quinta-feira, 27 de março de 2014

Brigadeiro?!?.... Senta que la vem história!!!!

BRIGADEIRO

 Pode ser apenas uma unidade....


....ou alguns.....

 ...ou até mesmo vários!!!!

 Pode ser colorido....

 ...recheado.....

 Mas o que realmente importa.....

 É que seja Brigadeiro!!!!!




Senta que lá vem história!!!!
                                                                 Era uma vez.....

Brigadeiro (chamado de "negrinho" no Rio Grande do Sul) é um doce típico da culinária brasileira, criado na década de 1940. É comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho.
Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, achocolatado em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.


O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.
O doce foi criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). 

Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Fonte: http://www.viciadosembrigadeiro.com.br/

E aqui minha esperada receita...
Brigadeiro
Ingredientes:

1 lata de leite condensado 
3 colheres (de sopa) de chocolate em pó
1 colher de manteiga ou margarina
1 colher rasa (de sopa) de creme de leite sem soro
Chocolate granulado
Manteiga para untar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e alta, para que não grude e nem transborde, quando abrir fervura.
Mantenha em fogo médio até levantar fervura e, em seguida, mexer na mesma direção (sentido horário ou anti-horário), sem parar, até chegar no ponto. O ponto ideal será quando, mesmo ainda quente, ele puder ser trocado de uma colher para outra, sem escorregar da colher.
A média de tempo é em torno de 12 minutos; mas poderá ser menor ou maior, de acordo com a potência de cada fogão.
Quando pronto, colocar em travessa untada com manteiga e deixar esfriar.
Quando frio, passar manteiga nas mãos e, com a ajuda de uma colher de chá, separar pequenas porções e enrolar bolinhas entre as mãos. Passar em chocolate granulado e colocar em forminhas de papel, a gosto.



Próximo passo: 
Não atender telefone, 
porta ou o que quer que seja....
Agora é momento de ser muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz!!!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário