sexta-feira, 7 de março de 2014

“Abandone essa angústia, antes que você seja mais um (a) na estimativa.”

Ahhhhhh... essas minhas borboletradas... Sempre me levando ao encontro do que mais preciso escutar neste exato momento. 
E coincidência ou não, um amigo me ligou hoje pela manhã e me disse exatamente isso: não sofra por antecipação!!!!


Se você for paciente em um momento de raiva, 
vai escapar de cem dias de tristeza!!! (Provérbio Chinês)

Chinese proverb.jpg
Há algum tempo atrás publiquei o problema que estou passando, o diagnóstico de câncer de mama que recebi em dezembro do ano passado. 
Por mais dificil que tenha sido receber esta notícia, sempre em conexão com esta luz que está sempre presente ao meu lado, consegui superar esta primeira fase e a cirurgia foi um sucesso, assim como meu pós operatório:recebi alta ontem!!!
Mas agora vem a segunda parte da história: o tratamento.
E, como nada em minha vida vem de forma simples, tudo vem acompanhado de muito aprendizado (...melhor denominar as dificuldades assim, né?), há uma divergência no resultado do anátomo patológico do material extraído na cirurgia: se há a presença de células tumorais em meu organismo ou não. 
Desconheço termos técnicos...mas é mais ou menos assim:
Um resultado do anátomo patológico diz que não há metástase, nem células tumorais dentro de um índice de 97%; porém, a classificação tumoral, foi "3", o mais comprometedor de todos!!!
Então, se a equipe oncológica do Hospital A.C. Camargo se basear apenas na classificação tumoral, que é muito mais precisa, eu tenho que ser submetida a um tratamento de quimioterapia, e o mais agressivo de todos!!! Porque o câncer de mama tem um alto índice de formação de metástase, e normalmente no pulmão... e tanto o câncer de mama como câncer de pulmão, são os vilões das estatísticas de perda de vidas!
Mas todos os meus exames mostram o contrário, incluindo o linfonodo localizado que não teve qualquer comprometimento e nem necessidade de esvaziamento da axila.
E o que o oncologista me explicou é que, pacientes saudáveis como eu, sem problemas de saúde pré existentes e com muita qualidade de vida, podem ter a saúde abalada quando submetidos à quimioterapia... ou até mesmo, fazer parte das estatísticas de falecimento.
Há vários efeitos colaterais, sem contar a queda de cabelo, claro, que nisso, não me apego nem um pouquinho!!!!...faz muito tempo que me garanto pelo o que sou e não apenas em como está a  minha aparência física.
E aí, o que o médico oncologista me propôs é enviar o material retirado durante a cirurgia para análise nos Estados Unidos, pois aqui tal exame ainda não é feito, e muito menos incluso nos protocolos da ANS (Agência Nacional de Saúde) para ser incorporado aos convênios médicos, por exemplo. 
Mas o custo é muito alto: US$5.000 (cinco mil dólares) e eu não tenho recursos disponíveis para custear tal exame.
E então, desde ontem, após conversa com a equipe de Oncologistas do Hospital A.C. Camargo em São Paulo, eu não faço outra coisa a não ser buscar soluções para fazer tal análise nos Estados Unidos. Um papo com um amigo que conhece um oncologista, que fala com uma mastologista....e assim, de contato em contato, vamos ver onde irei chegar!!!!
Porque tem um sentimento muito forte aqui dentro de mim que diz: NÃO PRECISA FAZER QUIMIOTERAPIA!!!!! 
E se tem uma coisa que costumo realmente prestar atenção.. é o que tenta me dizer o meu coração... e ele não está só dizendo...ele está gritando!!!!

Ahhhhhhh Sra. Vida...tenho tanto ainda por fazer aqui...tantas letrinhas a serem escritas!!!!
Não vai dar para ter imunidade baixa, efeitos colaterais como náuseas, tonturas, etc.... Preciso desta vitalidade que sempre me acompanhou, uma vida inteira!!!! 
Se era pra puxar a minha orelha, por coisas que lá trás eu não dei muita atenção, ok, tá dado o recado!!!! Mas agora, é vida que segue...e vida com qualidade de vida!!!! 
Preciso de mais uns 50 anos por aqui, pra fazer tudo o que tenho vontade...ehehehe 
Pode ir parando com essa brincadeira sem graça, viu? 
E me mostra o caminho para ter esta  confirmação através da análise nos Estados Unidos.... eu tenho certeza que meus olhos estão muito abertos para receber esta direção!!!


Leveza do PENSAMENTO

Nós seres humanos temos o péssimo hábito de sofrer por antecipação, imaginando problemas, muitas das vezes, aonde não tem. 
Benjamin Franklin dá uma dica: 


“Não antecipe os problemas, nem se preocupe com o que talvez nunca aconteça. Aproveite a luz do sol.”. 

É bem verdade, que temos uma tendência de sempre pensarmos que o pior possa acontecer. 

Há um desgaste emocional “sobrenatural”, por coisas que nem vale à pena pensar, porque elas se acabarão no tempo exato. 
A mente pode te aprisionar com apenas um pensamento negativo. E ali você fica se consumindo até que tudo se resolva. O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação. É como se você tivesse entrado num trem fantasma (brinquedo de parque), à espera dos monstros assustadores, na expectativa que apareceram a qualquer momento. Gritamos, nos apavoramos, mas são só bonecos. Assim é nossa mente, recheada de fantasias e pensamentos negativos. Martha Medeiros dá uma dica de ouro e diz: 
“Vamos deixar para sofrer pelo que é realmente trágico, e não por aquilo que é apenas um incômodo, senão fica impraticável atravessar os dias".
Não embarque na canção de Tim Maia... 

”Na vida a gente tem que entender que uns nascem pra sofrer, enquanto o outro ri.” 
A vida é meio estranha: conheço gente que tem tudo para ser feliz, mas sofre por tudo. 
“O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais do que o necessário.” Sêneca. 

E por fim, eu mesmo concluo: 
Passar grande parte da vida aprisionado por seus próprios temores e desencantos é tarefa de uma pessoa ansiosa. 
SPA- SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO é o novo mal do século, Augusto Cury diz. “Abandone essa angústia, antes que você seja mais um (a) na estimativa.”
Que Deus abençoe a todos.


Human Resources Manager / Personnel Administration / Recruitment and Selection /Remuneration / Benefits/ Union Relation

Nenhum comentário:

Postar um comentário