Estou muito emocionada...e todos sabem que evito postagens que envolvam o cenário político/econômico.
Mas não posso me calar frente a um desabafo destes, relacionado à uma situação que vivenciei e vivencio de tão perto! !!
Um desabafo de uma mulher pública, conhecida por todos os brasileiros...que sempre nos fez rir tanto, em seus muitos personagens na TV e no teatro. E hoje, um desabafo saído das entranhas, da alma e da mais desesperada vontade de continuar viva e com saúde plena!!!
Não tenho o hábito de usar termos chulos em minhas postagens. ..mas neste caso, onde faltam palavras para descrever tanto descaso, há necessidade sim de nos comunicarmos exatamente como Arlete Sales fez...sem travas na língua ou até mesmo nos esquecendo de bons modos em relação à educação que recebemos ! !!
Já estamos todos cansados de ver tantos desmandos noticiados no país, como eu nunca havia visto, em toda a minha vida. ..e o pior de tudo isso, é que nunca ninguém viu ou sabe de nada!!!
Até quando vamos escutar frases tão descabidas, quando dentro da nossa casa, ou das pessoas que nos são queridas, faltam itens básicos, mais do que alimentos, medicamentos para preservar a vida?!?
Será que o que realmente importa é continuar se beneficiando em causa própria, enquanto se tem o poder nas mãos?!?!
E será que não sobra tempo para olhar para o caos instalado na área da saúde, quando chegamos a um ponto de não se ter mais para onde correr?
Olhem só em que ponto está nossa SAUDE: do mais novo " inimigo", ZICA VÍRUS e família até o tratamento oncológico? !?!
Somos brasileiros sim, ainda com muito orgulho. ..mas já com manchas de muita vergonha em nossos corações !!!
Por mais que digam que a responsabilidade é dos que votaram nos candidatos da "situação", pelo amor de Deus, onde foi parar a dignidade destes candidatos empossados, o caráter e o comprometimento com uma nação deste tamanho?
Será que não dormem para ter o momento de colocar a cabeça no travesseiro e pensar, consigo próprios, os caminhos pelos quais levam a nossa nação a situações com tamanha precariedade ?
"PRESIDENTA Dilma e ex Presidente Lula": Vocês já passaram pelo tratamento oncológico e com certeza não esqueceram o que significa cada etapa deste tratamento, dos benefícios de uma quimioterapia até os efeitos colaterais, tão intensos em muitos casos.
E isso porque tiveram disponíveis, a melhor equipe médica, os melhores hospitais e os medicamentos necessários para o pronto restabelecimento, quiçá, medicamentos importados....
Será que já imaginaram o que significa passar por tudo isso, mas sem motorista, sem hospedagem luxuosa, sem alimentos de primeira linha, sem previsão de consulta médica ou disponibilidade de medicamentos?
Eu sou uma paciente em tratamento oncológico, há dois anos, e jamais esqueço as cenas e as histórias que relatam nos corredores do hospital A.C.Camargo, em São Paulo: pessoas que se deslocam de outros estados muito distantes da capital paulista e, mesmo sem estrutura financeira para permanecer na cidade, se viram como podem; tudo em prol de um tratamento com maior possibilidade de sobrevida!!!
Em outros estados, principalmente do norte e nordeste, não se encontra estrutura para tais tratamentos: medicamentos inexistentes e médicos insuficientes...sem mencionar as condições dos aparelhos de radioterapia, por exemplo; muitos desativados ! !!
E mesmo aqui na Grande São Paulo: tantos problemas para a liberação de exames, consultas, receitas com nomenclatura " paliativo ", que em muito dificultam o acesso aos medicamentos no SUS.
Que médico tem o poder de decidir se este ou aquele paciente tem condições ou não de sobreviver?!?!
Por que a saude pública age como verdadeiro "Deus", tentando determinar quem deve ou não fazer uso deste ou daquele medicamento? !?!
Milhões de reais são destinados às pesquisas, por anos a fio... e quando chega- se a um resultado positivo em prol do combate ao câncer, ou até mesmo benefício aos pacientes já diagnosticados, várias controvérsias são apresentadas e o medicamento, por fim, desaparece, como em um passe de mágica; tornou-se raro e inatingível para a maioria dos que dele, necessitam.
Eu realmente espero que, a partir de um relato tão forte como este de Arlete Sales, alguma coisa seja feita, principalmente através da mídia e de todos os políticos com poder de decisão; que a mídia denuncie todos os procedimentos inadequados na área da Saúde; que a população não se faça de rogada e que os políticos parem e se dêem conta de que, não são seres superiores: quando o diagnóstico acontece, vidas podem ser perdidas, inclusive a de cada um de vocês! !!
Pode até ser que os jovens que pintam " a cara" e se organizam em manifestações saibam o que significa o termo "Câncer" ...mas tenho certeza que, na idade deles, pouquíssimos conseguem mensurar o que realmente signifique " risco de morte"...porquê todos estão na flor da vida, acreditando que o maior problema existente são R $0.30 de aumento na tarifa do transporte público ou até mesmo, a perda da escola que mudará de endereço. ..
Já tivemos esta idade. ..e jovens são sempre jovens!!!
Talvez o ponto em comum que vejo é a necessidade de viver o momento presente...mas com intuitos diferentes: os jovens querem defender seus direitos porque acreditam serem reais...ja os pacientes oncológicos só querem defender o real direito de continuarem aqui...saudáveis e vivos!!!!
Conjecturando nesta trajetória intitulada "VIDA"!!!
- Início
- De onde vem "Éli de bem com a vida"???
- Élide Soul...sou borboleta...em constante metamorfose!!!
- Quando estou em conexão com minhas letrinhas.....
- Senta que lá vem história..."uma filha do coração!"
- Câncer de mama: Jamais acontecerá comigo!!!
- SOUL - Assessoria em Comunicação
- Assessoria de Imprensa ou de Comunicação?!?
- Gestão Disney: excelência em ações pessoais e prof...
- Programa "Éli de bem com a V.I.D.A" - Temporada 01 - Portal UOL
- Programa "Éli De bem com a Vida" - temporada II - UPTV
- Outubro Rosa 2016 - Mauá Plaza Shopping
- Canções de bem com a V.I.D.A.!!!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Depoimento de Arlete Sales - atriz em tratamento oncológico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário