sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Retrospectivas ou perspectivas???

2022: lá vem ele... sorrateiro.... Aos poucos, os primeiros sinais para uma nova conexão, para não perdermos nenhuma oportunidade. Afinal, um novo ano, para que possamos promover novas escolhas, mudar o caminho, fazer diferente ou ainda, muito melhor!!!
Momento de deixar pra trás, o que nos preocupou, as perdas que tivemos, o que não foi possível, realizar!
Eu não sei você... mas nesta época do ano, eu me sinto muito ansiosa!!!
Sei lá... Eu diria um mix de expectativa em relação às comemorações de final de ano e um pulsar de novas perspectivas para o ano que se aproxima!!!!
E, em um mês onde muitos canais de TV nos propõem fazermos uma retrospectiva do ano que termina, eu, audaciosamente, venho aqui propor para nos atermos em perspectivas para o ano que se aproxima.
Tudo bem que, rever nossas ações no decorrer do ano, sempre contribui para perspectivas renovadas, principalmente nos enganos cometidos. Mas, não podemos nos ater no passado; ele só deve ser utilizado para edificar os projetos futuros!!!
Vivenciamos dois anos complexos e inéditos, para todos nós? 
Simm!!
Tivemos a impressão que seria impossível...mas, olhe só: estamos aqui! 

Então, que no dia de hoje, possamos nos manter conectados ao momento presente, não nos deixarmos levar, apenas pelas "luzes" envolventes, porém passageiras, deste período do ano... Mas sim, estarmos atentos à nossa luz interna e em mantê-la incandescente.
Que não apenas este momento de confraternização seja especial mas, cada um dos dias que virão, em 2022!
Acredite: por mais difícil que seja, o impossível pode estar, apenas em nossa mente!
Um enorme beijo em seu coração!
Até o ano que vem!!!
Gratidão 🙏🏼🥰✨

A vida é toda ela, memória; exceto por um momento presente, indo embora tão rápido, que você mal percebe ele ir....

sábado, 13 de novembro de 2021

Dia da gentileza...Pode ser simples assim....

Que a vida tenha mais ombros soltos e menos tensão. 
Mais disposição e menos preguiça. 
Mais caridade e menos egoísmo. 
Mais serenidade e menos cara amarrada. 
Mais gentileza e menos pressa. 
Mais ajuda e menos corpo mole. 
Mais mãos dadas e menos preconceito. 
Mais apoio e menos crítica. 
Mais acolhimento e menos julgamento. 
Mais realidade e menos expectativas. 
Mais sinceridade e menos cretinice. 
Mais amor e menos rivalidade. 
Mais parceria e menos inveja.
Mais cuidar da própria vida e menos cuidar da vida alheia...


(Sussu)

Dias repletos de muita paz em cada coração pulsante...
... e sempre sob a luz do Alto, em cada passo trocado!!!

(Élide Soul)

sábado, 6 de novembro de 2021

Adversidades, em nossa trajetória de vida...

Adversidades

A adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, sejam grandes ou pequenos, apresentam-se durante toda a nossa existência, inevitavelmente.
O sofrimento não é algo bom e o sofrimento incapacitante não é benéfico.
Ainda assim, não invalida pensarmos nele como uma realidade que acontece na vida de cada um de nós, certamente em número e intensidade diferentes para cada pessoa. 
Quando acontece, aceitá-lo é uma parte da estratégia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente.

“A dor e a morte são parte da vida. Rejeitá-las é rejeitar a própria vida.” (Dr. Havelock Ellis, famoso médico e autor inglês, do início do século passado).

Aprender a lidar e superar as adversidades, é o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros.

“A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.” (Heródoto, filósofo grego)

Quando respondemos de forma positiva e construtiva aos nossos maiores desafios, as qualidades, forças e virtudes como coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança emergem de dentro de nós.

Como seres humanos que somos, é muito fácil cairmos na auto piedade, na injustiça da vida ou na armadilha do “porquê eu?”. Se fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade.

No entanto, assim que conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, que somos capazes de impedir que a vitimização autodestrutiva e os pensamentos improdutivos tomem conta da nossa mente, também ficamos mais capacitados para lidar com o que está diante de nós.
Fonte: 
Blog do Wilson Roque
wilsonroque.blogspot.com/2016/03/adversidade.html

"Um navio nunca se entrega ao inimigo e sua bandeira jamais se arria em presença dele. 
A Honra do Marinheiro o impede."

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Élide Soul - Palestra: Dia Internacional da Mulher - 2018

Vale a pena rever, este momento tão especial, da minha trajetória como palestrante!


Com o tema "Mulher - Muito Prazer!", Élide Soul ministrou duas palestras,
no decorrer do dia Internacional da mulher. Uma deliciosa partilha, com abordagens em torno de temas como:
auto-respeito, amor- próprio/ autoestima,
com os alunos do Senai Têxtil - Brás - SP.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Outubro Rosa: como tudo começou???


O movimento popular internacionalmente conhecido como "Outubro Rosa" é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.     
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.                                                                
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (em 1990) e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).                                                  
   Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são, até hoje, direcionadas `a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. 
Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos; depois, surgiram outras ações como corridas, desfile de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de, como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
   A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz com que, a iluminação em rosa, assuma importante papel pois, tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. 
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama

Divulgação/Ministério da Saúde
No Brasil, o câncer de  mama é a segunda causa de morte entre mulheres
Fonte: www,outubrorosa.org.br

terça-feira, 21 de setembro de 2021

...e com a Primavera, meu primeiro livro, autobiográfico!!!

Espero que todos estejam muito bem!
Finalmente, consegui concluir o conteúdo do meu primeiro livro autobiográfico; já está disponível na Amazon!

Se você tem interesse em conhecer detalhes da minha história de vida, segue o link:


Será um imenso prazer, tê-lo (a) nesta minha viagem!

Beijinhos e um abraço, bem apertado!
Élide Soul



quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Lágrimas, no dia da Independência...

No dia da Independência, proclamei a liberdade das lágrimas...e chorei como não chorava, há tempos...

Chorei pela saudade presa no peito, do meu pai que, segurando minha mão de menina,  aos desfiles de rua me conduzia, nesta data que era tão respeitada...

Chorei de tristeza e de saudade, da liberdade que tínhamos no ir e vir..em segurança, sorridentes, confiantes no futuro..

Chorei por tudo o que acontece no dia a dia da maioria dos brasileiros, desempregados, desalentados, com fome, com medo do hoje, do amanhã..do futuro tão incerto ..

Chorei pela falta de prioridade na educação das nossas crianças, dos nossos jovens, que sempre dissemos (e disseram pra mim), que são o futuro do nosso país...

Que futuro eles terão?

E chorei muito mais..

Pelas vidas perdidas, pelas vidas comprometidas pós covid e pela vida de todos nós!

Que nesta pandemia, que ainda contamina... mas,  uma grande maioria opta, por uma pseudo alegria...

Ahhh...como chorei...

Chorei por este barco `a deriva, nau sem leme,  que no dia da nossa Independência, momento de união e comemoração, muitos de nós evitamos as ruas,  temendo os movimentos antidemocraticos, do nosso presidente...

E ainda não chorei tudo o que tinha pra chorar..

Amanhã, não será uma quarta-feira de cinzas...mas, eu já sinto no ar, a ressaca desta terça...que não foi de carnaval!

Pena que o meu choro, nada possa  lavar; talvez, nem mesmo  a minha alma, aliviar...

Porque o que todos nós brasileiros,  verdadeiramente queremos, é um pouco de sossego, de segurança..

Reencontrar aquela alegria nata, ausência do medo contido, sem ameaça ou barulho de tiro.. 

Respirar mais tranquilo e ter como certeza, que não estamos sendo engolidos, por um sistema quase falido, e que só nos tem deixado, cada dia mais, "adoecidos"..😢🇧🇷💔

✨ Élide Soul ✨


#independenciadobrasil

#setedesetembro

#brasil

#elidesoul

domingo, 15 de agosto de 2021

A diferença entre essencial e indispensável...

Mesmo depois de 21 anos de trabalho, teve o poster arrancado, no dia seguinte da sua saída...

Eu não entendo absolutamente nada sobre futebol. Mas, ao pesquisar na Wikipedia, obtive as seguintes informações sobre
Messi:
1. considerado o melhor jogador do mundo; 
2. na opinião da grande maioria dos especialistas do esporte, sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipe e extraordinária vocação para o gol, o tornam um dos melhores futebolistas de todos os tempos; alguns ainda o colocam, como o melhor jogador de sempre;
3. ele possui um recorde de seis Bolas de Ouro/Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, quatro dos quais ele ganhou consecutivamente, um recorde de seis Chuteiras de Ouro; em 2020, foi escalado no Dream Team da Bola de Ouro; 
4. passou toda a sua carreira profissional no Barcelona, onde é o maior goleador do clube e recordista de troféus, conquistando 35, incluindo dez títulos da La Liga (Campeonato Espanhol), quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA e sete Copas do Rei, entre outros; 
5. Messi é um goleador prolífico e um craque criativo, o qual detém o recorde de mais gols pelo Campeonato Espanhol (474), mais gols marcados em uma única edição do Campeonato Espanhol e de uma liga europeia, mais hat-tricks na Liga dos Campeões (8), mais hat-tricks pelo Campeonato Espanhol (36), maior assistente do Campeonato Espanhol (205), mais assistências em uma única edição do Campeonato Espanhol e de uma liga europeia  maior assistente da Copa América e futebolista com mais gols em um único ano; 
6. Messi já marcou mais de 750 gols na carreira pelo clube e pela Seleção e é o jogador com mais gols oficiais, por um único clube.
(Fonte: Wikipedia)

Mesmo com todo este curriculum, reconhecimentos e premiações, ele foi DEMITIDO!😳

Talvez, a melhor o melhor entendimento que possamos ter, em relação a esta notícia, é a aceitação de que somos SUBSTITUÍVEIS, seja lá o que tenhamos feito, de bom.. ou de melhor, ainda!
A partir do momento em que estamos submissos a alguém, que detém o poder de decisão,  em relação ao que fazemos, ao cargo que ocupamos, a impermanência poderá ser decretada a qualquer momento, rompendo algo, dentro e fora de nós, que jamais havíamos cogitado, anteriormente!
Então, estejamos preparados. .o amanhã não está em nossas mãos..sob quaisquer aspectos!!!
✨ Élide Soul✨
...
Lionel Messi, 21 anos a trabalhar para o Barça, de um dia para o outro dizem-lhe que estás despedido, já não nos és útil, a menos de 24 horas da sua saída, apagam a sua imagem do mural do estádio.
Isso só mostra que você pode ser essencial, mas ninguém é indispensável! Não se deve priorizar os padrões, nem o trabalho, deve-se cumprir o trabalho para o qual nos pagam, ser responsáveis e eficientes, mas sabendo que qualquer dia podem dispensar-nos e só restará o que verdadeiramente importa, a nossa família, os nossos amigos, nossos afetos...
Fonte: @mente.virtuosa 

domingo, 8 de agosto de 2021

Folhas secas.....

Quando pequena, o pai a chamava de "nenê"...e ela sentia todo o carinho e ternura a cada "nenê" pronunciado.... 
Ela sabia que tinha alguma pecinha que não se encaixava naquele quebra-cabeças que tentava montar.. mas sua idade tenra, não permitia tal encaixe...
Então, lhe bastava o que conseguia entender...
Era muito difícil ter a presença de pai e mãe juntos para um passeio de domingo, por exemplo; pai alcoólatra e mãe com muitas mágoas no coração. Mas, mesmo que estivesse, ora com um, ora com outro, o que lhe preenchia o coração era a proteção: como ela adorava se sentir protegida pelo seu,  "papinho".
E "papinho" fazia todas as suas vontades: as que podia e as que não podia também!!! 
A amava acima de tudo; pra falar a verdade, muitos achavam que era a única coisa que ele amava na vida...já que a sua vida, ele já havia desistido há tempos...
O álcool entrou sorrateiro, em sua vida, aos 17 anos e nunca mais ele conseguiu abandoná-lo. 
Era um homem letrado, culto e interessado em atualidades; mas eram poucos os momentos que estava sóbrio e isto, já abalava a sua saúde, percebido aos poucos, pelos poucos que ainda o tinham em seu convívio...

Mas, voltando à "nenê", que felicidade sentia à cada convite que "papinho" lhe fazia: pedia para sua mãe lhe colocar a melhor roupa....e lá ia a menininha, feliz da vida passear com seu "papinho".
Sua mãozinha, ele segurava com firmeza; mas nem seria preciso, porque tudo o que ela mais queria era que ele segurasse a sua mão....a sensação de proteção vinha daquela mão forte...e como ela gostava daquilo...
E, desde pequena, "nenê" já tinha um hábito: à cada saída com papinho, sua mãozinha só se afastava um pouquinho da mão dele, quando se deparava com uma folha seca... Ahhhh...isso ela não resistia...tinha que esticar o braço do "papinho" e pisar na folha seca....
E que prazer sentia ao ouvir aquele barulhinho, um estalinho que atingia o seu coração, de tamanha felicidade que sentia....
Mas sempre escutava: Nenêêêê..... uma tentativa de papinho trazê-la mais para perto, com medo que ela corresse para a rua....
Mas "nenê" só queria pisar na folhinha seca...mais nada.....

Os anos passaram....a cirrose levou "papinho" embora e "nenê" se tornou uma mulher...quase adulta...
E sabe o por que do quase adulta?
Porque, até hoje, mais de 45 anos depois, ela não resiste a uma folha seca...
Pode até estar no salto alto...mas, tem que desviar o caminho e pisar na folhinha seca....

E, como uma saudade gostosa, que mesmo após, mais de 40 anos sem "papinho" segurando sua mão, ele se faz presente, e lhe traz a sensação gostosa, à cada folhinha seca pisada, de ouvi-lo dizer: "nenêêêê".......


segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Seja muito bem vindo, mês de AGOSTO!!!

Não temos como mesurar o resultado de nossas iniciativas,
onde poderão chegar, a quem poderá atingir...enfim....
Mas acredito que temos como mensurá-las, através de nossas intenções mais íntimas,
como sentimento, conduta e caráter.

Como este brotinho nas mãos de uma criança;
provavelmente, conduzido pelas mãos de seu pai.
Deixa alguma dúvida, de que esta criança jamais esquecerá o ato de plantar
e que levará, tal aprendizado vida afora, onde quer que esteja?

Então...mais uma vez minha proposta pessoal:
aproveite o início de mais um mês, em nossas vidas...
Permita que o seu real talento se manifeste...
nem que seja, simplesmente, para te fazer feliz!!!

E acredite: se conseguir ser feliz, nem que seja por um instante,
e contagiar quem estiver ao seu lado,
já terá feito a diferença na vida de uma única pessoa ....VOCÊ!!!

E este simples ato, pode ser o começo de uma ação viral,
vírus do bem, um multiplicador em essência, para dias muito melhores!!!

AGOSTO....eu estou à sua espera, para viver o meu melhor!!!
...e jamais será a gosto....de quem quer que seja!!!

Lindo dia de vida a todos....um mês muito produtivo!!!
Beijinhos prá quem é de beijo!

🌟Élide Soul🌟

sábado, 10 de julho de 2021

COMO NASCEM AS DOENÇAS?

COMO NASCEM AS DOENÇAS?

- Engole o choro!
- Engole sapo!
- Cala a boca!
- Cala o peito...

Mas o corpo fala, e como fala!
Fala a ponta dos dedos batendo na mesa...
Falam os pés inquietos na cama...
Fala a dor de cabeça.
Fala a gastrite, o refluxo, a ansiedade.
Fala o nó na garganta atravessado.
Fala a angústia, fala a ruga na testa.
Fala a insônia, o sono demasiado..
Você se cala, mas o falatório interno começa.
As pessoas adoecem porque cultivam e guardam as coisas não digeridas dentro de seus corações...
Expressar-se tranquiliza a dor!
Dor não é pra sentir pra sempre...
Pois “se você engolir tudo que sente, no final, você se afoga!”
CORAÇÃO NÃO É GAVETA! 

O corpo fala!
(Texto incrível da @ruthborges.psi)

Você precisa se libertar dos grandes vilões dos relacionamentos, do sucesso profissional, da saúde física e equilíbrio EMOCIONAL e espiritual.
A cabeça é inundada por um turbilhão de pensamentos e incertezas, medos e desespero, angústia e tristeza sem fim. Você precisa agir, está na hora de você sair desse ciclo vicioso que está paralisando a sua vida e não te deixando ter sucesso em nenhum aspecto.
Liberte-se das suas emoções negativas e dos problemas emocionais que estão te impedindo de viver uma vida feliz.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Nossa criança interior

Um aprendizado recente: alimente e "dê colo", para a sua criança interior.
Quando sentir que precisa de silêncio, aquiete-se..
Se a necessidade for solitude, reserve-se!
Mas, se nada disso for suficiente para nos trazer de volta, permita-se chorar, como aquela criança que já fomos, no passado.
Estamos passando por dias muito difíceis; nos adaptando, ainda, frente a tantas novas mudanças... preocupações.
São muitas perdas, inúmeros distanciamentos de lugares, coisas e pessoas, que tanto amamos!
Sem falar, do que nós brasileiros sempre priorizamos: abraço e beijo...eles seguem em nosso DNA!!!
Enfim...
Não sei responder se, pessoas como eu, que moramos sozinhas, estão mais abaladas do que aquelas que moram com muitas pessoas:  crianças que não vão para a escola; maridos trabalhando em casa, etc...
Só sei de uma coisa: frente a tantas mudanças, em tão pouco tempo desta pandemia, o que está em nossas mãos, de forma simples e sem depender de ninguém, é cuidar da nossa criança interior.
Afinal, crianças não são dissimuladas; não costumam mentir; gostam ou desgostam, de forma transparente; choram, quando sentem vontade e o principal, acreditam em Papai Noel e coelhinho da Páscoa; imaginação que alimenta seus sonhos!
Que não nos percamos de nós..e nem dos planos que havíamos idealizado para nosso futuro, antes da pandemia.
Sejamos como a criança que já fomos, um dia: cheias de vida, energia, alegria e muita criatividade! 
✨ Élide Soul ✨

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Fernão Gapelo Gaivota

Agora é momento de ser feliz...de se entregar à vida!!! 
Permita-se ser feliz agora....
Integre-se à vida... 
Observe quem está ao seu lado...sorria para ele...seja lá quem for!!!! 
Não economize "Bom Dia", nem ao menos um sorriso....isso é gratuito!!!
O simples fato de sorrir, nos retorna uma enorme sensação de bem estar, nos proporcionando saúde, paz interior!!! 
O ontem já não dá pra ser recuperado, nem modificado; o amanhã...ahhhhhh o amanhã....nem somos donos do minuto seguinte.....rsss 
Então...que tal nos concentrarmos no agora? 
Como diria "Fernão Capelo Gaivota" (livro: Richard Bach): 
"Entre o aqui e agora, será que não conseguimos nos encontrar?" 

Aproveite este momento....encontre-se com você mesmo...você merece isso!!!!

"Fazer o que amamos nos leva, automaticamente, 
a descobrir mais, sobre quem realmente somos! 
(Richard Bach - Livro Ferão Capelo Gaivota)

Um lindo dia de vida para todos nós!!!! 
Bjoks no coração!!!!

Borboletrando....Saudade: um amor que fica!!!!!

Artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista.

"Como médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional, posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. 
Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.
Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional.; comecei a frequentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. 
Vivenciei os dramas dos meus pacientes: crianças vítimas inocentes do câncer. 
Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar, ao ver o sofrimento das crianças.
Até o dia em que um anjo passou por mim! 
Meu anjo veio na forma de uma criança, já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas de químios e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar; vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!
Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto; perguntei pela mãe. 
A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.
Tio  (disse-me ela), às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Indaguei:
E o que a morte representa para você, minha querida?
Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época, crianças de 6 e 2 anos; com elas, eu procedia exatamente assim.)
É isso mesmo.
Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa dELE, na minha vida verdadeira!
Fiquei "entupigaitado", não sabia o que dizer. 
Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.

E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.
Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:
E o que saudade significa para você, minha querida?
Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!
Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. 
Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu; imagino ser ela, uma fulgurante estrela, em sua nova e eterna casa. 

Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinastes, pela ajuda que me deste. 
Que bom que existe saudade! 
O amor que ficou é eterno.
Paz e luz a todos."



sexta-feira, 18 de junho de 2021

Prá onde caminhamos?!?


Sei o quão distante estou das minhas letrinhas... este período de pandemia, não está fácil...

Acredito que posso dizer: nunca vi tantas notícias ruins, como as que tenho visto, atualmente...
Tantas mortes pelo covid-19; fome, desemprego...
O planeta está doente...humanos adoecidos, desalentados...
Tantas pessoas com a saúde emocinal, tão abalada...que nem sabem onde buscar ajuda...
Desde março do ano passado, já perdi o cargo que tinha... já tive problemas em minha coluna, tamanha pressão que passei...
Tive várias crises de dor de cabeça; passei por inúmeros exames em hospitais de referência... não deu nada...
O desconforto continuava....acharam que eu estava com covid-19; já fiz cinco vezes o teste e, o último foi de sorologia...também, negativo...
Não suportando todas estas mudanças, solidão, por morar sozinha e não ser adequado e seguro, sair de casa, caí em uma depressão; isso foi em novembro de 2020. , Em outubro, meu filho mais velho se mudou com família, para Holanda; recebeu uma proposta  de emprego, em sua área e não pensou duas vezes. Eu nunca havia ficado longe dele; nos víamos, praticamente, todos os finais de semana. 
Neste mesmo mês de novembro, terminei um relacionamento de seis anos; por mais atencioso que ele tentava ser comigo, outros detalhes que eu não conseguia mais administrar, acabou por nos afastar.
Nem sempre, quando estamos passando por um momento difícil, ficamos impossibilitados de tomar decisões difíceis; muitas vezes, parte do que estamos sentindo, vem do que não conseguimos afastar.
Olho pra trás e me lembro o quanto foi difícil superar aquela fase; não conseguia sair da cama ou do sofá...só chorava, não queria comer, tomar banho...não queria nada... 
Cheguei ao ponto de pedir para minha filha, que não trouxesse a minha neta, em minha casa...a maior paixão da minha vida! Eu me sentia tão mal e tão triste, que ela não merecei ver a vovó que ela tanto ama, naquela situação.
Virei o ano, na companhia dos meus filhos...e o ano de 2021, iniciou...
A dor de cabeça voltou e foi aumentando, aumentando...a ponto de não conseguir mais suportar.
Novamente, fui parar no hospital, tamanha dor de cabeça que sentia. Passei por quatro neurologistas, do convênio e particular. Só a última acertou: neuralgia do trigêmeo. 
Dizem que esta é uma das piores dores que existe....já senti tantas dores em minha vida, que realmente não saberia classificar. Mas, confesso: foi punk!!!
O pior de tudo é o fato de que a dor, não vem com plaquinha...muitas vezes a gente comenta com os outros e pensam que estamos exagerando...e não estamos!
Dor deveria ser algo a ser respeitado, pelo outro; cada um sente de um jeito e ninguém deveria desdenhar ou subjulgar...aliás, nem os médicos... há muitos que te olham de uma maneira que só faltam te perguntar: "Oque você está fazendo aqui?"
Será que passa, pela cabeça de um médico que não temos nada mais interessante, para fazer na vida, do que ir "visitá-los" em uma noite, dentro de um hospital, em plena pandemia?
enfim...e daí, também tive que passar pelo dentista...
E sabe por que?
Por causa do meu tratamento oncológico; os dentes ficam muito abalados, com a extensão do tratamento que pode ultrapassar cinco anos.
Nunca havia feito um tratamento  de canal... tudo tem a sua primeira vez, neh?

Enfim....estou neste momento de neuralgia do trigêmeo e tratamento dentário...neste momento, com um desconforto, a caminho da dor...
E o pior de tudo: minha médica me orientou a não passar nervoso pois, esta patologia, aumenta substancialmente se estivermos tensos, ansiosos, nervosos...
Agora me diga: como se faz, em plena pandemia, para ser alguém calma, sem ansiedade, sem medo do amanhã?
Ainda mais em meu país, com tamanha instabilidade política, econômica, social e até mesmo, na saúde, educação e segurança?
Neste momento, meu país assiste à caça de um psicopata em Goiás, região central do país. Já se foram dez dias e ninguem consegue capturá-lo. Confesso: o pouco que saio na rua, parece que ele está me seguindo, aqui em São Paulo... olha só o ponto em que chegamos.

Já falei demais, né?
Imagino que, vocês que me seguem, que lêem os meus posts, estavam esperando algo mais positivo, como foi, na maioria das vezes....
Mas, desta vez eu estou precisando de colo, de acalento..ou simplesmente, falar...escrever, se fora única opção...

Psiquiatra para depressão; Ortopedista para a coluna; Neurologista para a neuralgia do trigêmeo emais o dentista... até onde, tudo o que tenho desenvolvido, não seja resultado das minhas emoções mal resolvidas, que talvez, não esteja conseguindo olhar...identificar?
Afinal, eu tenho tanto concimento, informações....sempre a resposta para quem me procura...
Onde será que vai parar o conhecimento que, quando mais necessitamos dele, para utilizá-lo comop sabedoria, ele se esvai...como as águas de um rio?!?

Fico por aqui....por maior que tenha sido, neste período, o meu poder de supração, ainda há um desconforto, em relembrar o que foiram os meus dias, desde março de 2020.
Espero que você tenha lembranças melhores do que as minhas....pode me contar...

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Mãe...Por onde o amor pode nos levar?!?

Idas e vindas: ahh quantas ações de mães eu já tive oportunidade de ver...incluindo as minhas!
E, até posso descrever algumas, nas mais diversas formas de amar...
Porque, por mais que se classifique o amor de mãe, como o mais sublime de todos, estamos nos referindo ao amor, sentido por um Ser Humano... antes de mais nada...
E Ser humano é passível de acertos sim; mas, dentre tantas tentativas e infinitos erros...
Mas o mais incrível de tudo,  é que estas mesmas mulheres, humanas, passíveis de erros, limites, dúvidas e inseguranças, detém o dom da vida, o incrível dom da multiplicação humana que está ligada, antes de mais nada, ao que vem do coração...da alma!!!
E então temos muitas mães...em diversos formatos de amor:

Mães que amam os filhos que não pariram, como se tivessem saído de si próprias.... e mães que parem os filhos e, conforme a vida avança, os tratam como se não fossem responsabilidades delas...


Mães que tem na adoção o compromisso da continuidade, independente da ligação consanguínea ou preceitos da sociedade...e mães que adotam simplesmente para "prestar contas" às cobranças da sociedade! 


Mães que são mães em potencial, dos seus, dos meus, dos "nossos"....
E mães que não sabem amar nem mesmo a si própria, quanto mais aos filhos...
Mães que, em nome do amor, abrem mão de si próprias em detrimento dos filhos.... e mães que, também em nome do amor, mas o próprio, abrem mão dos próprios filhos...
Nossa... foram tantos modelos de mães que passaram pelo meu olhar....
Muitos contribuíram para a formação dos meus filhos; outras, só serviram mesmo para eu conhecer e jamais esquecer que, tal exemplo, era para jamais ser seguido...











 
Mas o que realmente seria este amor de mãe...este amor maternal?!?


Independente de ter gerado um SER, na barriga ou no coração, para onde este amor pode nos levar?!?

Ahhhhh... antes de mães, somos filhas... e só existe um caminho para a formação de filhos saudáveis, desde a gestação até a criação: já não sermos tão mais filhas do que mães!!!!
Porque, SER MÃE, requer maturidade, presença, comprometimento, dedicação, empenho e, em muitos momentos, determinação para solucionarmos questões delicadas...perguntas,  que desconhecemos as respostas...
E se a mulher, ainda estiver no invólucro de menina, de filha indefesa, dependente, insegura... só restarão duas possibilidades: ou mãe e filhos crescerão juntos e conquistarão o aprendizado da vida, de mãos dadas... Ou, esse filho irá se perder.... porque filho necessita de referência, direção e limites... 
Se estas ferramentas utilizadas, para impor limites e "aparar arestas", não forem identificadas dentro de casa, corremos o risco de perdê-los...

Neste momento, encerro minhas costumeiras divagações; mas, desta vez, permeada por muito amor...
Em Maio de 2015, logo após a primeira fase do meu tratamento oncológico (Diagnóstico de Câncer de Mama em janeiro de 2014), o meu coração estava duplamente acalentado: minha filha estava grávida e eu, pela primeira vez, me tornaria vovó...
E não poderia desejar um presente maior naquele momento de nossas vidas: apenas que o Alto a abençoe imensamente e que, este SER que já era tão amado(a), por todos nós, fosse agraciado (a) pela saúde e por uma linda trajetória de V.I.D.A.!!!
Estávamos todos, de braços abertos para recebê-lo (a)!!!
E, hoje, cinco anos após aquele tão especial Dia das Mães, nossa família cresceu muiiiito!!!
Neste momento, já tenho duas linda netinhas (cinco meses de diferença e são filhas do meu filho mais velho e da minha filha caçula e um neto "do meu coração".
Será que já não posso dizer, que sou muiiito abençoada por Deus?!?

Que todos nós tenhamos, um Domingo, comemorativo ao Dia das Mães, permeado pelo amor e muita paz, em nossos corações!!!
Não economizem "Eu te amo!!!"
Afinal, amor é curativo...tipo beijinho de MÃE!!!






_______________________________________________

Definição de filho (por: José Saramago)

" Filho é um ser que nos emprestam para um curso intensivo de como amar alguém, além de nós mesmos...de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isso mesmo!!!
Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder?!?
Como?!?
Não é nosso, recordam-se?!?
Foi apenas um empréstimo!!!!