quinta-feira, 28 de junho de 2018

Imigração japonesa no Brasil: 110 anos!!!

Oiiii...tudo bem com todos?
Hoje senti muito forte, em meu coração, fazer um post sobre os 110 anos da Imigração Japonesa, no Brasil.
E sabem , por que?
Porque eu devo ter alguma ligação muito forte com japoneses...ehehe
Meu filho mais velho, Fábio,  é casado com uma japonesa, Suzana, e me deu de presente, uma linda netinha mestiça, Lia.
Meu filho do meio, Bruno, é noivo de Hayuri.
E eu, namoro com o Hélio, também filho de japonês.
E aí a família cresceu, dos dois lados...minhas netinhas, netinhas dele e o convívio com orientais, passou a fazer parte do meu dia a dia.
Incrível, né?
Deve haver alguma explicação para isso...ehehe
Mas, enquanto não a tenho, que tal conhecermos um pouco da história da chegada dos imigrantes japoneses, aqui no Brasil?
Com toda certeza: eles sempre têm muito a nos ensinar!!!
Um lindo e abençoado dia para todos nós!!!

"Há 110 anos, o navio Kasato Maru aportava no Brasil com a primeira geração daqueles que se tornariam os imigrantes japoneses. 
Imagem relacionadaEm comemoração a este marco histórico que já se prolonga por mais de um século, o evento apresenta diversas performances de arte, cultura e esporte tradicionais do Japão. De danças folclóricas e artes marciais até grupos musicais, a programação enaltece a história e tradição da rica cultura japonesa. A escola de samba Águia de Ouro, cujo enredo do carnaval de 2015 homenageou o Japão, também fará participação especial na celebração.
Resultado de imagem para kasato maruDesde a primeira geração de imigrantes até o ano atual, a população de descentes de japoneses no Brasil chega a mais de um milhão de pessoas, tornando-se a maior comunidade dessa nacionalidade fora da terra do sol nascente. Com performances interativas e envolventes, o evento homenageia a pluralidade cultural do país, assim como a relação de harmonia e respeito construída há tantas décadas entre o Brasil e o Japão."
Fonte: centroculturalfiesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário