terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mas hoje é dia de que mesmo? Ahhhhhhhhh....


Eu nem sabia que existia este dia, você sabia?

Dia Internacional da Igualdade Feminina

Para mim, qualquer comemoração ligada à mulher, em termos de igualdade com os homens, era comemorado apenas no dia 08 de março, o Dia internacional da Mulher.
E para minha surpresa, em minha agenda e já impresso, a lembrança deste dia.
Tudo bem que, pelo que pesquisei antes de escrever este post, não é um dia de comemoração, mas sim um convite para que todos se conscientizem do quão necessário é a prática do respeito e dos direitos assegurados à mulher.
O Deputado Estadual Isac Reis, comentou em seu site www.isacreispt.com.br:
"Mais do que uma homenagem ao gênero, o Dia Internacional da Igualdade Feminina é uma data de reflexão sobre as transformações que ainda devem acontecer para a plena igualdade entre homens e mulheres".

Por mais que o Feminismo já aconteça há mais de um século, eu não sei você, mas eu o vejo de uma forma muito mais suave.
Não tenho a mínima intenção de ocupar o lugar de um homem; apenas quero o meu lugar na sociedade!
Não acredito na igualdade entre homens e mulheres em vários aspectos a começar pela forma física. Mulheres são admiradas pela sua feminilidade e delicadeza e homens, pelo seu jeito viril de ser e, em muitas situações, pela segurança que nos passam.
E sinceramente...eu não gostaria que um dia, isso fosse diferente!!!
Com todo o respeito às opções sexuais e possíveis alterações nestes aspectos citados, eu só vejo um detalhes que necessita ser modificado em relação às diferenças entre homens e mulheres: o respeito!!!
E este respeito que abordo é o respeito incondicional, ou seja, do âmbito familiar ao âmbito profissional, dos relacionamentos familiares aos emocionais, dos parentes aos patrões.
O que realmente me tira do sério hoje, não são os momentos em que um homem não me abra a porta ou não me puxe a cadeira, mas sim quando a minha inteligência e percepção pessoal é minimizada ou descartada por quem quer que seja, incluindo o sexo oposto.
E, outra característica que passou a vigorar neste século, após tantas conquistas femininas, é o direito de não ser mais tão sobrecarregada nas tarefas domésticas.
Tudo bem que a mulher ainda, culturalmente falando, está muito mais apta aos afazeres domésticos...mas por que temos que ter sempre tanto a fazer? Por que as tarefas não podem ser divididas? Por que não há uma valorização e reconhecimento sobre o papel da mulher, principalmente por seus companheiros?
Afinal, já ficou lá atrás o papel de dona de casa...
Por mais que a mulher não tenha um trabalho profissional fora do ambiente doméstico, o papel que ela desemprenha na sociedade, nos dias atuais, ultrapassa em muito os limites do forno e fogão, cama, mesa e banho. Dificilmente vemos uma mulher, mesmo com o título de  "dona de casa" que não tenha alguma atividade extra e que, com certeza contribui para a receita da família ou mesmo para a economia familiar.
As mulheres adultas deste século não se limitam mais às informações passivas passadas apenas pelos meios de comunicação tais como TV, rádio, etc.... As portas do mundo se abriram diante da globalização e, mesmo que optem pelo papel intitulado "do lar", o nível de conscientização e informação são inúmeras vezes maior do que acontecia no século passado, o que as tornou muito mais presentes e formadoras de opinião na criação de seus filhos como também aptas às conversas com seus companheiros, profissionais em ação.
E, em relação às mulheres que atuam no mercado de trabalho então, estas nem precisamos entrar em detalhes: mulheres com atuação nas mais diversas áreas profissionais, inclusive, aqui no Brasil, nossa "Presidenta" Dilma Russef.
Os limites, para nós mulheres, não existem mais...a não ser em questões salariais se pendermos para o quesito remuneração de cargos similares....mas esta questão, por ser cultural,  ainda está distante de ser solucionada de forma global.
Talvez o dia de hoje, seja muito bem vindo para usarmos este poder que adquirimos, através da superação e busca de ideais, para focarmos o que ainda realmente não conseguimos conquistar de forma eficaz: o respeito à nossa fragilidade, à nossa sensibilidade e à nossa forma diferenciada de perceber o mundo!
Se apenas o respeito passar a fazer parte dos nossos dias futuros, já teremos conquistado um outro patamar nesta luta pela igualdade entre homens e mulheres


"Acho que um dos maiores enganos do feminismo foi não ter divulgado que a igualdade feminina não era apenas em favor de benefícios, mas de deveres também. "

"Feminismo é para todas e todos. Não é uma forma de machismo ao contrário, é simplesmente uma forma de colocar tudo no lugar certo e fazer as coisas serem mais justas. O que é ruim para um, é ruim para uma; o que é bom para um, é bom para uma também."


Apesar de não fazer parte de nenhuma ideologia religiosa, apenas minha conexão com o Alto, para quem tiver tempo e quiser dar um pouco de risada...segue uma sugestão de vídeo sobre as diferenças entre homens e mulheres.
Digamos que uma delicada postura sobre as diferenças de CÉREBROS...quem sabe você descubra o porquê do negrito e letras garrafais...ehehehehe


A mulher (mensagem)

http://youtu.be/p-FesEUA6b4


Nenhum comentário:

Postar um comentário