudicam a nossa saúde, o ato de fumar, não só prejudica a nossa saúde como o nosso bolso!!!
Em minha família, não temos fumantes, quer dizer, perdi meu pai, em meus 14 anos, também pelo uso descontrolado do cigarro....e, além de jamais ter fumado, sempre conscientizei meus filhos sobre os malefícios do cigarro. Mas o que fez muita diferença em casa, foi a prática de esportes deste muito pequenos, o que afastou definitivamente qualquer interesse ou curiosidade neste sentido.
Então, ficam aqui duas dicas: para os que fumam, que tal um olhar mais apurado para dentro de você...quem sabe não identifique exatamente o que está faltando em sua vida, que está preenchendo com o vício de fumar...
E, para quem tem filhos pequenos, ou sobrinhos, ou mesmo crianças na familia, que tal já iniciar uma campanha anti-tabagismo? Tenho certeza de que, no futuro, todos irão agradecer!!!!

Olhem só este comentário postado em matéria no site www.areaseg.com:

 Revista "The Economist“: 
Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. 
São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam. 
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ 
O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

Qual a composição do cigarro?

Até setecentos aditivos químicos talvez entrem  nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. 
No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. 
Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.





Será que você  quer continuar fazendo parte das estatísticas que envolvem os fumantes?
Só depende de você!!!!
Quem sabe, no próximo ano, se houver uma conscientização maior sobre os malefícios do consumo de cigarros e afins, não possamos estar aqui comemorando, não o Dia mundial de combate ao fumo, mas sim o aumento do número de ex-fumantes???...


sábado, 26 de agosto de 2017

SER Voluntário: qual a sua parte nesta contribuição tão importante?

Não me recordo realmente como esta paixão, pelo trabalho voluntário, chegou em minha vida...mas do que sei é que me sinto muito feliz quando tenho oportunidade de participar nestas ações.
E o trabalho Voluntário, já se fez presente em minha vida, das formas mais variadas: com adultos, com crianças, em hospitais, em creches, na área de alimentos, em eventos e até mesmo com Assessoria de Comunicação. Mas, independente da proposta e do local, tem um ponto que se torna único em qualquer uma destas atuações: o aprendizado pessoal!!!
É impressionante o como somos presenteados em cada uma destas oportunidades...
Inclusive, certa vez, fiquei muito triste em uma resposta que recebi, ao sugerir para uma senhora, na faixa dos 70 anos, quando comentou a falta de oportunidades no mercado corporativo e que ainda se sentia apta para o trabalho. Eu lhe dei a sugestão de participar de trabalhos voluntários e sabe o que ela me respondeu?
" Imagine....acho que eu vou trabalhar de graça?"
Pois é.... se ela soubesse que o trabalho voluntário é uma via de duas mãos e que, se realmente estivermos abertos para todas as possibilidades de aprendizado que ele nos proporciona, talvez teríamos até mesmo que pagar por tal oportunidade.
E o que é mais mágico em tudo isso é que nem sempre são os dirigentes das Instituições que determinam o que vamos fazer; podemos oferecer nossos talentos pessoais, aquilo o que mais temos por afinidade em executar, para partilhar no tempo que tivermos disponível.











Uma ponte entre quem quer dar e quem precisa receber....

Mas vale sempre lembrar que, mesmo nesta área, do Terceiro Setor***, vale a pena sempre se certificar da idoneidade da Instituição, para não ter surpresas desagradáveis.

Neste momento, eu aproveito para divulgar a Instituição Assistencial Dr. Klaide  - www.crechedrklaide.org.br 

Instituição, sem fins lucrativos, com atuação na cidade de Santo André há mais de 25 anos.

Se você for da região, vale a pena visitá-los; neste projeto eu confio!!!


E aproveito para lembrar de uma frase que faz muito sentido em minha vida: 

Sozinhos vamos mais rápido...


mas juntos, muito mais longe!!!!!


E, como sempre, em minhas costumeiras "borboletradas", uma matéria muito interessante do Instituto Eco Futuro ( institutoecoacao.blogspot.com.br) sobre Voluntariado.
Mas antes, a definição de Terceiro Setor, para quem ainda desconheça este termo.

***Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem nasociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversasorganizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado).
De um modo mais simplificado o Terceiro Setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas.


Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.
A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou este site para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM. Aqui você encontra exemplos de como muitos já estão contribuindo para que o Brasil alcance esses objetivos. 
Para mais informações sobre os "8 Jeitos de Mudar o Mundo", entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento pelos sites www.pnud.org.br ou www.odmbrasil.org.br.
Seja Voluntário: Legislação
A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.
Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito - o Termo de Adesão que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.
LEI Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985.
Institui o Dia Nacional do Voluntariado.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica instituído o "Dia Nacional do Voluntariado", a ser comemorado, anualmente, a 28 de agosto.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, em 28 de agosto de 1985; 164º da Independência e 97º da República.

JOSÉ SARNEY

Waldir Pires

Seja Voluntário: O que é ser Voluntário


O Voluntariado e os Objetivos da Milênio da ONU

8 jeitos de mudar o mundo
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Existem diversas formas e oportunidades de participação, presencialmente ou à distância:
Realizando ações individuais
Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.
Participando de campanhas
Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
Juntando-se a grupos comunitários - Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.
Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.
Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
Sendo Voluntário em Escolas - Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família que funciona nos finais de semana em todo o Município de Juazeiro do Norte - Ceará.
Voluntariado Empresarial: Responsabilidade Social
É a nova postura das empresas na gestão dos negócios, comprometida com a ética e desenvolvimento sustentável e que traz impactos positivos para todos os seus públicos. A responsabilidade social empresarial é um diferencial competitivo, traz a fidelização de funcionários e clientes e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, “a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e consegue incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários”.
.....................................
Caso você tenha a oportunidade de fazer algum trabalho voluntário para alguém ou alguma entidade que precise de sua ajuda, não deixe de aproveitar essa chance. 
Depois de um dia de trabalho voluntário, quando você for dormir, até o sono é mais gostoso. Aproveite!





segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O poder dos pensamentos


A sua vida é aquilo que se  faz dela. 

A sua felicidade depende principalmente da sua atitude na vida e, nomeadamente, do teor e da qualidade dos seus pensamentos e ideias, que são mais poderosos do que aquilo que possa pensar. 

São até as suas principais armas para levar a existência que deseja ter.


Você não vê o mundo tal como ele é, mas como a sua mente o vê. 
Dito de outra forma, todas as suas percepções têm um papel de filtro entre a realidade e você. 
O mundo é aquilo que pensa dele. Se pensar mal dele, não poderá progredir.  
Assim, os seus pensamentos influenciam a sua existência e todo o seu ambiente. Poderá ser feliz ou infeliz em função do teor positivo ou negativo das suas ideias.
Para tornar as suas ideias o mais fortes possível, é preciso positivá-las ao máximo. Quando uma ideia negativa vier, deixe-a vir; quando partir, deixe-a partir. Aja com as suas ideias negativas como com um cavalo. Tal como faríamos com um cavalo selvagem, é preciso acalmar os seus pensamentos negativos. Se os mantiver na sua mente, andarão às voltas como um 
cavalo fechado num picadeiro. Se deixar o cavalo sair do picadeiro, ele irá correr em espaços vastos e, na altura certa, acalmar-se-á e tornar-se-á tranquilo.
 Para uma ideia negativa, faça a mesma coisa: não a prenda; deixe-a partir e sair do picadeiro da sua mente. Se ela resistir, emita imediatamente um pensamento positivo sobre alguma coisa positiva que gostaria de fazer. Esta reação, com um pouco de treino, afastará a ideia negativa.
 Ao fim de algum tempo, a sua mente irá acalmar-se sozinha e as ideias negativas desaparecerão. Terá assumido o controle da sua mente e poderá mudar a sua existência e o mundo à sua volta.

Lindos dias de vida para todos nós, repletos de bons pensamentis!!!