quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Nos palcos da vida.....

Luzes...câmera...ação!!!!!
É chegado o grande dia da estréia.... nosso nascimento!!!
E tantos preparativos: enxoval completo, mobília nova, leituras e cursos que orientam o comportamento dos bebês, escolha dos padrinhos e até mesmo, a escolha do nome!!!!

Até que o grande dia acontece em nossas vidas.... e somos recebidos como reis e rainhas.... nos passam a impressão de que tudo será perfeito e que os holofotes sempre estarão sobre nós!!!!
E nos primeiros momentos, qualquer som do recém-chegado é motivo para atenção: será que está respirando bem?...já arrotou?.... a fralda está úmida?.... está com cólica?.... façam silêncio que ele(ela) está dormindo!!!!!
E tudo continua assim nos primeiros anos, cuidando do nosso equilíbrio para não cairmos nos primeiros passos, para não engasgarmos com alimentos grandes, para não acessarmos objetos pontiagudos, para não nos perdermos....para não nos perderem....
Até que passamos da primeira infância..... e então, sorrateiramente, na melhor das opções, a realidade do mundo finalmente começa a se apresentar.... e vamos aos poucos percebendo que aquele holofote que brilhava tão intensamente sobre nós, perdeu a força e, à cada dia mais, receber carinho através de cuidados, atenção através do respeito e amor através da prioridade, é ação para momentos sociais, "hiatos" entre um compromisso e outro!!!!!
Mas "bora lá" que a vida continua e ainda se tem muitos passos para caminhar e muito aprendizado a receber: "the show must go on" ( o espetáculo tem que continuar)!!!
E então, entre "puxões de orelha", rígidas repreensões e muitas vezes, pouco esclarecidas e consequentemente pouco compreendidas, chegamos na puberdade e logo em seguida, na adolescência.
E agora, nos mesmos palcos da vida, uma luta contra o que não vemos, apenas sentimos: mudança hormonal!!! Sentimentos confusos e inesperados, sensações novas e nem sempre esclarecidas... administrar os altos e baixos entre euforia e tédio, simpatia e desprezo..... e a luz do holofote pode até voltar sobre nós.... mas agora, em cor amarela.... em sinal de alerta!!!!
Os cuidados, muitas vezes, são substituídos pela repreensão; a paciência, pela intolerância e, entre tantas mudanças, nem sempre conseguimos identificar onde é que foi parar o amor...
Ele até está ali...mas entre ações e reações, perde a intensidade, a prioridade e a boa parte de sua essência
E talvez seja, neste exato momento neste espetáculo chamado vida, que poderemos nos perder de nós mesmos... porque, sem referência, sem atenção, sem cuidado e sem presença dentro do núcleo que nos desenvolvemos, essa lacuna necessita ser preenchida e saímos à procura...correndo o risco de nos perdermos mais ainda de nossa essência!!!
Mas agora, já não teremos mais tanto tempo disponível, porque a idade adulta se faz presente e adultos tem responsabilidades, tem que ser, fazer, acontecer.... há uma sociedade lá fora que cobra, que isola quem não  se adequa, que se sente no direito de nos classificar de acordo com suas regras, independente do que sentimos, do que realmente necessitamos ou simplesmente do que somos!!!!
Não só passamos a ser um cidadão, mas temos que nos moldar aos padrões exigidos pelo meio que vivemos....nem que isso faça com que sintamos a morte chegar homeopaticamente, por não termos mais força para nos opor ou mesmo rejeitar o que não faz sentido algum em nosso caminhar!!!
E se aceitarmos tais padrões, os holofotes se viram novamente para nós, porque fazemos parte exatamente da forma como era esperado.....um diploma, um belo cargo, uma bela casa, o carro do ano, o(a) companheiro(a) esbelto(a) e simpático (a) ...filhos saudáveis e inteligentes... e tantos outros atributos que nos são cobrados!!!!
Mas, ai de nós se, em algum destes itens não nos enquadrarmos.... se optarmos por uma atividade menos reconhecida, se estivermos acima do peso ou fora dos padrões físicos exigidos pela sociedade, se nosso(a) companheiro(a) tiver predicados apenas atrativos para cada um de nós mesmos, se a situação financeira estiver estremecida, se nossos filhos fugirem dos padrões ditos "normais" e até mesmo se estivermos desempregados..... nossa existência passa a ter a analogia com a  sarjeta, ou seja, somos colocados nos "bancos de reserva" da vida, atuando apenas como figurantes e tendo nossa atuação, muito mais na coxia (fora de cena).
E por tudo isso que, ao passar pela adolescência e realmente ter a percepção de que os holofotes já não estão mais direcionados para nós, que a atenção, o carinho, a cumplicidade, a proteção e até mesmo o amor, se esvaiu de nossas vidas, ou que se tornou tão pouco perceptível, dia após dia, que muitos preenchem tal lacuna com os excessos das compulsões, com os vícios ou até mesmo, com a morte, nem que seja de forma homeopática.
O Ser  parece estar dispensando um sobrenome tão nobre, Humano, e passando a fazer parte de famílias menos valorizadas como a família de DESumanos, sem respeito, sem comprometimento, sem cumplicidade e principalmente sem amor, seja lá amor próprio ou até mesmo o incondicional!!!! ...e ainda não perceberam que, há um DNA por detrás de tudo isso, que está sendo herdado, pelas novas gerações!!!!
E esta mudança só pode partir de nós, adultos, formadores educacionais de nossos filhos.
Se não nos dermos conta do quanto contribuímos para a formação desta  lacuna, já presente dentro de cada um de nós e sendo herdada por cada um destes novos seres, em maior ou menor grau, em detrimento da nossa falta de tempo, de paciência ou mesmo da simples ausência de prioridade, logo logo seremos intitulados SERES DESUMANOS.... se é que já não podemos ser!!!!

De repente... aproveite oportunidades em momentos livres e simplesmente permita-se um olhar mais apurado, em você e em seu redor....porque o primeiro passo para qualquer mudança, é a identificação da necessidade!!!
Que a paz esteja em todos os coração, e que a luz desta inteligência superior se faça presente, à cada passo trocado!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário