terça-feira, 8 de abril de 2014

Borboletrando...Gratidão!!!!



Olá, pessoas que me seguem neste meu cantinho...
Espero que tudo esteja muito bem com todos vocês!!!!
Por aqui muitas saudades...mas estes dez dias de descanso foram prá  lá de proveitosos!!! Mas em breve, prometo mais detalhes sobre estes dias que jamais sairão do meu coração e da minha memória!!!
Agora, um post muito interessante sobre um dos temas que tem estado muito presente em meus dias: GRATIDÃO!!!!
E não poderia ser diferente, não é?.... mais uma vez, minhas borboleteadas me levando em páginas alheias e me colocando em conexão com o que realmente faz todos o sentido neste momento de minha vida!!! 
Porque se tem uma coisa que  tenho feito em cada um destes dias de minha vida, é agradecer ao Alto, por tanto carinho, tantas energias positivas, tantas orações e, principalmente, pela proteção que sinto em meu caminho, à cada passo trocado!!!!
Por mais que a ansiedade ainda se faça muito presente pelo fato de desconhecer o que realmente me aguarda nos próximos dias, me sinto protegida pelo Alto e de uma forma muito especial!!!!
Então, já que o assunto do dia é "GRATIDÃO", já aproveito para agradecer a todos que diariamente se fazem presentes por aqui, visitando minhas crônicas e divagações pessoais e compartilhando-as!
Lindos dias de vida para todos nós, sempre sob a Luz do Alto, à cada passo trocado!!!



O que podemos fazer para incorporar 
o sentimento de gratidão em nossas vidas? 

(Por: Ediberto Santos - Mr Coach)


Em minha recente pesquisa sobre pessoas bem sucedidas, descobri que a GRATIDÃO é um sentimento presente em quase 100% das pessoas que atingiram o sucesso, e isso não é coincidência.Fazendo um rápido paralelo com a minha vida, percebi que após o nascimento de minha primeira filha, minha vida deu um grande salto de qualidade e prosperidade graças a GRATIDÃO.
Antes de ter filhos, estava sempre preocupado com o que gostaria de alcançar, olhando para o que ainda não tinha. Não que isso fosse tão ruim, mas manter nosso foco apenas no que desejamos ter nos dá a impressão de que temos pouco, o que gera uma sensação de escassez terrível, e isso sim é muito ruim.
Quando minha primeira filha nasceu, algo se acendeu em mim !
Uma gratidão imensa invadiu meu corpo, como se um tsunami de felicidade tivesse inundado minha alma. Saber que aquele ser tão especial para mim estava ali, saudável, crescendo, era tudo que eu poderia querer, e de repente, minha atenção se voltou para as coisas importantes que eu já havia conquistado. Meu peito se encheu de gratidão pela vida, por possuir todos os membros do corpo, por estar vivo e saudável para acompanhar o crescimento de minha filha, por ser capaz de suprir as necessidades básicas de minha família, por ter uma casa, trabalho, clientes, amigos, um cachorro, entre centenas de outras coisas que brotavam em minha cabeça a todo instante.
De lá pra cá, minha vida tem sido de grande abundância, e quanto mais grato me torno, mais a vida tem me presenteado com boas oportunidades.
Por considerar a GRATIDÃO um dos passos mais importantes para o sucesso em qualquer área da vida, escrevi um artigo que explica um pouco melhor porque esse sentimento é tão importante e ensina como incorporar mais GRATIDÃO à sua vida.
Tenho certeza que praticar a GRATIDÃO trará mudanças incríveis para você, experimente!


A palavra gratidão vem do latim “gratia”, significa literalmente graça, ou “gratus” que se pode traduzir como “agradável”, e por extensão, “um reconhecimento verdadeiro por tudo que se recebe”. Entretanto, acredito que esse sentimento, o mais nobre em minha opinião, significa muito mais.
A gratidão traz consigo uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade, e, portanto, desperta em nós nossa melhor parte. Emmons e McCullough, dois pesquisadores americanos do comportamento humano, fizeram uma série de estudos experimentais e concluíram que o sentimento de gratidão aumenta a saúde física e a qualidade da vida. Além disso, pessoas gratas demonstraram dispor de mais estados mentais positivos, como entusiasmo e determinação, e tenderam a ser mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.
Em uma mente poderada pela gratidão, é impossível encontrar preocupação, raiva, depressão ou emoções negativas.
Grandes doses de gratidão injetadas em nosso cérebro diariamente nos farão perceber que mesmo um período doloroso pode receber uma leitura nova e positiva, abrindo em nossa mente e coração múltiplas possibilidades. Quanto mais gratos formos, mais motivos para ser gratos teremos.  A gratidão é como um mapa que nos permite acessar a abundância. Ela transforma reclamação em reconhecimento, ajudando-nos a focar no que temos, não no que desejamos ter.
Melody Beattie, uma renomada escritora americana, escreveu:

A gratidão desbloqueia a abundância da vida.Ela torna o que temos suficiente, e mais: ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã”.

Essa é uma virtude que precisa ser desenvolvida para que se torne um hábito. Por causa de nossa fisiologia e de alguns mecanismos de sobrevivência, somos programados para focar nossa atenção no que nos desagrada, no que nos incomoda, e com isso não nos lembramos de agradecer, apenas de reclamar.

Mas o que podemos fazer para incorporar o sentimento de gratidão em nossas vidas?
Uma maneira fácil e muito eficaz para potencializá-lo é escrever sobre situações pelas quais você é grato(a)em um tipo de “Diário de gratidão” Você também pode listar situações que lhe remetam a esse sentimento e postar em uma rede social que utilize com frequência. O importante mesmo é conseguir perceber pelo menos dez situações que lhe remetam à gratidão, ou seja, identificar e reconhecer momentos onde alguma coisa boa, de fato, aconteceu. E não precisa ser muito importante, por exemplo: tomar um copo d’água gelada e se dar conta de como lhe fez bem, ajudou você a se refrescar e ser verdadeiramente grato(a) por ter conseguido matar sua sede.
Se quiser ir um pouco mais fundo no exercício de gratidão, você pode além de escrever, passar a falar sobre isso com as pessoas com quem se relaciona, incluindo em seu diálogo as situações do dia a dia que lhe deixaram grato(a),  falar sobre seu reconhecimento a respeito de alguma atitude que outra pessoa teve com você ou com alguém que estava por perto.

Pelo quê você é grato?

Apreciar cada coisa boa que acontece no seu dia-a-dia, cada situação que gere satisfação é criar ao seu redor um mundo de amor, amizade, abundância, autoestima elevada e, sobretudo, bem-estar.
Aproveitando o ensejo, sou verdadeiramente grato a você, que parou o que estava fazendo para investir seu tempo prestando atenção no que eu tinha a dizer.
Muito Obrigado!
Ediberto Santos

" O conhecimento não nasce no ser ou no meio, mas no encontro entre ser e meio, quando surgem questões que precisam ser respondidas, problemas que reclamam soluções, dificuldades que precisam ser superadas, obstáculos que devem ser ultrapassados, para que a caminhada continue. " 
Muturama & Varela







Nenhum comentário:

Postar um comentário