terça-feira, 15 de dezembro de 2015

...e por falar em Natal....PRESENTE precioso!!!!

Quando se pensa em Natal, três itens são rapidamente associados:
  1. confraternizações...
  2. comidinhas gostosas ... e
  3. PRESENTES!!!!
Pois é.... este é o momento do ano em que há um aquecimento no comércio, em relação às vendas. 

E os Shoppings Centers e lojas " bombam" nas vendas de final de ano!!!
Um ir e vir em busca de lembrancinhas para quem gentilmente nos prestou serviços durante um ano inteiro: recepcionistas, médicos, bancários, dentre tantos outros profissionais!!!
E  tantos outros presentes, até mesmo para a brincadeira de "amigo secreto", tão comum em nosso país, para os mais queridos da nossa vida: mães, pais, filhos, companheiros, amigos, afilhados, etc...etc...etc...
A intenção é sempre agradar e mostrar nosso carinho e atenção, neste momento do ano, propício à renovação e permeado pela alegria e maior proximidade entre as pessoas.
E você sabe de onde vem a prática de presentear?
De muito tempo atrás.... há mais de 2000 anos atrás, quando os três Reis Magos, Baltasar, Melchior e Gaspar presentaram o menino Jesus através de uma simbologia específica.
Guiados por uma estrela, conseguiram visitar Jesus, logo após seu nascimento. Representavam os povos dentre tantas raças e nações: Baltasar era negro e rei da Arábia; Melchior, de cor clara e rei da Pérsia; e Gaspar, de cor amarela e rei da Índia.
Apesar de suas posses e conquistas, eles representavam os ricos e poderosos que se curvavam à Jesus, um homem humilde que nasceu de um ventre virgem, em uma estrebaria rodeada de animais.
E esta simbologia teve um único propósito: mostrar que todos nós nascemos para servir ao próximo, independente da etnia e classe social.
E cada um dos presentes também tinham um significado especial:
Ouro: representava a nobreza  e a proteção de Deus; só era oferecido para reis;
Incenso: representava a proteção através da fé, crença e da oração; só era oferecido aos sacerdotes;
Mirra: representava perfume suave e sacrifício e só era  oferecido para profetas. Foi ofertada em óleo para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo das doenças.
Apesar de não conhecer ao certo, uma data específica do surgimento da tradição natalina, sabe-se que foi o Papa Libério que a oficializou em 354 D.C.
E também há o relato de um Bispo que viveu no século IV, São Nicolau, que levava presentes para crianças de famílias carentes e jogava saquinhos de moedas pela chaminés em suas casas.
............................
Tal tradição, acabou sendo difundida pelo mundo e, tal consumismo desacerbado, fez com que muitos esquecessem do real significado do ato de presentear, principalmente na época de Natal: o amor e respeito ao próximo!!!
O verdadeiro espirito de Natal deveria ser permeado por boas atitudes entre os homens, tornando-os muito mais compreensivos, respeitosos e amáveis uns com os outros!!!

...e voltando a falar em PRESENTES....
Não são os conteúdos que deveriam ser considerados...mas a intenção do ato de presentear!!!!
Ninguém tem a obrigação de satisfazer os nosso desejos, por mais próximo que seja o relacionamento!!!
Tudo bem que geramos uma expectativa neste período, seja em relação aos familiares ou até mesmo no reconhecimento profissional...
Mas o que realmente não pode acontecer é o conteúdo de um presente "roubar a cena" do nosso momento presente!!!
Afinal, o momento PRESENTE é precioso demais para desperdiçá-lo!!!!

Se você recebeu um presente, abriu a caixa e o conteúdo não lhe agradou.... ahhhhhhhhh... relaxa...deixa prá lá!!!!
Pense que o que realmente importa é a oportunidade da confraternização, de momentos especiais e únicos com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia!!!
Tente um olhar diferenciado: a embalagem, o cartão, o abraço ou simplesmente a intenção!!!!

Aprendi que, se a gente espalhar coisas boas por onde passar, 
a V.I.D.A. se encarrega de trazer, outras melhores ainda!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário