quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam

Vivemos hoje um dia histórico; e  não é só para a Igreja católica; ela é considerada uma das maiores instituições religiosas e políticas da humanidade

Que o Alto esteja por trás de qualquer escolha feita pelos homens e que, este novo Papa, possa ser, através do poder da Igreja Católica, um missionário da paz e da união entre os povos, com total respeito às desigualdades; sejam elas de raça, credo ou mesmo de opções de vida.

Cardeal se torna o primeiro papa latino-americano da história. 

(fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br - http://epocanegocios.globo.com)

Os cardeais escolheram o sucessor para Bento XIV nesta quarta-feira (13/03). A confirmação foi feita pela fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina às 15h05 (horário de Brasília). Inicialmente, a fumaça saiu preta, confundindo a quem assistia à cerimônia e depois de alguns segundos ela se tornou branca. 
Os sinos da Basílica de São Pedro repicaram dando a boa nova ao pontífice, que passará à chamada sala das lágrimas para se vestir com batina branca e sapatos vermelhos.
A decisão foi tomada depois de três votações, duas delas realizadas nesta manhã. A escolha para o 266° papa foi feita por 115 cardeais.
Bento XVI foi eleito, em 19 de março de 2005, na quarta votação; João Paulo II, em 16 de outubro de 1978, na oitava votação; e João Paulo I, em 26 de agosto de 1978, na quarta.
Assim que a fumaça branca começou a ser vista, a multidão comemorou com aplausos, gritos, abraços e choro. Todos seguiram rumo à Basílica, onde fica a janela da qual o novo papa se pronunciará gritando "Viva o Papa".












O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito  o novo papa, anunciou nesta quarta-feira o cardeal diácono francês Jean-Louis Tauran ao aparecer na varanda central da Basílica de São Pedro. 
Bergoglio, que adotou o nome de Francisco e se tornou o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, terá a missão de liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo após a renúncia de Bento 16 , oficializada em 28 de fevereiro .








Nenhum comentário:

Postar um comentário