terça-feira, 19 de maio de 2020

DEMISSÃO: Perda ou ganho às avessas?

Uma postagem, de 2013..mas tão atual, nesta pandemia...vale a pena, repostar!

Houve um período em minha vida...em que eu estava muito cansada da área em que eu atuava; muitos anos trabalhando na noite, finais de semana, sem férias.... e decidi mudar de área!!!
É claro que não foi nada fácil tomar esta decisão...afinal, eu já havia passado dos 40 anos, fase da vida em que há um afunilamento das possibilidades profissionais.
Mas sempre acreditei no meu potencial e jamais economizei neurônios para aprender ou reaprender....
E através de contatos profissionais juntamente com minha formação na área hoteleira, consegui uma vaga bem interessante para atuar em uma multinacional. Tudo bem que era uma funcionária terceirizada... mas com a minha costumeira facilidade de comunicação, aos poucos fui despertando a atenção de gestores da empresa, que aproximavam-se e até mesmo pediam a minha opinião sobre alguns aspectos da área em que eu atuava.
Mas eu não ocupava nenhum cargo de chefia; muito pelo contrário.... na situação em que me encontrava, qualquer oportunidade, fora da área em que me sentia exaurida, seria muito bem vinda.
Apenas para constar, eu tenho uma enorme facilidade de percepção em relação ao outro, ou seja, tanto eu consigo perceber se quem está ao meu lado, está bem ou mal e também se é uma pessoa do bem ou do mal. E confesso que já tentei, inúmeras vezes ignorar este meu dom.....porque se tem uma situação que se torna muito desagradável é constatar que a minha percepção está correta...e muitas vezes  ter que se afastar de alguém, que poderia ser um potencial amigo (a), para não me decepcionar no futuro.
Enquanto for um relacionamento social, fora do meio corporativo, até que esta opção se torna possível.... mas no meio profissional, não é bem assim que as coisas acontecem....
E estou fazendo este aparte, porque foi exatamente o que aconteceu naquela empresa. 
A então gestora da minha área, resolveu observar a minha atuação com uma maior proximidade e, sempre que possível, pedia a minha opinião. Ela, também terceirizada, não tinha a mesma formação hoteleira que eu, o que fazia muita diferença aos olhos dos gestores da empresa. Através da minha experiência nesta área, eu conseguia visualizar o que ela não conseguia conceber e consequentemente, introduzir para a equipe.
Me lembro que, certa vez, tivemos uma situação muito embaraçosa na recepção da diretoria da empresa, onde eu atuava e, o gestor do RH da empresa veio pedir a minha opinião para promovermos algumas mudanças. À partir daquele momento, ela passou a me ignorar e, sempre que possível, comprometia a minha atuação, como se quisesse mostrar aos gestores da empresa, que gostavam muito do meu trabalho, que eu não era nada daquilo.
Uma outra característica da minha personalidade, sempre foi a observação; nada passa despercebido pelo meu olhar...mesmo que eu pareça indiferente. E, desta forma, sempre atraí pessoas com dificuldades que acabam por se aproximar de mim, para uma conversa ou até mesmo um desabafo. 
E nesta empresa, não foi diferente; alguns colegas, também terceirizados, desabafaram a insatisfação daquela gestora, que não só os desrespeitava no dia a dia, com frases de humor negro, como também já havia prejudicado bons profissionais, que forma demitidos, por não atuarem da forma que a beneficiasse em determinada situação.
...e uma outra característica minha: não suporto manipulação, principalmente se envolver seres humanos mais humildes e menos esclarecidos!!!! Eu posso até me prejudicar, mas defenderei até o último minuto os direitos de quem não o souber fazer.
...e claro... este meu jeito de ser, já me rendeu muitas perdas.... ou seriam ganhos às avessas????
Todos acompanharam a crise mundial de 2008, que atingiu diretamente o mercado automobilístico... e a área em que eu atuava, era exatamente esta e neste exato período!!!
Aqui no Brasil, o período de experiência na contratação de um funcionário recém contratado tem a duração de 90 dias, até que a contratação, de forma legal, seja efetivada. 
Eu estava em fase de experiência como funcionária terceirizada, com atuação em uma multinacional.... e quando a minha "querida" gestora soube que, eu havia sido convidada a participar das aulas de dança de salão que aconteciam fora do horário de expediente, mas que o grupo principal eram gestores de áreas diversas da tal empresa.... ela não exitou: faltando três dias para a minha efetivação na empresa, eu recebi o "cartão vermelho" e fui demitida!!!!
E confesso: foi a primeira vez que isso havia acontecido em minha vida profissional e não foi nada fácil administrar tal situação. Eu havia conseguido me recolocar no mercado de trabalho, após 40 anos de idade, em uma função que, mesmo tendo experiência no cargo, jamais havia atuado em uma multinacional, onde os procedimentos são tão diferentes. E havia conseguido me adaptar; minha atuação era muito elogiada.
Mas existem SERES HUMANOS e seres humanos.... e, muitas vezes, a diferença deles está em um pequeno detalhe: caráter!!!!... e talvez, para os que não o tenham, conviver com o caráter alheio, deva ser um incômodo muito desconfortante!!!!
Prefiro não entrar nos detalhes do desligamento desta empresa, pois acredito não contribuir em nada para o que quero abordar....
Mas, você deve estar se perguntando: Por que ela postou a frase acima de Mahatma Gandhi?
Simplesmente porque, naquela empresa, por aquela gestora, eu fui ignorada, pisoteada, constrangida e covardemente demitida....mas não me calei!!!
Assim que percebi que não recuperaria o meu emprego, onde me sentia tão feliz por poder trabalhar em horário comercial, e não mais à noite ou finais de semana, com todos os meus direitos trabalhistas adquiridos, mesmo em uma função muito aquém das que estava acostumada atuar, eu a denunciei ao RH da multinacional ....
E, por mais que tenha perdido o meu emprego, eu me senti uma vencedora, pois ela foi demitida por justa causa, após uma minuciosa investigação interna, onde constataram as muitas irregularidades daquela gestão permeada pela falta de caráter, desrespeito ao próximo e muita dissimulação!!!!
Eu poderia não estar mais lá...mas me sentia recompensada por poder ter cumprido, o que costumo intitular de "missão", naquela empresa: nunca mais ela iria prejudicar, ao menos naquela empresa, pessoas do bem, humildes porém esforçadas, que não conheciam seus reais direitos e, consequentemente, não saberiam como se defender de tamanha covardia, ou até mesmo, assédio moral!!!
Confesso que, profissionalmente, os meses subsequentes àqueles, não foram nada fáceis.... conviver com o desemprego em um período em que somos tarjados como obsoletos  para o mercado de trabalho, deprecia demais qualquer auto-estima, até mesmo as mais elevadas.
Mas, como também tenho como característica o hábito de me deixar abater excessivamente pelo o que a vida me traz de presente, consegui superar mais esta decepção...

