quarta-feira, 7 de setembro de 2022

....e por falar em Independência....


Aqui no Brasil, SETE DE SETEMBRO é o dia da Independência do nosso país; lá se vão 200 anos!

Mas aqui, venho com um proposta, para você: que tal proclamarmos a nossa Independência?
Independência do que somos, do que fomos...do que esperavam que poderíamos ser?!?

Porque...de verdade, verdadeira: que garantias temos do dia seguinte...da hora seguinte, do momento seguinte?
Fazemos tantos planos, queremos crescer, nos formar, estruturar uma carreira profissional, adquirir bens, ser pais, avós.... envelhecer com qualidade de vida....
Mas até onde temos a certeza, de que realmente chegaremos lá?
E de repente, percebemos o quão volátil é esta energia de vida e do nada, podemos perdê-la...como neste momento de pandemia, em função do covid-19 - coronavírus; sem nos darmos conta, alguém que há pouco estava alí, do nosso ladinho.... a partir de agora, é para nunca mais!
Para os que continuam a caminhar por aqui, de verdade mesmo, só a saudade...aquele imenso vazio que dói até na alma....
Procuramos ser justos, corretos, ter caráter, andar de acordo com bons princípios; mas, até mesmo isso, não nos dá a garantia de continuarmos no momento seguinte....
Talvez, só consigamos mesmo nos eternizar, através do rastro de amor que por aqui conseguirmos deixar, através das nossas ações, dos nossos exemplos e da quantidade de pessoas, que conseguirmos plantar esta sementinha tão preciosa....tão ignorada e preterida nos dias atuais..
E podemos identificar com facilidade, à cada dia mais e mais, pessoais infelizes, almas adoecidas, vidas insossas e uma constante necessidade de nos mantermos em nossas zonas de conforto, nossa bolha; nossos personagens, que nos protegem do nosso verdadeiro EU, entristecido e cada vez mais, tão solitário!!!
E é exatamente por isso que o hoje tem que ser especial demais....
Temos que dar o nosso melhor, para que cada momento, realmente nos deixe a sensação de ter valido à pena. 
Porque vai chegar um dia, em que vamos entender, o quanto corremos de forma desnecessária, o quanto nos desgastamos, nos excedemos e nos torturamos, com situações que não dependiam da nossa vontade, para serem resolvidas....
Porque tudo tem uma razão de ser; e, na maioria das vezes....não é do jeito que entendemos ser o melhor.
Talvez o melhor caminho mesmo, seja a percepção do aprendizado constante, da superação ...
Mas, que ele não seja para o ego mostrar para o próximo...e sim para si mesmo!
Só fará sentido a partilha com o próximo se for para contribuir para a edificação pessoal dele, e não para a ostentação do seu ser egoico!
Não se contente em apenas aprender; informação em excesso, sem utilização na prática, se torna obsoleta... desatualizada.
Frente a esta globalização de oportunidades infinitas, faça escolhas adequadas, não se “prostitua” frente às facilidades da internet, por exemplo. 
Escolha com sabedoria, as portas que realmente quer abrir...e principalmente, as que realmente deseja entrar.... ou será que, quando você está caminhando em uma rua, estrada, seja lá o que for, você entra em qualquer lugar, aceita qualquer convite?
Então...leve isto em consideração, para todas as suas escolhas.
Procure manter sua integridade intelectual, acima de qualquer possibilidade que, à princípio, lhe pareça mais atrativa; muitas vezes, não estamos aptos a enxergar o que é real e nos colocamos em situações,
que nem sempre no futuro, descobriremos ter sido o melhor caminho para nossas vidas!
E permita-se ter a percepção de que não somos donos de nada, nem mesmo das nossas escolhas.
Há uma inteligência superior que nos rege; por mais que nos sintamos donos das nossas vidas, das nossas escolhas, são simplesmente, pseudo escolhas...
Não se entregue à sabedoria coletiva, dos que falam por falar, dos que fazem por fazer....
Ultrapasse seus limites e permita bater seus records pessoais, à cada dia, em cada momento do dia.
Lembre-se constantemente  da amizade, da paciência, da compreensão, da sabedoria e da saudável curiosidade, para sempre superar seus limites e poder transmitir sabedoria para os que fazem parte de sua vida. Pois é só isto que realmente ficará, quando aqui não mais estivermos; este é o real legado que podemos deixar!
E esta é a única garantia que temos: um dia, não estaremos mais aqui!!!!
Então, PROCLAMEMOS A NOSSA INDEPENDÊNCIA... sejamos livres das amarras que tanto ceifam a nossa existência!!!
Lindos dias de vida, repletos de muita paz, no coração de todos nós!!!!