domingo, 5 de junho de 2016

Metamorfose: em qual estágio estamos???

Muitos já sabem da minha "paixão" pelas borboletas.... mas não são apenas as borboletas que me encantam....mas todo o processo pela qual elas passam!!!!
Metamorfose é um processo de transformação; eu diria, de aperfeiçoamento.
Porque se olharmos uma lagarta, com cores discretas, sem muita arte, um ser rastejante, de certa forma, pesado, e que até mesmo provoca um certo asco em muitos humanos, passa por um upgrade ao se transformar em uma borboleta.
Após a metamorfose, torna-se um ser vivo com cores em designers individualizados, permeado pela leveza, delicadeza e porque não dizer, encantamento único.
Esse processo pode demorar até um ano, onde ganha-se o céu, a liberdade e a admiração de muitos!!!
E tudo isto em relação à nos: se nos comparamos à metamorfose sofrida pela borboleta, onde estaríamos neste exato momento? Rastejando, em um casulo ou já em pleno voo??
E,seja lá qual for o estágio em que nos encontramos, qual o nosso grau de paciência para superar cada um destes estágios, e realmente estarmos aptos à conquista do reconhecimento tão almejado?
Mas esta foi só mais uma das minhas muitas divagações.....
Que tal conhecermos mais detalhes deste processo tão fascinante????
Quem sabe consigamos entender melhor, este tempo que a vida nos impõe...mas que ainda temos tantas dificuldades em aceitar.....
Como uma lagarta se transforma em borboleta? 


 A transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estagio adulto. O inicio do ciclo começa com os ovos que são postos pela borboleta geralmente em folhas de plantas. “Esse período dura de alguns dias até um mês”, diz a entomologista (especialista em insetos) Cleide Costa, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Há um mecanismo no corpo do inseto que faz com que o embrião fique inativo no ovo até que as condições do clima e do crescimento da planta (onde ele esta e que servirá de alimento) sejam favoráveis. Ele se transforma então, em lava (lagarta). Nessa fase, que dura meses até mais de um ano, o animal come mais (geralmente folhas) para crescer e guardar energias. Durante esse estagio, a lava produz fios de seda ou semelhantes, que se prendem a superfície onde ela esta. Apesar de ainda não ser o casulo, esses fios servem de abrigo contra os predadores. Quando o animal atingir a fase de pupa, depois de várias mudanças de pele, ele usará esses fios para construir o verdadeiro casulo. A larva fia em estado de total repouso por um período que vai de uma semana a um mês, dependendo da espécie, e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando a borboleta já estiver pronta, ela rompe o casulo. Uma vez livre do casulo, é preciso colocar as asinhas de fora. Elas ficam abrigadas no tórax. O inseto contrai o tórax e joga sangue para dentro do compartimento qual estão as assas. Com isso, o compartimento se rompe e as asas saem. A mobilidade que o vôo dá ao inseto é importante para dispersar a espécie para outras áreas e principalmente para que fêmeas e machos se encontrem. Assim como na fase de larva o mais importante é a alimentação, e na de pupa é a transformação, a principal atividade na fase adulta (que dura de uma semana a alguns meses) é a reprodução. 
A metamorfose não é privilégio apenas da borboleta. Outros animais, como anfíbios, também sofrem transformações. Mas as mudanças sofridas por esses insetos são as mais radicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário