terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Absolutamente nada dura para sempre, certo?

Oi pessoas mais que queridas..... que saudades estou sentindo deste meu cantinho....

Ainda em recuperação... mas não me contive em vir ao encontro de minhas letrinhas....

E só para não perder o hábito..... minhas costumeiras divagações....



Levamos a nossa vida de forma automatizada: acordamos, nos arrumamos, nos alimentamos, saímos para nossas atividades pessoais, profissionais, ou até mesmo, voluntárias....
Iniciamos e terminamos cursos e treinamentos diversos, onde temos a oportunidade de reciclar nossos conhecimentos, em vários momentos de nossas vidas!!!
Conhecemos pessoas novas, lugares novos, pratos novos...os quais contribuem para um novo olhar, uma nova percepção!!!
E sempre que possível, nos permitimos o lazer para descontrair nossa mente de rotinas tão tensas!!!
E quando encerramos mais um dia, um lar seguro, com água para o banho (ainda disponível) e em temperatura agradável; uma cama quentinha, com lençóis limpos e colchão confortável.... roupas novas e atuais, sapatos confortáveis....frutas e tantos outros alimentos....
Sem esquecer dos equipamentos multimídia que nos mantém conectados com o mundo, através de imagens, músicas, mensagens, etc!!!
Não bastando o modo como muitos se relacionam com a natureza de forma em geral, desrespeitando animais com maus tratos, podando árvores de forma indevida e contaminando a água dos rios, entre tantos outros maus exemplos, o mais interessante é observar, em um grande número de seres humanos, um comodismo em relação a isso tudo, como se a vida não fizesse mais do que a sua obrigação em nos disponibilizar tamanha comodidade!!!

E aí vamos seguindo nossa vida.... no piloto automático, dia após dia, ano após ano, sem nos darmos conta de que nada dura para sempre e que, de uma hora para outra, o que parecia ser eterno e imutável, se transforma, provocando um desajuste inesperado em nossas vidas...em nossas rotinas!!!

Tudo bem que "vira e mexe" escutamos alguém dizer:
"Nossa...essa foi a fase mais dífícil da minha vida....este foi o momento mais difícil da minha vida!!!"

...e talvez até possamos acreditar que daquele momento em diante,  foi despertado algo diferente naquele Ser e que haverá uma nova consciência, uma nova percepção em relação ao que realmente tem valor nesta vida..... mas nem o fato de vivenciar situações delicadas em nossas vidas, é uma garantia de que as atitudes irão mudar, desencadeando novvos comportamentos!!!!

E por mais que saibamos que, momentos difíceis sempre farão parte de nossas vidas, Seres humanos, em sua maioria, vivem o presente e a memória dos momentos passados é muito seletiva. 
Já conhei pessoas que não se lembram de quase nada de sua adolescência, de sua infância.... o que, em meu ponto de vista, tem vantagens e desvantagens..... como tudo nesta vida, não é?
Vantagens por não sofrer em duplicidade ao se lembrar do que não foi tão agradável.... e desvantagens porque, ao esquecer de muitos fatos, nem sempre conseguimos identificar onde está o "nó" da questão, onde é que ficamos enroscados em nosso passado...o que é que está obstruindo o nosso emocional, através do inconsciente, para nos desvencilharmos das dificuldades do momento presente.


E enquanto nos mantemos envoltos nestes tais "nós", embaraçados em nossas limitações, mesmo que imperceptíveis aos nossos olhos, nosso corpo tenderá a adoecer, pouco a pouco, mesmo que seja de maneira homeopática. Uma dor de cabeça aqui, uma dor de estômago alí .... e vamos nos mantendo na auto-medicação, até o exato momento em que identificamos a necessidade de sermos cuidados por profissionais da área médica.
E de repente, sem que tenhamos dado conta dos nossos reais limites, estamos adoecidos, muito mais na alma do que no corpo...mas de tão frágil, ele passa a necessitar de cuidados... muitas vezes, nos afastando de nossas atividades mais corriqueiras!!!
E é exatamente neste momento de nossas vidas que passamos a desenvolver um outro olhar... 
E quer saber mesmo? Eu realmente não acredito que seja de forma gratuita....
É como se fosse uma nova chance que a vida nos oferecesse, na intenção de reavaliar ou até mesmo, se for o caso, recomeçar... nos tirar do piloto automático e passarmos a ter a percepção de cada ação, de cada escolha...de cada decisão tomada!!!!
E claro que não resolvi abordar este tema por acaso....
Acabei de passar por uma cirurgia em detrimento ao diagníostico de um carcinoma de mama e estou mais apta do que nunca a divagar:


Que sabedoria suprema é essa que nos torna tão mais sensatos quando somos colocados no limiar da vida, ou à mercê do final dela, onde temos a oportunidade, de acordo com nosso livre arbítrio, de rever valores, questionar ligações, opções, prioridades, vontades .... enfim, reelaborar o nosso futuro???

Porque, adoecer, seja lá do que for, significa estar doente... isso já sabemos...
Mas em minha concepção, adoecer significa um SER adoecido em sua alma, em sua essência.
E adoecer pelo acometimento do Câncer, também em minha concepção, é gritar sem pudor, em alto e bom tom, para quem quiser ouvir:

CANSEI!!!!


Tudo bem que, cientificamente, o Câncer é "apenas" uma multiplicação descontrolada das células, oriunda da má formação genética; mas em minha vã sabedoria não me limito a tal constatação.
No decorrer dos dias, palavras proferidas e recebidas, as quais promovem altos e baixos na auto-estima dos Seres Humanos, estão intrinsecamente relacionadas à emoção, e consequentemente, refletindo na saúde física e psíquica. E a forma de administrá-las, pode fazer toda a diferença nesta trajetória chamada VIDA !!!
Por mais que pacientes oncológicos não se sintam donos do presente, em função de tratamentos tão dolorosos e muitas vezes, diários, não se pode se prender ao passado e ignorar o futuro, como se ele não fosse existir. 
Cada um tem a sua história pessoal e um organismo que irá responder de forma diferenciada, de acordo com as opções feitas até este momento.
Então, resolvi não compactuar com quem ainda acredite que o Câncer, uma palavra que se tornou um estigma para a sociedade, seja recebido como uma sentença de morte, mesmo que velada!!! 
Eu estou aqui  e há tantos outros, mundo afora, passando pela mesma enfermidade. 
Não vou me entregar.. jamais,,,, ACREDITE!!!!

Tudo bem que tem uma dorzinha aqui, sentar à frente do computador ainda é desconfortável, afinal, só quatro dias de pós cirúrgico... mas eu senti uma vontade muito forte de estar aqui novamente e partilhar com cada um dos que me seguem, o que estou sentindo....

De repente, este seja o meu momento perfeito para rever o meu modo de ser, para mudar algumas ações e eu até diria, para renascer, como uma fênix!!!

Talvez até mesmo deixar de lado padrões antigos, ações e tantas reações desnecessárias...

Porque eu realmente acredito que o Câncer nada mais seja do que uma revisão de vida...aquela oportunidade de nos reconectarmos com nossa essência verdadeira e, através do amor incondicional, passarmos a limpo o que não conseguimos até este momento.
Porque através do amor, nada se torna impossível, distante... tudo se fortalece... basta acreditar e se permitir vivenciá-lo!!!
Porque sinto fortemente que, se eu conseguir superar este momento, até o ar que respiro será mais leve e o futuro, indelével!!!!

Então.... não espere a sua alma adoecer.... permita-se SER!!!!!

Até breve.... continuo com vocês em meu coração!!!!!
...lindos dias de vida para todos nós!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário