terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Os açúcares e o tratamento oncológico

A primeira coisa que uma pessoa aprende quando começa a buscar as soluções para o câncer é esta: cortar todo açúcar.  O açúcar é o alimento do câncer e a primeira medida para iniciar o tratamento é eliminar sua ingestão.

Esta é a primeira coisa que recomendo aos meus pacientes com câncer.
Esta é, sem dúvida, a primeira coisa a fazer. Mas atenção… todo açúcar é ruim?
 
Você sabe o que é o açúcar?
Os açúcares mais conhecidos são o branco, o demerara, o mascavo. E tem o mel, melado e os adoçantes químicos. Mas se formos falar dos tipos de açúcar acrescentados aos alimentos, há cerca de 25 tipos diferentes.

Quer dizer, mesmo quando uma pessoa corta o açúcar refinado, se continuar a comer produtos industrializados, continuará a ingerir açúcar mesmo sem saber. Ele está nos refrigerantes, cereais, massas, pães, sobremesas e alimentos embalados, como catchup e temperos de salada.
Do ponto de vista químico, o açúcar é conhecido como sacarose, frutose, maltose, dextrose ou glicose. Vamos entender:
  • a sacarose vem principalmente de beterrabas e cana-de-açúcar;
  • a maltose é encontrada em alimentos amiláceos (fontes de amido) cozidos, como batatas ou milho;
  • a dextrose é feita de milho e é encontrada frequentemente em alimentos processados;
  • a glicose é o açúcar que circula no sangue;
  • a frutose está em frutas e adoçantes, em especial no xarope de milho.
E agora chegamos ao ponto central da nossa questão de hoje: a frutose. Uma das perguntas que mais me chegam e que é, na realidade, um enorme ponto de divergência entre diversos profissionais da saúde é: Devo eliminar as frutas (e carboidratos)?

Há uma enorme diferença entre consumir a frutose encontrada nas frutas e aquela que está presente nos adoçantes com xarope de milho. E a principal delas é a presença dos nutrientes das frutas. As frutas possuem fibras e antioxidantes, enquanto sorvetes, doces e refrigerantes são totalmente destituídos de nutrientes.

Os nutrientes das frutas equilibram a absorção de frutose dentro do corpo e produzem um aumento mínimo de açúcar no sangue. As fibras moderam a taxa de absorção e o açúcar não é lançado de uma só vez no sangue.

A frutose dos adoçantes é absorvida muito rapidamente, aumentando o nível de açúcar no sangue e causando sérios danos ao corpo, mesmo que você não tenha câncer. E se tiver câncer, ele vai se banquetear com os altos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Então qual é a resposta?
Devo eliminar as frutas (e carboidratos)?

Não. Não elimine frutas da sua alimentação. Elas são extremamente importantes no processo de fortalecimento do seu sistema imunológico. Elimine todo açúcar não natural – aquele dos alimentos processados.

Resumindo: açúcares refinados fazem mal; os açúcares encontrados nas frutas, não.

Mas há um limite à quantidade de frutas que podemos comer?

Um estudo publicado pela revista Metabolismdemonstrou que sujeitos podiam chegar a consumir até 20 porções de frutas por dia sem qualquer efeito negativo no peso, colesterol ou pressão sanguínea.

Resposta: não há limite. A frutose de alimentos naturais e integrais melhora o modo como o corpo controla o açúcar sanguíneo.

Então, vá em frente… deleite-se… e coma o arco-íris
As propriedades anticâncer das frutas e vegetais não são encontradas em nenhum outro alimento, suplemento ou tratamento. Elas estão repletas de fibras, vitaminas e minerais e também de agentes que combatem o câncer, como os antioxidantes e fitoquímicos.

A natureza é sábia e maravilhosa. Alimente-se da forma mais natural possível: alimentos “de verdade”, integrais, orgânicos, variados e com o máximo de variação de cores.

UNão se preocupe com o açúcar das frutas e vegetais (como cenouras e beterrabas). Vá em frente e coma! Seu corpo só vai agradecer.

Com carinho e desejos de saúde
(Fonte: Cris. Paixão - Câncer sem mitos)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário