segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Constelação Familiar: sabe do que estou falando?

Oi...tudo bem com você?
Ou está assim...assim?!
Será que tem alguma coisa que está enroscada em sua vida?
Será que você olha para trás, na vida de seus ancestrais, e consegue ver uma repetição de padrões, tipo assim: filhos que não se entendem com pais, relacionamentos amorosos que não dão certo, limitação financeira, discórdia entre familiares...enfim...será que alguma destas situações tem registro de repetição em sua família?
Este papo é muito sério...
Muitas pessoas chegaram à conclusão de que, de uma geração para a outra, há repetição de situações mal resolvidas, entre os membros de sua família.
Por mais que olhassem para estes fatos, não conseguiam achar o início do fio desta meada...e muitas vezes, muito adoeciam gravemente, vindo até mesmo a óbito, sem conseguir quaisquer explicações.
Confesso que, há alguns anos atrás, pude identificar algumas repetições em meu histórico familiar...
E de tanto buscar informações e lembranças pessoais, cheguei à conclusão de que havia algo estranho, pois todos estamos aqui para evoluir e não repetir as dificuldades dos nossos antepassados.
Imagem relacionada
Foi então que, há alguns anos atrás, eu conheci esta ferramenta, muito utilizada nos dias de hoje: Constelação Familiar. E já vou adiantando: não tem nada a ver com astrologia, mesmo sendo utilizado o termo "Constelação" ... e também não tem nenhum vínculo com religiosidade.
Vamos conhecer mais detalhes, a respeito?


Resultado de imagem para bert hellinger
“Trata-se de um método de ajuda baseado nas descobertas do alemão Bert Hellinger, que coloca pessoas que estão presentes no grupo, para representar membros da família ou grupo social do cliente. 
Hellinger descobriu 3 (três) leis naturais que atuam nos relacionamentos humanos e tais leis são tão verificáveis como a lei da gravidade, se nos dermos ao trabalho de observar. 
São também chamadas de ordens do amor que são: hierarquia (estabelecida pela ordem de chegada), pertencimento (estabelecido pelo vínculo), equilíbrio (estabelecido pelo dar e tomar/receber). 
Quando tais leis são violadas numa família, surgem compensações que atuam nos membros da mesma, como: depressões, doenças, dificuldades nos relacionamentos, dificuldades financeiras, etc. Graças à representação, o cliente pode perceber onde o seu amor está preso e o que ele pode fazer para que tais leis possam ser novamente respeitadas e o amor possa voltar a fluir. 
Então ele pode, talvez, enxergar o próximo passo que o conduza de uma maneira mais leve na vida, solucionando a questão que o incomoda.
A teoria e as conclusões de Hellinger são baseadas em anos de estudo e experimentação. Por isso, todo o seu trabalho tem uma fundamentação chamada Fenomenológica, que é diferente da Construtivista, base das Constelações Estruturais. 
“… os melhores estudos a respeito foram feitos pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake, que criou a Teoria dos Campos Morfogenéticos e estudou o fenômeno em pessoas e em animais com grande êxito. Possui diversos livros publicados e executou inúmeras pesquisas cientificas com grande rigor estatístico. 
Tais livros foram traduzidos para o português, sendo alguns dos mais conhecidos: “Por que os cães esperam seus donos” e “A sensação de estar sendo observado,” – editora Cultrix. 
Em geral as Constelações Familiares ocorrem em reuniões que passaram a ser chamadas no Brasil de Workshops. Normalmente ocorrem em um amplo salão com diversas cadeiras à sua volta. Há uma pessoa que conduz as Constelações que é chamada de terapeuta (nas Constelações Organizacionais utiliza-se o nome de facilitador). 
As demais pessoas presentes serão clientes (aqueles que trarão temas para serem trabalhados – constelados) ou apenas pessoas interessadas em assistir e participar como representantes
A experiência vivencial em uma Constelação (familiar ou não) é rica tanto para o cliente, como para representantes ou apena para quem está assistindo. 
Em um Workshop, em geral, ocorrem diversas Constelações de diferentes temas e de diferentes clientes. O cliente apresenta um tema e em seguida o terapeuta, através de perguntas, obtém mais informações sobre os membros de sua família (ou não) envolvidos no tema apresentado. Em seguida o cliente escolhe pessoas para representar todos os envolvidos na história e estes são colocados no “campo”, ao centro do salão. 
O terapeuta guia o trabalho de modo a que os representantes sintam, percebam o espaço, as interações e relações com os demais membros. O terapeuta continua a condução do trabalho, às vezes questionando, sugerindo movimentos, trazendo novos membros ao campo, até que se perceba que os representantes tenham um lugar e se sintam bem neste sistema familiar. 
Cada Constelação Familiar leva em torno de 20 a 30 minutos, podendo se estender, dependendo se sua complexidade. 
É possível também fazer sessões individuais de Constelação Familiar. Elas ocorrem com o terapeuta e o cliente apenas, e são usados símbolos no lugar dos representantes. É bastante comum que esses símbolos sejam bonecos. Neste caso o próprio cliente vai “sentir” cada um dos representantes 

(Fonte: http://www.s100.com.br  )

Esta ferramenta fez e tem feito, muita diferença em meus dias; na forma como eu passei a olhar para cada um dos meus antecedentes familiares.
Se o texto acima chamou a sua atenção, principalmente pelo fato de ter tais repetições mal resolvidas em sua vida presente, minha dica: procure um psicólogo com especialização em Constelação Familiar. 
Eu tenho certeza que, muitas situações mudarão em sua vida...e mais....haverá muito mais prazer em viver!!!
Imagem relacionada
"Agora fechem novamente os olhos ...
olhemos para os olhos de cada pessoa que é intimamente ligada a nós. 
A cada uma delas dizemos "SIM". 
Esse "SIM" vem imediatamente a mim a partir de um outra força, de uma força eterna. 
Tudo que até agora rejeitamos é iluminado por uma luz que vem de longe, 
por uma luz que diz a tudo que está em nós: 
esta luz vem de mim. 
Tome-a e passe-a adiante!"
 (Bert Hellinger)


Nenhum comentário:

Postar um comentário