quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dia do Fotógrafo

Hoje é dia de que?
Dia do Fotógrafo??? rssssssss
Se pesquisarmos com detalhes, há controvérsias sobre qual é a data correta para se comemorar o Dia do Fotógrafo, que pode ter sido ontem...ou hoje....ou mesmo há três dias atrás...rssss
Há registros de 6, 7, 8 e até 9 de Janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.
O Dia Mundial da Fotografia, por exemplo, tanto encontramos registros como 19 de agosto como 15 de agosto e, o dia do Repórter Fotográfico é comemorado em 02 de Setembro.

Mas, acho que o interessante, neste caso, é não nos atrelarmos à tantas controvérsias e datas específicas.
Que tal simplesmente parabenizarmos, nesta semana, quem conhecemos que tem atuação como Fotógrafo e utiliza em seu trabalho a fotografia?


Por exemplo, nós da Redação da Check-in Magazine, temos a fotografia como ítem fundamental para o nosso trabalho, e estamos sempre em busca de fotos inéditas. São elas que colorem os textos que desenvolvemos, que ilustram o que queremos passar, que dão noção da beleza de onde sugerimos como roteiro.
Fico até imaginando: o que seriam de Revistas com atuação no Segmento de Turismo, se não fosses as fotografias e os fotógrafos?
Então...fica aqui os nosso “Parabéns” aos muitos fotógrafos, profissionais e amadores, que colorem nossos dias através de seus olhares ímpares, sensibilidade aguçada e lentes tão especiais! Vocês fazem a diferença em nosso dia a dia virtual e mídias impressas!

Uma curiosidade: Em agosto de 1839, a fotografia foi anunciada oficialmente ao mundo, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo, desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre. Então, acredita-se que, as datas comemorativas em janeiro no Brasil, sejam referentes à chegada do  Daguerreótipo por aqui, cujos relatos datam de janeiro de 1840. Foi o abade Louis Compte quem trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro). Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas - no interior do Estado de São Paulo.

Fonte: www.sergiosakall.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário