Tenho sido muito abordada em relação à minha forma de conduzir ações em relação à minha atuação na área de Assessoria de Imprensa. E talvez este seja o maior equívoco: Não me considero uma Assessora de Imprensa, mas sim uma Assessora de Comunicação!
E será que haveria alguma diferença?!?
Ahhhh... sob a minha ótica, há sim...e são várias as diferenças.
Mas antes de mais nada, vamos buscar o conceito sobre Assessoria de Imprensa:
É um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade (organização patronal, sindical, associação, partido político, ONG, universidade, instituto de pesquisa etc) ou mesmo uma pessoa (um político, um empresário, um artista etc) , os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular.
A assessoria de imprensa não deve se restringir a ações unilaterais no contato com a mídia, tornando a empresa, entidade ou pessoa acessivel à imprensa apenas quando a situação lhe interessa, mas promover um relacionamento efetivo com os veículos de comunicação e, por extensão, com os jornalistas.
A assessoria de imprensa pode ser realizada internamente em uma empresa ou entidade, mas também ( o que tem sido cada vez mais comum no mercado) ser entregue a uma empresa especializada, que se incumbirá deste trabalho.
A assessoria de imprensa se vale, geralmente, de ações tradicionais, como a produção de releases (comunicados à imprensa), a realização de entrevistas coletivas e o contato regular e sistemático com o veículo, agora acelerado com as novas tecnologias, em particular a Internet.
A eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa pode ser avaliada a partir de uma auditoria de imagem, que utiliza como matéria-prima para análise o clipping impresso ou eletrônico (conjunto de notas, notícias, reportagens veiculadas pela mídia sobre a empresa, entidade ou pessoa). Existem metodologias específicas para esta avaliação, que deve constituir-se em uma ação compreendida na chamada inteligência empresarial.
E eu resumiria tudo isso em três tópicos básicas:
Se, antes de iniciar o trabalho de Assessoria de Imprensa, não se fizer um levantamento detalhado sobre área de atuação incluindo missão, visão e valores da empresa, corre-se o risco de perder uma possibilidade única que se apresente e em muito contribuiria para a divulgação de tal empreendimento.
Então, é mais do que necessário estar permanentemente conectado em todos os caminhos que nos levem à publicidade; nos dias de hoje, principalmente às mídias sociais.
Posts diários sobre o dia a dia da empresa, informações sobre produtos, serviços ou qualquer que seja o tipo de atuação da empresa, marca a presença e consolida a marca. Sem falar da enorme contribuição que a Assessoria de Imprensa pode oferecer ao departamento comercial, ao identificar novas possibilidades de atuação, muitas vezes disponibilizadas nas variadas formas de mídias.
E talvez este seja um dos diferenciais da minha atuação: não me limito às ações unilaterais, como abordado no conceito acima, restrito às informações relacionadas à imprensa. Mesclo minha atuação com algumas ações da área de Marketing, dialogando com colegas da área e contribuindo, de forma bem peculiar, para que a empresa esteja sempre presente na mídia. E se, ao pesquisar algo que necessito para o desenvolvimento do meu trabalho, me deparar com algum informação relevante para a empresa, sejam elas simples textos, ou oportunidades de negócios, não me faço de rogada e compartilho tais detalhes, com o departamento específico.
Porque a globalização torna toda e qualquer informação, obsoleta rápido demais e se não nos fizermos presentes, dia após dia e, dependendo do momento, minuto após minuto, o que foi publicado hoje, amanhã já será uma informação ultrapassada ou até mesmo, a perda de uma oportunidade ímpar!!!
E sentir-se integrado com o dia a dia da empresa, detalhes da atuação, ações estratégicas e, até mesmo, manter contato com cada departamento, na busca de informações que identifique detalhes sobre a atuação da empresa, fomenta a veracidade das informações prestadas, viabilizando muito mais, qualquer ação de divulgação da empresa.
E este seria mais um diferencial para a minha forma de atuação:não consigo conceber a atuação de um assessor(a) de imprensa, restrito às tais ações pontuais.
E talvez, seja por isso que me intitulo Assessora de Comunicação.
Porque a Comunicação, dentro de uma empresa, refere-se a muitos setores e pode, de acordo com a estratégia escolhida, contribuir para o alcance da excelência na prestação de serviços, principalmente no que tange à comunicação interna.
A assessoria de imprensa também pode contribuir para que a comunicação interna da empresa aconteça de forma mais organizada, a partir do desenvolvimento de procedimentos para cada cargo, além de ferramentas para cada ação.
E quando tais ações são colocadas em prática, é impressionante o quão otimizada tornam-se as tarefas, viabilizando, na rotina de colegas, maior tempo para outras ações.
O único cuidado que a assessoria de imprensa precisa ter é não interferir em demasia nos departamentos alheios e sempre estar em acordo com os gestores das áreas em que for atuar.
E para os que se interessarem por este novo caminho de atuação na área de assessoria de imprensa, segue algumas ferramentas que utilizo com frequência:
Fonte: www.comunicacaoempresarial.com.br
E será que haveria alguma diferença?!?
Ahhhh... sob a minha ótica, há sim...e são várias as diferenças.
Mas antes de mais nada, vamos buscar o conceito sobre Assessoria de Imprensa:
É um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade (organização patronal, sindical, associação, partido político, ONG, universidade, instituto de pesquisa etc) ou mesmo uma pessoa (um político, um empresário, um artista etc) , os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular.
A assessoria de imprensa não deve se restringir a ações unilaterais no contato com a mídia, tornando a empresa, entidade ou pessoa acessivel à imprensa apenas quando a situação lhe interessa, mas promover um relacionamento efetivo com os veículos de comunicação e, por extensão, com os jornalistas.
A assessoria de imprensa pode ser realizada internamente em uma empresa ou entidade, mas também ( o que tem sido cada vez mais comum no mercado) ser entregue a uma empresa especializada, que se incumbirá deste trabalho.
A assessoria de imprensa se vale, geralmente, de ações tradicionais, como a produção de releases (comunicados à imprensa), a realização de entrevistas coletivas e o contato regular e sistemático com o veículo, agora acelerado com as novas tecnologias, em particular a Internet.
A eficácia do trabalho de uma assessoria de imprensa pode ser avaliada a partir de uma auditoria de imagem, que utiliza como matéria-prima para análise o clipping impresso ou eletrônico (conjunto de notas, notícias, reportagens veiculadas pela mídia sobre a empresa, entidade ou pessoa). Existem metodologias específicas para esta avaliação, que deve constituir-se em uma ação compreendida na chamada inteligência empresarial.
E eu resumiria tudo isso em três tópicos básicas:
Ideia - Plano - Ação
Não basta simplesmente ter o conceito ou a formação acadêmica; é necessário ter a percepção do todo, do que acontece no dia a dia e principalmente, do que está relacionado com a empresa em que se atua.Se, antes de iniciar o trabalho de Assessoria de Imprensa, não se fizer um levantamento detalhado sobre área de atuação incluindo missão, visão e valores da empresa, corre-se o risco de perder uma possibilidade única que se apresente e em muito contribuiria para a divulgação de tal empreendimento.
Então, é mais do que necessário estar permanentemente conectado em todos os caminhos que nos levem à publicidade; nos dias de hoje, principalmente às mídias sociais.
Posts diários sobre o dia a dia da empresa, informações sobre produtos, serviços ou qualquer que seja o tipo de atuação da empresa, marca a presença e consolida a marca. Sem falar da enorme contribuição que a Assessoria de Imprensa pode oferecer ao departamento comercial, ao identificar novas possibilidades de atuação, muitas vezes disponibilizadas nas variadas formas de mídias.
E talvez este seja um dos diferenciais da minha atuação: não me limito às ações unilaterais, como abordado no conceito acima, restrito às informações relacionadas à imprensa. Mesclo minha atuação com algumas ações da área de Marketing, dialogando com colegas da área e contribuindo, de forma bem peculiar, para que a empresa esteja sempre presente na mídia. E se, ao pesquisar algo que necessito para o desenvolvimento do meu trabalho, me deparar com algum informação relevante para a empresa, sejam elas simples textos, ou oportunidades de negócios, não me faço de rogada e compartilho tais detalhes, com o departamento específico.
Porque a globalização torna toda e qualquer informação, obsoleta rápido demais e se não nos fizermos presentes, dia após dia e, dependendo do momento, minuto após minuto, o que foi publicado hoje, amanhã já será uma informação ultrapassada ou até mesmo, a perda de uma oportunidade ímpar!!!
E sentir-se integrado com o dia a dia da empresa, detalhes da atuação, ações estratégicas e, até mesmo, manter contato com cada departamento, na busca de informações que identifique detalhes sobre a atuação da empresa, fomenta a veracidade das informações prestadas, viabilizando muito mais, qualquer ação de divulgação da empresa.
E este seria mais um diferencial para a minha forma de atuação:não consigo conceber a atuação de um assessor(a) de imprensa, restrito às tais ações pontuais.
E talvez, seja por isso que me intitulo Assessora de Comunicação.
Porque a Comunicação, dentro de uma empresa, refere-se a muitos setores e pode, de acordo com a estratégia escolhida, contribuir para o alcance da excelência na prestação de serviços, principalmente no que tange à comunicação interna.
A assessoria de imprensa também pode contribuir para que a comunicação interna da empresa aconteça de forma mais organizada, a partir do desenvolvimento de procedimentos para cada cargo, além de ferramentas para cada ação.
E quando tais ações são colocadas em prática, é impressionante o quão otimizada tornam-se as tarefas, viabilizando, na rotina de colegas, maior tempo para outras ações.
O único cuidado que a assessoria de imprensa precisa ter é não interferir em demasia nos departamentos alheios e sempre estar em acordo com os gestores das áreas em que for atuar.
E para os que se interessarem por este novo caminho de atuação na área de assessoria de imprensa, segue algumas ferramentas que utilizo com frequência:
- Gestão Disney de Excelência no atendimento ao cliente;
- Kanban (simbologia visual utilizada para registrar ações e adminitrá-las diariamente);
- Excel;
- Reuniões periódicas;
- Exemplo a partir das minhas ações;
- Fortalecimento do conceito "equipe";
- Arquivos desenvolvidos compartilhados;
- Disponibilidade para esclarecer quaisquer dúvidas;
Porque hoje, acima da teoria, está a proatividade, que inclui nas atividades dos profissionais, ações multiplicadoras em relação à equipe em que atua.
Porque nós, profissionais desta área, via de regra, temos muito mais facilidade com a comunicação de forma em geral e, muitas vezes, conseguimos vislumbrar ações ou estratégias que nem sempre um profissional de outra área idealizaria no mesmo tempo.
Então, em resumo, não consigo conceber a atuação como Assessora de Imprensa, limitada às antigas funções....e por isso prefiro me intitular, Assessora de Comunicação.
Se esta é uma prática utilizada pelos meus colegas, isso eu já não saberia dizer.
Mas que tem feito muita diferença nas empresas em que já atuei e que atuo neste momento e chamado a atenção de outros profissionais, ahhhh...isso tem!!!!!
Fonte: www.comunicacaoempresarial.com.br
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