sábado, 16 de março de 2013

Conectado ao mundo: Papa e o porque do nome Francisco

O Papa Francisco, o primeiro papa latino-americano, Jorge Mario Bergoglio,  escolheu o nome Francisco, baseado na história de vida de  São Francisco de Assis.


Em uma entrevista coletiva para centenas de jornalistas do mundo todo, o Papa Francisco comentou: "porque quero uma igreja pobre e para os pobres". 

Mas  também acrescentou que esta escolha, foi inspirado pelo cardeal brasileiro Claudio Hummes.

D. Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, foi prefeito da Congregação para o Clero e se tornou um grande amigo para Jorge Mario Bergoglio. Segundo o Papa Francisco, D. Claudio Hummes o confortava, quando se aproximava da eleição. 
E quando recebeu os 77 votos necessários para ser eleito Papa,  D. Claudio o abraçou e o beijou, dizendo: "Não se esqueça dos pobres!"

E ele continua: " 'Enquanto o escrutínio prosseguia, enquanto os votos eram contados, veio em meu coração o nome de Francisco de Assis', revelou, acrescentando que São Francisco seria 'um homem pobre', que impulsionou o 'espírito de paz'.

E, em reconhecimento desta amizade, o Papa Francisco convidou D. Claudio Hummes para acompanhá-lo em sua primeira aparição no balcão da Basílica de São Pedro e em sua primeira prece após a eleição.



(fonte: http://noticias.br.msn.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário