segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Na semana dos professores, nostalgia da arte de ser mãe!!!

Talvez o Dia das Crianças, me trouxe um momento nostálgico.... e algumas percepções da infância!!!
Mas não da minha....porque os irmãos não existiram em minha infância....mas o aprendizado da partilha,  realmente tive quando me tornei mãe.
E tudo começou ainda muito jovem: com 18 anos já era mãe do meu primeiro filho. Um bebê muito saudável, tranquilo, centrado e que não roubava a cena jamais....conseguíamos frequentar momentos sociais até mesmo na noite. Ele se desenvolveu da melhor forma possível, nos presenteando com sua inteligência e determinação. Se destacava por onde passava e sempre era motivo de orgulho para os muitos mestres que teve no decorrer da vida...do esporte à faculdade. Aliás, desde muito pequeno, já praticava natação e neste esporte conseguiu muitos êxitos até seus 14 anos, quando migrou para o Handball. Mas sempre teve uma percepção muito apurada para os sons: iniciou sua trajetória, quebrando a agulha de um toca discos aos 14 anos, pois queria ser DJ...mas hoje, mesmo já formado e atuando como Engenheiro da Computação, sua grande paixão é atuar como baterista de uma banda que já está na estrada, há mais de 10 anos.
Se olhar para trás, a impressão que tenho, é que ele sempre sabia o que estava fazendo, por mais imaturo que fosse. Não se deixava influenciar pelos coleguinhas...passando até mesmo a servir como referência entre eles e recebendo o apelido de "Cabeça"...mas ele prefere escrever KB$$A.. .ehehehe
Sempre teve muito discernimento e isso nos dava muita tranquilidade e a impressão de que estávamos no melhor caminho para a criação dos nossos filhos!!!!
Até que veio nosso segundo filho, quinze meses de diferença.....e nos colocou em xeque com absolutamente tudo o que imaginávamos estar dando certo...ehehehe
 ....era uma criança hiperativa e com sede de vida: tudo queria tocar, sentir, vivenciar. E por mais comentários que fizéssemos com o médico, porque o termo "hiperativo", na época não era utilizado, recebíamos de troco: "ele é uma criança muito saudável"... e até mesmo os exames comprovavam!!!!
Desde pequeno, dormia muito pouco.... olhinhos ávidos em busca do novo; começou a engatinhar com seis meses e aos nove, já se mantinha em pé e deu seus primeiros passinhos...Bicicleta sem rodinhas?...com quatro anos já dominava e logo depois já amarrava seu próprio tênis..... Mas era energia demais e eu emagrecendo cada vez mais... cheguei aos 47 kgs ....porque a minha energia não era suficiente para acompanhá-lo...ehehehe
Diferente do irmão, ele não gostava de professores...mas era tão malandro que, quando o irmão mais velho se matriculava em algo, queria ser matriculado também...ehehehe e aí, por exemplo, se fosse uma escola de natação, frequentava as primeiras aulas para ganhar sunga nova, mochila e toca....e poucas aulas depois, já abandonava...mas com o kit já adquirido...ehehehe.
O futebol lhe despertou a atenção ainda muito pequeno e até se envolveu com um time, por mais de três anos,  em que faltou pouco para ser profissional...mas hoje acredito que este não era  o seu caminho. E, como eu tocava violão, por tentar aprender sozinho, com um violão muito grande para o seu tamanho, quebrou o que eu havia ganho do meu pai quando criança....e colocou a responsabilidade na funcionária que tínhamos em casa...ehehehe Mas valeu.....o meu violão, guardo quebrado até hoje, pois tem muito do meu pai que já se foi....e este meu filho, mesmo hoje já formado como Administrador de Empresas, aprendeu a tocar violão de forma deliciosa e nos presenteia com a música, em cada encontro com amigos ou família!!!
E eu me questionava: "mas o educo da mesma forma que seu irmão...."... e a diferença de idade, entre meus dois primeiros filhos, não era mais que 15 meses!!!!!
Mas isso não tem explicação: eu já estava diferente e ele, um indivíduo UNO, que dispensa qualquer comparação.
Na escola particular em que frequentava, desde pequeno, sua maior referência era a alegria e simpatia constantes e a intensidade de suas emoções; era amigo de todos, desde o zelador até mesmo da diretoria.... estava sempre pronto para falar sobre qualquer assunto...e todos o adoravam!!!!
Tudo bem que não se mantinha quieto em sua cadeira na sala de aula.... muitas dificuldades para fazer lições de casa....mas isso era apenas um detalhe...ehehehe tirava ótimas notas e nos dava a impressão de que o seu aprendizado era mesmo por osmose!!!...ehehehe... pelos menos nas primeiras séries...ehehehe
E não perdia a oportunidade de perder nada que passasse à sua frente ou que soubesse da existência de algo que ainda não havia experimentado. A criatividade excessiva, nos surpreendia à cada dia!!!
E assim cresceu este mocinho: extremamente comunicativo, participativo e sempre tentando encontrar, o que havia de mais intenso para não perder absolutamente nada nesta vida!
E ele não tinha absolutamente nada do irmão, e assim é até hoje: times diferentes, perfis de amigos diferentes, comportamentos e prioridades muito diferentes!!!!....ehehehe
Assim são os filhos....assim são os dedos da nossa mão!!!!
E então, seis anos depois, faltava uma mocinha para sensibilizar aquela familia com três homens...e a tentativa foi um sucesso!!!
Ela chegou em reinado único: primeira neta, primeira irmã, primeira sobrinha, primeira filha...como menina, era absoluta em cada um dos postos....ehehehe
E chegou muito saudável, com um olhar marcante que não passava despercebido por ninguém e sua principal característica até hoje, em seus quase 25 anos de idade..... muito difícil aqueles olhos negros disfarçar o que está sentindo!!!!
Em um ambiente tão permeado pela energia masculina, composto por pai, mãe e dois filhos meninos, nos trouxe a delicadeza feminina, em todas as direções. ´E claro que eu não abri mão de direcionar cada detalhe de sua criação...principalmente a minha paixão pela dança: a levei para o ballet aos quatro anos de idade e a carga genética se faz presente até hoje!!! E desde muito pequena, já nos encantava à cada passo trocado no palco...e conforme foi se desenvolvendo, abraçou muitos estilos, mesmo tendo por base, por dez anos, o ballet clássico.

