quinta-feira, 24 de abril de 2014

"...tô relendo minha vida, minha luta, meus valores..."



"Estou relendo minha vida, minha lama, meus amores.
Estou revendo minha luta, minha vida, meus valores..."



MEU JARDIM   

(Vander Lee)

"Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores
Refazendo minhas forças, minhas fontes, meus favores
Tô regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores
Tô limpando minha casa, minha cama, meu quartinho
Tô soprando minha brasa, minha brisa, meu anjinho
Tô bebendo minhas culpas, meu veneno, meu vinho
Escrevendo minhas cartas, meu começo, meu caminho
Estou podando meu jardim
Estou cuidando bem de mim"

A renovação da águia




A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie; chega a viver 70 anos.
Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta.
O bico alongado e pontiagudo se curva.
Apontando contra o peito, estão as asas envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar, já é muito  difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas:
Morrer… ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 50 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.


Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E só após cinco meses vai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.


...impossível descrever o que sinto neste exato momento da minha vida!!!
Não sei qual a similaridade um humano pode ter em relação a este momento na vida de uma águia....mas algo me diz que estou passando por um processo muito similar a este. 
Bico alongado e pontiagudo, apontando contra o peito...
Seria no humano similar a quanto tempo das nossas vidas passamos reagindo a tudo e a todos, na tentativa de nos defendermos, antes de mais nada, de nós mesmos?!? .... e o peito seria, a representação de um coração que tenta gritar por socorro?

Asas envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas...
A grossura das penas poderia ser representado pelo fardo pesado que carregamos em nossos ombros, diariamente, mesmo que ele não nos pertença?!?
Se recolher no alto de uma montanha e ficar em um ninho, próximo a um paredão e sem voar...
Não consigo conceber outra situação para humanos  que não seja o adoecimento do corpo, quando somos tirados de nossas atividades diárias e precisamos nos aquietar, mesmo que não seja a nossa vontade!!!
Arrancar as velhas penas....
Seria nos humanos, perder os cabelos através do envelhecimento natural ou até mesmo de um tratamento quimioterápico?!?
Voo da renovação...
Um recomeçar, novas oportunidades, novos caminhos, uma nova chance de levar uma vida muito mais saudável, principalmente nas emoções e nas opções!!!!

Pode ser que para águias, haja a garantia de mais 30 anos....
Para humanos, dependerá do livre arbítrio e do discernimento pessoal em cada escolha, em cada etapa de vida....
E lá vou eu pelas minhas conjecturas finais....
Águia ou borboleta...não faz a menor diferença..... o que realmente importa neste momento...é olhar para esta metamorfose e, seja lá o que se apresentar..... jamais se entregar...jamais desistir!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário