domingo, 1 de dezembro de 2019

Natal... já sinto o cheirinho no ar!!!

Luzes pela cidade.... Agitação no comércio...Lista de presentes sendo preparada....
Pessoas mais descontraídas, pois para muitos, férias chegando!!!
Enfim...Dezembro !!!!
E quando chega dezembro, a impressão que tenho é que tudo o que aconteceu, durante o ano inteiro, principalmente as situações tensas, é colocado debaixo do tapete... como se agora fosse um momento de trégua, de confraternização e principalmente, de aceitação mútua!!!!
E claro.... seja lá qual for a religião escolhida, ninguém irá descordar que, tais atitudes, estão intrinsecamente ligadas ao espírito de Natal!!!
Um momento de renovação das energias e ideais, de aceitação ao próximo, da troca de abraços apertados, energias positivas, fraternidade aos menos favorecidos...
Enfim...um momento de dar as mãos e colocar de lado, quaisquer divergências existentes!!
Tudo bem que este espírito cristão deveria permear todas as nossas atitudes em qualquer período do ano....
Mas, neste momento, passamos a sentir o cheirinho do Natal no ar, através das atitudes das pessoas dentre todos os preparativos para a data tão especial que se aproxima!!!!
E, mais uma vez, aproveito a oportunidade deste post e da proximidade das festas de final de ano, para convidar a todos que me acompanham neste meu cantinho, para se desprender de qualquer mal entendido, de qualquer situação desconfortável e se conectar com nossa verdadeira essência: a do amor...aquela essência que perdoa, que releva, que inclui, que cuida e que sempre dá o seu melhor a quem quer que seja!!!!

O mês de Dezembro, que hoje entra em nossas vidas, nos reserva muitas possibilidades..... e você não vai querer ficar fora dessas oportunidades, não é?
Aquela frase chavão: Acredita em Papai Noel?
Pois bem.... eu acredito!!! ehehe
E não me acho uma pessoa ingênua.... simplesmente acredito na essência positiva e amorosa das pessoas, através das ações e das intenções!!!
Para mim. isso é acreditar em Papai Noel!!!

Que este mês de Dezembro seja muito especial ... nos presenteando em cada novo dia!!!
Mas que os presentes sejam envolvidos pelo respeito mútuo e pelo amor universal. 
Para mim,  o maio presente que deveríamos ganhar é um sorriso largo, um abraço apertado e a deliciosa percepção em nos fazer sentir amada e respeitada, no real contexto das palavras!
Dias repletos da luz do Alto, para todos nós!!!...
E que venha o Natal e um ano novo, novinho em folha!!!!


"Natal não é uma época 
e nem uma estação....
mas um estado da mente.
Apreciar a paz e a benevolência, ser abundante em clemência,
 é ter o real espírito de Natal!!!."


Curiosidades sobre o Natal


A palavra natal é de origem latina “nativitas”, que significa nascimento. O Natal é, portanto, a comemoração do nascimento de Cristo. O dia natalício de alguém é o seu dia de aniversário:“Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes” (Mt. 14:6).

A ORIGEM DA FESTA

Embora haja quem diga que o Natal passou a existir por influência da festa judaica de Hanuká (Festa das Luzes), parece consensual a versão de que o Natal, propriamente o dia 25 de dezembro, origina-se de Roma, mais especificamente da festa pagã do “dies solis invicti natalis” (“o nascimento do Sol invicto”), em que se homenageavam o “deus Sol”, quando esse começava a se dirigir para o norte. 
Nessa data, era comum as casas serem decoradas com árvores, os amigos trocarem presentes, as pessoas realizarem procissões etc. 
Por se tratar de uma data relevante para aquele povo, e pelo fato de ser praticamente impossível apagá-la de suas mentes, a Igreja Católica decidiu transformar tal cerimônia pagã numa festa cristã.
Foi assim que a partir do ano 336 d.C. surgiu o nosso famigerado Natal!
Ainda sobre o Natal, é bom ressaltar que a figura do Papai Noel foi inspirada no bispo católico Nicolau, que viveu por volta de 350 a.C., o qual tinha o hábito de distribuir presentes para as crianças pobres. 
Após ser canonizado (“santificado”), São Nicolau (Santa Klauss) ganhou fama, transformando-se no “bondoso velhinho” de barbas brancas. 
A árvore de Natal,segundo estudiosos, provém de costumes dos povos indo-europeus, os quais muito antes de Cristo, adoravam ao que denominavam de “deusa da fertilidade”, ou seja, a árvore. 
Foi somente a partir do século XVI que o grande vegetal ganhou toda essa simbologia atual, com enfeites coloridos, velas, frutas etc. 
Já o presépio tem sua origem no ano de 1223 da Era Cristã,por mãos de São Francisco de Assis, o qual tinha por objetivo comemorar o Natal de um modo mais autêntico. Para isso o religioso montou um estábulo com as supostas personagens que assistiram ao nascimento do menino Jesus. Supostas, pois, quem já leu o relato bíblico sobre o nascimento de Cristo, perceberá que em nenhum momento a Bíblia faz menção de bois e jumentos naquele local.
Tais figuras foram ali introduzidas como uma espécie de representação dos judeus

 Autor: Jaime Nunes Mendes

sábado, 30 de novembro de 2019

Bom dia, sábado... Seja muito bem vindo!!!!

 Lá fora, o  sol pode até ser uma possibilidade mas, internamente, não podemos perder a nossa luz própria; e esta tem que ser uma opção nossa... afinal, são as estações do ano que mudam suas características!!!
O ideal seria o ser humano não ser tão susceptível às mudanças climáticas e não nos deprimirmos com o que quer que aconteça com o tempo lá fora.
Então, fica aqui a minha dica para um final de semana que tenho certeza,  poderá ser muito especial e só depende de cada um de nós!!!
Vamos combinar assim: independente de como o dia de amanhã estiver, tenhamos conosco que haverá um lindo dia lá fora...e este lindo dia partirá do meu olhar e não do que realmente acontecer.... isso já fará toda a diferença... acredite! 
Ao acordar, encontre quem encontrar ao seu lado ou no seu caminho, não economize e dê um sorridente Bom dia diaaaaaaaa!!!! 

Mas se a opção for passar o dia sozinho, se dê este bom dia, mesmo que seja à frente do espelho....rsss
Olhe-se no espelho e se sinta poderosa(o), desejável e irresistível... mesmo que não esteja do jeito que você se imaginou estar, há algum tempo atrás!!!
A partir deste momento, a opção em fazer tudo diferente só depende de você e então, promover um futuro muito melhor!!!!
Pense alegre e acredite:
 Está um lindo dia lá fora...
Não importa o que acontece em sua vida: que tal ser feliz?  

Tá afim de sair? 
Um parque, pedaladas em uma bicicleta, comer uma fruta gostosa...um café da manhã caprichado...um pastel em uma feira????
Mas não dá para sair agora?...
Então não deixe isso se transformar em problema.
Que tal uma roupa leve, de cor clara, um perfume gostoso, uma musica que alegre a sua alma, abrir todas as janelas e cortinas da casa, contemplar o céu...deixe a luz do sol entrar!!!
...cantar... dançar....enfim...se soltar destas tensões, das preocupações...do que te distancia da essência da vida!!!!

Faça um alongamento rápido...sem compromisso com protocolos  ...afinal ... é sábado!!!!

Momento de ser feliz...de se entregar à vida!!!
Permita-se se feliz agora....Integre-se à vida!!!

Observe quem está ao seu lado...sorria para ele...seja lá quem for!!!!

Não economize "Bom Dia", nem ao menos um sorriso....isso é gratuito...

E o simples fato de sorrir nos retorna uma enorme sensação de bem estar...nos proporcionando saúde....paz interior!!!
O ontem já não dá pra ser recuperado nem modificado....

O amanhã???
...ahhhhhh o amanhã...
Nem somos donos do minuto seguinte.....rssssssss 
Então...
Que tal nos concentrarmos no agora....como diria Fernão Capelo Gaivota:
"Entre o aqui e agora, será que não conseguimos nos encontrar?" 
Aproveite este momento....encontre-se com você mesmo...você merece isso!!!!
Um lindo dia de vida para todos nós e um final de semana repleto de muita paz no coração e muita luz em seu caminho!
Bjoks!!!!


segunda-feira, 1 de julho de 2019

ASSÉDIO MORAL: a sutil violência contra a mulher!


Olá pessoas que me acompanham há tantos anos!!!
Estou muito feliz em poder trazer, mais uma postagem para todos vocês!
Aqui no Brasil, um dos temas mais recorrentes em várias postagens de redes sociais, ou mesmo em pautas de programas de televisão, aborda o Feminicídio.
Vocês sabem o que significa FEMINICÍDIO?
Segundo o site,  dossie.agenciapatriciagalvao.org.br ,temos a seguinte explicação:
O assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero recebeu uma designação própria: feminicídio. No Brasil, é também um crime hediondo. 
Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para coibir os assassinatos femininos é fundamental conhecer suas características e, assim, implementar ações efetivas de prevenção.
Porém, na maioria das vezes, o Feminicídio inicia muito antes da agressão física; inicia através do assédio moral.
Imagem relacionada
                                     Confira a lista de inquéritos abertos em cada estado brasileiro

E é este o nosso tema de hoje!
Vamos entender mais alguns detalhes, quando nos direcionamos às mulheres?
Grata por estar com vocês, em mais esta oportunidade.
Forte abraço e uma semana muito produtiva para todos nós!!!
Élide Soul

ASSÉDIO MORAL: A SUTIL VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Comentários desagradáveis, muito sutis, como se fosse em tom de brincadeira, mas atingem em cheio os pontos fracos e te diminuem, no seu íntimo. Devagar, as pequenas críticas vão minando o seu amor próprio, e acabam se tornando uma típica violência velada, chamada de assédio moral. Mesmo quando vem um elogio, em seguida, vem um comentário maldoso, que acaba destruindo o efeito positivo de cada palavra.
Se você sente isso na pele, não se iluda, é sim assédio moral. É uma violência grave que afeta tanto quanto a violência física, ela te abala por dentro. Ela destrói o que você tem de mais precioso - sua autoconfiança e sua autoestima.
Com o passar do tempo, os defeitos e problemas apontados pelo agressor, aqui no caso, o marido ou namorado é tão intenso, que a vítima passa a acreditar que realmente não está bem e tem defeitos terríveis. A mulher vítima desse tipo de violência perde toda a sua identidade e passa a se enxergar pelos olhos do outro, e se sente sem valor. É uma violência velada, e difícil de ser percebida por alguém que não está muito próxima da vítima.
Para a psicóloga e psicoterapeuta reichiana, Frinéa Souza Brandão, coordenadora da Neurofocus Psicoterapias, do Rio de Janeiro, esse tipo de violência começa a se tornar uma forma de comunicação para o casal e pode virar um hábito. "O que ele quer é uma submissão total e mesmo que isso aconteça nunca fica satisfeito. As humilhações só aumentam não importando o que a companheira ou namorada faça. Em alguns momentos, ele diminui e aí é que mora o perigo, porque constrói-se a ilusão que as coisas vão melhorar e o relacionamento continuar bem".
Como não sentir a tortura da insegurança, e ânsia de agradar a quem se ama ou se deseja? E por que há homens que cometem esse tipo de assédio? Eles se sentem inferiores a essa mulher, ou incapazes de dominá-la e sentem-se acuados. A única arma de possuem contra a mulher é a força dos sentimentos, e das armadilhas em que eles prendem sua companheira. Com críticas inseridas em momentos-chave, eles buscam minar a sua segurança como pessoa e como mulher.
Fique atenta a isso, e, se notar que está acontecendo com você, a melhor ação é se questionar. Até que ponto você ama essa pessoa capaz de fazer isso com você, apenas para diminuí-la?
Pense nisso.
Por: Giseli Miliozi


quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

E lá se foram 10anos...

Alguém reconhece esta imagem?
Não?
Eu explico...
02/01/2009...exatos 10 anos atrás..e a prótese que recebi na coluna (L1), em uma queda de altura.
O prognóstico inicial antes da cirurgia, passado para meu filho do meio,  Bruno, era de paraplegia e que não iria voltar da cirurgia, sentindo meus membros inferiores. Mas ele não comentou com ninguém!!!
Saí da cirurgia e fui direto para a UTI. Lá, ao acordar, estava um médico da equipe do Dr. @lucianomiller , Dr. André.
Ele me recebeu com um sorriso e, colocando sua mão em minha perna direita, questionou:"E aí, filha, está se sentindo bem?"
E eu respondi: "Eu estou sim, Dr...mas o senhor deve estar com muito frio...que mão fria é esta?"
Não acreditando no que havia ouvido, ele pediu para eu fechar os olhos e responder onde estava a mão dele.
"Perna direita, tornozelo esquerdo, joelho direito... pé esquerdo...
Eu sentia tudinho!!!
Então, se fez um silêncio..minha mãe estava ao pé da cama, observando tudo ..
Resolvi abrir os olhos para ver o que estava acontecendo
E para minha surpresa, o médico estava muiiito emocionado!!
E eu..nem imaginava o que estava acontecendo ..
Foi então que me disse: "não posso dizer que esteja acontecendo um milagre aqui, pois não sou padre. Mas saiba: nestes muitos anos de várias cirurgias complexas, é a primeira vez que retiramos fragmentos da vértebra na medula de um paciente e ele retorna da cirurgia, sentindo os membros inferiores!!!
Não sei o que irá acontecer com você, filha, a partir de agora. Mas jamais se esqueça da força e proteção que está vivendo neste exato momento.
Seja lá o que possa acontecer em sua vida, sempre haverá proteção e força suficientes para você conseguir superar!!!"
Exatos 10 anos depois, eu aqui esperando o Hélio retornar de um exame invasivo e muiiito apreensiva.
Será que estou lembrando deste episódio de 10anos atrás, por acaso?
Eu tenho absoluta certeza que não...
Que ELE esteja a frente..SEMPRE!!!
Apenas gratidão, se posso chamar de "apenas",  por seguir indo e vindo, fazendo e acontecendo, dançando conforme a música, com muita superação e resiliência...
E bora lá, para quantas décadas mais, papai do céu me permitir!!!!
...e que todos tenhamos um extraordinario 2019...com muito aprendizado e superacao!!!