Mas a delicadeza inerente ao Ballet, em meio a dois irmãos meninos, muitas vezes ficava nos bastidores e ela não tinha trava na língua e enfrentava os irmãos mais velhos para conquistar o que realmente queria.
E hoje, formada como Designer de Interiores, a dança continua fazendo parte de seus dias, mas substituiu o Ballet Clássico pela Dança de Salão.... e realmente é uma de suas paixões da vida!!!
E ai....o tempo passou...meus filhos adultos se tornaram, e hoje, cada um seguindo a trajetória de suas vidas pessoais, o que me resta é lembrar de um passado que parece tão distante em relação ao tempo...mas tão presente em relação às emoções!!
Por aqui já não há mais gritos de MANHÊÊÊ!!!!
...e tudo o que isto envolve....
Mas, através das lembranças, de fotos, de vídeos caseiros, muita história e a sensação de ter realmente valido a pena!!!!
Por mais que eles já estejam adultos, o posto de mãe ainda é meu em cada uma destas vidas.... nem que seja apenas como referência de um passado...
A vida não me preparou para ser mãe.... muito pelo contrário; com eles, principalmente com os meninos, amadureci e aproveitei, mesmo ainda imatura, cada novo desafio, cada oportunidade de crescer para formá-los e informá-los da melhor forma que, naquele momento,  eu consegui

...e assim é vida que segue.....
Ainda não tenho netos...mas, já já a deliciosa oportunidade em ver a vida se renovar
E, através dos meus filhos, outras vidas se formar!!!
....



Nenhum comentário:

Postar um comentário