E quer saber mesmo porque resolvi usar minhas letrinhas para compartilhar mais esta passagem da minha vida? 
Porque, se tem um motivo para eu agradecer ao Alto, diariamente, também é pela minha facilidade em escrever e poder, de alguma forma, contribuir para que pessoas, que jamais cruzei o olhar, possam pensar de uma forma diferente para tudo o que a vida nos traz.... e jamais desistir...JAMAIS!!!

E são mensagens como a que segue abaixo, que fortalecem o meu maior desejo para o ano de 2014, que já já estará entre nós:


Querida Élide,


Durante esta ano de 2013 muitas boas surpresas me aconteceram, uma delas foi ter conhecido você (mesmo que pela rede). 
Entendo como boa surpresa pessoas de bom caráter, e que principalmente traz Jesus Cristo no coração. E você amiga, foi esta grande e linda surpresa para mim neste ano de 2013. 
Talvez você nem saiba, mais foi e continua sendo um grande incentivo para continuar nesta jornada de trabalho. 

Agradeço profundamente a Deus pela sua vida. E tenho certeza que neste ano de 2014 que vai entrar as bençãos de Deus triplicarão em sua vida e da sua família. 

Feliz Ano Novo...querida amiga!!!



.....com certeza.... eu posso ter tido muitas perdas... mas  me desculpem a expressão que vou usar... costumo dizer que jamais irei me prostituir em detrimento às minhas ideologias pessoais!!!!
Todos precisamos do dinheiro que o trabalho profissional nos oferece...mas entre ganhar dinheiro e manter o meu caráter, sem sombra de dúvida, eu fico com a segunda opção.... 
Porque eu realmente acredito que, qualquer ganho material, que realmente valha a pena, que não se transforma em doença ou em tristes histórias pessoais, é resultante de uma consciência limpa, da pureza da alma e de atitudes que jamais prejudiquem o próximo!!!!
Tenho muito a aprender nesta minha caminhada e, se o Alto assim permitir, muito ainda por ser feito... 
Mas seja lá o que está reservado para mim.... 

Eu não me rendo a este capitalismo desenfreado... 

Eu não me vendo às atitudes tresloucadas deste capitalismo 

contemporâneo e muito mais.... 

Eu não abro mão dos meus princípios!!!!!

Muitíssimo grata pela sua presença no decorrer deste 2013, aqui em meu cantinho....
Não seriam quase 50.000 acessos, se você não estivesse aqui, de mãos dadas comigo, dia após dia!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário