terça-feira, 31 de maio de 2016

Borboletrando..."O Incontestável Talento Feminino"


Durante séculos, as diferenças entre homens e mulheres foram definidas socialmente e distorcidas através de uma lente de sexismo em que os homens assumiram superioridade sobre as mulheres e mantido por meio da dominação.
O tempo passou. Outros valores foram agregados e mesmo hoje, o mercado de trabalho ainda mostra distorções, discrepâncias salariais entre postos de trabalho (masculinos) e (femininos) em muitas áreas e segmentos de mercado. Longe de propor comparações aos leitores, minha proposta é enaltecer as qualidades que as mulheres já comprovaram, e na maioria das vezes nos servem de exemplo. Certa feita, eu ministrava palestra em uma empresa e fazia parte do script que ao final do evento, fossem premiados os campeões do mês. Os gestores (as) premiados (as) eram na proporção de 60% mulheres e 40% homens.

Perguntei à campeã (top) que resumisse em uma frase, os atributos vitoriosos da sua equipe – respondeu: "abolimos, se gente pode complicar, para que vamos facilitar?" – a força dessa frase estava na capacidade da ponderação, equilíbrio, foco e postura agente facilitadora. As mulheres têm quatro vezes mais células cerebrais (neurônios) que liga o lado direito e esquerdo do seu cérebro. Esta última descoberta fornece evidências físicas que suporta a observação de que os homens contam facilmente e mais pesadamente em seu lado esquerdo do cérebro para resolver um problema de um passo de cada vez. As mulheres têm um acesso mais eficiente a ambos os lados do cérebro e, portanto, maior uso de seu cérebro direito e podem se concentrar em mais do que um problema de cada vez e freqüentemente preferem resolver problemas através de múltiplas atividades ao mesmo tempo. Na infância, meninos expressam confusão e preferem praticar esportes, a participar ativamente de uma conversa entre cinco meninas, que estão discutindo até três assuntos de uma só vez! Mulheres tendem a serem intuitivas, pensadores globais.

As mulheres são muito hábeis em recordar informações, eventos ou experiências em que há um tema comum emocional. O lado direito do cérebro "faz sentido" das qualidades de voz como o tom, o volume. Ele também "faz sentido" de expressões faciais, gestos, linguagem corporal e os sentimentos que recebemos. Circunstancialmente, o nosso cérebro direito é nosso radar emocional. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas) criou prêmios especiais, como: Mulheres Empreendedoras e Mulheres de Negócios, dada a importância da participação da mulher no mercado empreendedor brasileiro e o reconhecimento da gestão eficaz. 

Cada vez mais as mulheres ganham destaque como profissionais e são reconhecidas por seu talento. Prova disso é a terceira edição do prêmio Mulheres mais Influente do Brasil, realizado pela revista Forbes, que mostra quem são as "poderosas" em vários setores, assim como, recentemente a escolha das 10 personalidades femininas mais influentes do mundo, de acordo com a mesma revista: Angela Merkel, 57 anos, chanceler da Alemanha; Hilary Clinton, 64 anos, secretária de Estado dos Estados Unidos; Dilma Rousseff, 63 anos, nossa presidente; Indra Nooyi, 55 anos, é a chefa executiva da Pepsico (EUA); Sheryl Sandberg, 41 anos, chefe de operações do Facebook; Melinda Gates, 47 anos, fundadora da Bill & Melinda Gates Foundation; Sonia Gandhi, 64 anos, presidente do congresso nacional da Índia; Michelle Obama, 47 anos, primeira dama dos Estados Unidos; Christine Lagarde, 55 anos, diretora do FMI; Irene Rosenfeld, 58 anos, CEO da Kraft Foods que comanda 127 mil funcionários em 170 países. 

E nós vamos incluir também todas as doutoras em desenvolvimento infantil e em relações humanas. São mulheres que cumulam inúmeras responsabilidades e ficaram fora das listas: Maria, representando milhões delas tem a palavra – "sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, às vezes até 24 horas. Minha equipe é formada por uma menina com 13 anos, outra com 7 e outra com 3, e meu mais novo projeto, um bebê de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz". E Maria completa que os ouve todas as necessidades – "Mãe, onde está meu sapato? Mãe me ajuda a fazer a lição? Mãe, o bebê não pára de chorar. Mãe, você me busca na escola? Mãe, você vai assistir a minha dança? Mãe, você compra? Mãe, e por vai". E se sou uma doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o que seriam as avós? doutoras-sênior em desenvolvimento infantil e em relações humanas; as bisavós, doutoras executivas sênior; as tias, doutoras-assistentes; e todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: doutoras na arte de fazer a vida melhor. Pensei: quão fantásticas as mulheres.

Dividir bem o tempo entre trabalho e família pode ser um desafio, mas é também um fator que ajuda a preparar melhor as mulheres para exercer cargos de liderança em grandes empresas. A avaliação é de Chieko Aoki, (dona do Blue Tree Hotels) e uma das principais empresárias do Brasil. "As várias jornadas que as mulheres precisam enfrentar deixam-nas mais preparadas e completas", diz. Segundo ela, o planejamento e disciplina necessários para conciliar as demandas profissionais e domésticas tornam as mulheres “mais competentes e com visão mais ampla das coisas”. O resultado? "São profissionais bem preparadas e eficazes, que sabem maximizar o seu tempo, sendo executivas altamente valorizadas no mercado de trabalho".
Luiza Helena (Superintendente rede Magazine Luiza), diz: "Acredito que homens e mulheres têm as mesmas chances de ter sucesso, desde que se empenhem e mostrem seu valor. Mas, quando elas se juntam, seja na educação dos filhos, nas empresas, em qualquer coisa, todos nós saímos ganhando muito mais". Em uma de suas palestras afirmou: "Neste aspecto algumas qualidades femininas passaram a ser indispensáveis, como a flexibilidade, intuição, processo educativo e interação".

"Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu." (John Richardson Jr.). Concluo que as mulheres estão inseridas na 2ª. alternativa; “FAZEM AS COISAS ACONTECEREM”. A nós homens recorrem ao mestre; "Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas." (Charles Chaplin).


(Por Roberto Botelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário