segunda-feira, 24 de março de 2014

Borboletrando... EQUILÍBRIO!!!!

Olá pessoas que me seguem aqui em meu cantinho.
Mais uma semana iniciando ...e por aqui, a ansiedade está incontrolável!!!
E como sempre, o meu borboletear, ou seja, o meu ir e vir pelas páginas alheias, mais uma vez me trouxe um post bem interessante, que aborda sobre o Equilíbrio.
Então....deixo aqui o meu desejo de uma produtiva semana; que seja  permeada pela luz do Alto, à cada passo trocado, em cada decisão a ser tomada!!!
Bjoks no coração!!!!

7 dicas efetivas para equilibrar trabalho e estudos


Quando alguém fala em equilíbrio nosso pensamento pode logo imaginar uma balança de medir pesos. Aquela que quando tem pesos iguais de ambos os lados está “equilibrada”.
via facebook resized 600

Mas o equilíbrio não significa apenas dois pesos iguais. A situação está em equilíbrio quando, apesar de ter pouca base de sustentação, consegue se manter sem cair. Relaciona-se a harmonia entre coisas diversas.
Trabalho e estudos são duas de suas áreas de responsabilidade ativas neste momento? 
Você provavelmente as definiu como prioridades e não pretende prejudicar uma em função da outra. Mas como?


  1. Olhe sua agenda

    • Depois de garantir um tempo adequado para alimentação e sono saudáveis, veja o que já foi ocupado com o trabalho e outros compromissos diários.
    • Mesmo que sejam pequenos espaços de tempo, se bem aproveitados, os resultados aparecerão.

  2. Descubra o prazer da ação

    • Não precisa conhecer todas as regras gramaticais do inglês antigo ou decorar todas as leis da Constituição.  As partes estão compondo o bolo, depois de pronto ele será delicioso. Jamais se esqueça de para onde está indo, mas curta o percurso.

  3. Seja disciplinado até adquirir o hábito

    • A resistência inicial vai passar e você acabará até sentindo saudades do tempo que precisava equilibrar-se para realizar isso.
    • É um período de aprendizado, não se cobre tanto. Foque nos estudos.
    • Use o que aprendeu em  “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg. Encontre a melhor deixa (botão power), estabeleça a rotina, fixe a recompensa instantânea que funciona. Logo seu anseio pela recompensa transformará a rotina em um hábito. Tenha fé. Talvez um amigo possa ajudá-lo a manter-se motivado.

  4. Não se permita o boicote

    • Sabemos que o percurso terá algumas pedras, mas você não precisa piorar as coisas se boicotando. No momento reservado para estudar desligue o smartphone, não entre nas redes sociais nem corra o risco de dar uma espiadinha nos e-mails.
    • Separe seus momentos e respeite-os. Desligue um canal para focar em outro!

  5. Use a tecnologia com eficácia

    • Tudo que é demais faz mal, mas comida sem sal nenhum também é ruim. Se você tem um smatphone, use para estudar enquanto se movimenta, para registrar suas conclusões e até para ouvir sua própria voz fazendo perguntas sobre a matéria. Espere uns segundos pela resposta durante a gravação e depois diga a certa, parabenizando a si mesmo(a) por ter acertado. No mínimo você vai rir muito enquanto não souber a resposta certa.

  6. A prática é essencial, repita.

    • No artigo “Como organizar seu tempo para aprender um idioma” listamos muitas dicas, mas vou eleger aqui a repetição como a mais efetiva. Então não desperdice 5 minutos de folga fazendo nada, releia um pequeno trecho. De novo e de novo.

  7. Sua organização deve possuir metas claras

    • Quanto mais tranquilo você estiver de que está fazendo a coisa certa, mais foco terá. Tire tudo da mente. Pare, olhe e faça! Releia o artigo “Listando metas de aprendizado” para inspirar-se.
       
 Equilíbrio também é harmonia. Você não precisa resignar-se ao sacrifício para alcançar seus objetivos. Olhe essa situação por outros ângulos de visão.

  
A Call Daniel desenvolveu um e-book de “Introdução ao GTD” incentivando o uso do método porque acredita que ele pode melhorar sua qualidade de vida promovendo equilíbrio. Baixe o seu gratuitamenteclicando aqui.

Por: Marcia.Sisi@CallDaniel.com.br
Especialista em Gestão do Tempo e Produtividade.
Autora Marcia Sisi


Nenhum comentário:

Postar um comentário