quarta-feira, 8 de junho de 2016

Borboletrando..."A Pedra da Felicidade..."


Nos tempos das fadas e bruxas, um rapaz achou, em seu caminho para casa, uma pedra que emitia um brilho diferente de todas as que ele conhecia. Impressionado, decidiu levá-la para casa. 

Era uma pedra do tamanho de um limão e pertencia a uma fada que a perdera por aqueles caminhos, em seu passeio matinal. Era a Pedra da Felicidade. 

Possuía o poder de transformar desejos em realidade. 

A fada, ao se dar conta de que havia perdido a pedra, consultou sua fonte de adivinhação e viu o que havia ocorrido. Avaliou o poder mágico da pedra e, como a pessoa que havia encontrado a pedra era de uma família pobre e sofredora, concluiu que a pedra poderia ficar em seu poder. A fada decidiu ajudá-lo. 

Apareceu ao jovem em sonho e disse-lhe que a pedra tinha poderes para atender a três pedidos: um bem material, uma alegria e uma caridadeMas, que esses benefícios somente poderiam ser utilizados em favor de outras pessoas. Para atingir o intento, cabia-lhe pensar no pedido e apertar a pedra entre as mãos. 

O moço acordou desapontado. Não gostou de saber que os poderes da pedra somente poderiam ser convertidos em proveito dos outros; queria que fossem para ele. Tentou pedir alguma coisa para si,apertando a pedra entre as mãos, mas sem êxito. Assim, resolveu guardá-la, sem muito interesse em seu uso.

Os anos se passaram e esse moço tornou-se bem velhinho. Certo dia, rememorando seu passado, concluiu que havia levado uma vida infeliz, com muitas dificuldades, privações e dissabores. Tivera poucos amigos, porém reconhecia ter sido muito egoísta. Jamais quisera o bem para os outros. Antes, desejava que todos sofressem tanto quanto ele. Reviu a pedra que guardara consigo durante quase toda a sua existência; lembrou-se do sonho e dos prováveis poderes da pedra. 

Decidiu usá-los, mesmo sendo em proveito dos outros. Assim, realizou o desejo de uma jovem, disponibilizando-lhe um bem material. Proporcionou uma grande alegria a uma mãe, revelando-lhe o paradeiro da filha há anos desaparecida, e por último, diante de um doente, condoeu-se de suas feridas, ofertando-lhe a cura. 

Ao realizar o terceiro benefício, aconteceu o inesperado: a pedra se transformou em uma nuvem de fumaça e, em meio a essa nuvem, a fada - vista no sonho que tivera ao achar a pedra - apareceu-lhe dizendo: Usaste a Pedra da Felicidade. O que me pedires para ti, eu o farei. 

Antes devias fazer o bem aos outros para mereceres o atendimento de teu desejo. Por quê demoraste tanto tempo para usá-la?

O homem ficou muito triste ao entender o que se passara. Tivera em suas mãos, desde sua juventude, a oportunidade de construir uma vida plena de felicidade, mas fechado em seu desamor, jamais pensara em fazer o bem ou levar a felicidade a alguém. Ignorava que, fazendo alguém feliz, colheria o bem e a felicidade para si mesmo. 

Lamentando o seu passado  de dor e seu erro em desprezar os outros, pediu comovido e arrependido, à fada: 
Dá-me tão somente a felicidade de esquecer meu passado egoísta...

Autor Desconhecido

Fonte e imagem: passarinhosnotelhado.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário