quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Borboletrando....Precisando de um novo sopro de vida?

Relógio Moderno Efeito De Borboletas VoandoEu não me intitulo cinéfila....mas, como diz minha filha:
 "minha mãe só assiste filmes que tenham alguma mensagem!!"
E assim sou eu: não me rendo a o que não edifique meus dias e minha evolução. Não consigo encontrar motivação ou tempo para assistir filmes violentos, sem mensagens, para que, após terminar o filme, eu tenha uma nova sementinha plantada dentro do meu coração!!!

Me sinto presenteada quando, ao escolher um filme para assistir, termino de vê-lo com uma outra percepção da vida, ou até mesmo de alguma situação que esteja passando ou que já tenha passado.
Em meu ponto de vista, esta é a intenção dos comunicadores com acesso direto ao público: promover uma nova percepção sobre a vida, um outro olhar!!!...talvez esta seja a minha pretensiosa intenção com os posts do meu blog, deste meu cantinho...
Mas, voltando às possíveis mensagens dos filmes, em minhas borboletradas, neste final de semana prolongado (aqui no Brasil), encontrei o descritivo de um filme muito interessante: "Intocáveis".
E claro que fui buscá-lo na internet e adorei assistí-lo.
Deixo minha sugestão para que faça o mesmo, se você for como eu: se encantar com as mensagens subliminares existentes em longas metragens!!!
Neste, que  de forma resumida,  nos mostra como podemos mudar o olhar e aceitação em relação ao próximo, mesmo com classes e poder aquisitivos muito diferentes.
Porque todos nós temos talentos natos e certas peculiaridades que podem fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Muitas vezes, com alguém que a sociedade despreza, pode estar a solução para alguma situação que você não estava conseguindo solucionar....por puro pré conceito!!!"
Se quer entender melhor, o que estou tentando dizer...assista este filme... porque meus comentários se encerram por aqui.... ehehehe
Lindos dias de V.I.D.A. para todos nós!!!

Normalmente, nossos vínculos de amizade mais fortes e duradouros costumam ser  formados com pessoas de perfil semelhante ao nosso, com interesses, valores ou gostos afins. Só que, às vezes, a vida pode nos pregar uma peça. E se possuímos um mínimo lampejo de humanidade, podemos reconhecer um amigo em alguém que, por viver uma realidade totalmente oposta à nossa, dificilmente atravessaria as fronteiras de nosso mundo. É mais ou menos isso o que aconteceu com o personagem Philippe (François Cluzet) no filme Intocáveis.

Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy)

Philippe é um aristocrata viúvo que, após sofrer um grave acidente de parapente, fica tetraplégico e passa a depender de assistentes para realizar as tarefas mais simples do dia a dia. Depois de trocar inúmeras vezes de funcionário, acaba contratando o jovem Driss (Omar Sy), um argelino de família pobre recém-egresso da prisão que vive na marginalidade e habita o subúrbio de Paris. Driss é um tipo debochado, sem cultura e sem nenhuma experiência ou habilidade para cuidar de pessoas naquela situação. Aos poucos, porém, vai aprendendo a função e acaba por conquistar o milionário por seu bom humor, sua espontaneidade e também por não tratá-lo como um pobre coitado. Driss leva Philippe a fazer coisas que jamais imaginaria ser capaz de fazer em sua situação e, com sua alegria e entusiasmo, introduz um novo sopro de vida no dia a dia de seu rico patrão. Philippe, por sua vez, oferece a Driss uma boa dose de dignidade, respeito e oportunidades com as quais ele jamais poderia sonhar em sua vida. E assim, nesse intercâmbio de mundos, tornam-se amigos de verdade.

Driss, recém-chegado à mansão, fica encantado com o luxo
de seus novos aposentos.
Driss, recem-chegado à mansão, 
fica encantado com o luxo de seus novos aposentos.

Ao lado do novo funcionário, Philippe ganha nova
alegria de viver.
Ao lado do novo funcionário, Philippe ganha nova alegria de viver.

O aniversário do milionário, antes um poço de tédio,
vira uma festa animada.
O aniversário do milionário, antes um poço de tédio, vira uma festa animada.

O resultado é que um filme que poderia soar deprimente, por mostrar as dificuldades de um deficiente físico, acaba causando um efeito exatamente contrário. A gente ri com as gafes de Driss e compactua com a alegria do aristocrata, torcendo e se identificando com a força e a leveza dessa amizade aparentemente tão improvável. A mensagem é a mais otimista possível.

Philippe entre Driss e Yvonne (Anne Le Ny), uma espécie de
secretária particular.
Philippe entre Driss e Yvonne, uma espécie de secretária particular.

Magalie (Audrey Fleurot), outra assistente do milionário. 
Magalie, outra assistente do milionário.

Além do roteiro impecável, da direção segura e da bem cuidada produção, os atores de primeiríssima contribuem para fazer de Intocáveis um filmaço. Tanto François Cluzet quanto Omar Sy dão um show de interpretação. Cluzet interpreta seu Philippe magistralmente, e seu mérito é tanto maior se lembrarmos que para isso ele conta apenas com sua expressão facial, uma vez que seu personagem é tetraplégico. Omar Sy, com seu "Driss", contribui para recobrar nossa fé na humanidade.

O mais comovente é que o filme é baseado numa história real e, ao final, são mostradas imagens dos verdadeiros "Philippe" e "Driss", que se chamam Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou, respectivamente. Abdel, que cuidou de Philippe por dez anos, vive hoje na Argélia e tem uma criação de frangos para a indústria. Philippe casou-se novamente e vive no Marrocos com sua segunda esposa e duas filhinhas. 
Uma amizade eterna que merece se perpetuar também em nossa memória. Assista correndo!

Os verdadeiros "Philippe" e "Driss": Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou.
Uma lição de vida e um tributo à verdadeira amizade!  
Os verdadeiros "Philippe e Driss". 
Uma lição de vida e um tributo à verdadeira amizade!

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache.
Elenco: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny (Yvonne), Audrey Fleurot (Magalie) e outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário