quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Entrevistas que valem à pena postar novamente....Honduras

Janeiro, período de férias escolares e hoje, Dia do Fotógrafo...certo?
Então resolvi postar esta matéria que fiz para a Revista Check-in Magazine, no período em que era Redatora. 
E não poderia deixar de homenagear um querido amigo, Emerson Covisi e família, que tanto contribuíram, não só para incríveis matérias, como também com fotos espetaculares e inéditas!!!
Neste post, um delicioso bate papo com com Emerson Covisi, um empresário apaixonado pela arte de mergulhar (mergulhandocomoerme.blogspot.com.br) que esteve na Ilha de Roatan, em Honduras, e nos presenteia com incríveis fotos sub-aquáticas.
Tenho certeza que você irá mergulhar de cabeça!!! 

Matéria  exclusiva, publicada na edição 14 da 
Revista Check-in Magazine

Fotos: 
Evandro Covisi, Emerson Covisi e Adriana Basílio 
Honduras: pontos em comum com o Brasil!

Localizado no coração da América e fronteira com Guatemala, Nicarágua e El Salvador, desperta o interesse dos apaixonados pela prática do mergulho no mundo todo. Suas águas de cor azul-turquesa são banhadas pelos oceanos Pacífico e Atlântico.
Honduras, nome de origem espanhola, significa “profundezas”; uma referência às águas profundas no litoral sul do país.
Um país com alguns pontos em comum ao Brasil: o primeiro, foi descoberto em 1500; porém por Cristóvão Colombo. Outro ponto em comum é o futebol, o esporte mais popular do país; mas só conseguiu classificação para a Copa do Mundo em 1982 e 2010.
Com uma população em torno de 7 milhões de habitantes tem o espanhol, como idioma oficial; mas, em função da briga entre espanhóis e ingleses pelo poder sobre a ilha durante anos, muitos falam inglês.
Excluindo o Vaticano, é o país que tem maior porcentagem de católicos no mundo: 97% da população.
A Democracia é a forma de governo com eleições à cada quatro anos, mas sem direito à reeleição.
A atividade agrícola impera e produtos como café, banana e camarão, são exportados. Mas é tido como um dos países mais pobres da América Latina.
Tegucigalpa é a capital de Honduras, ou República das Honduras. Instituições Oficiais e muitos dos cidadãos tegucigalpanos se referem à cidade como “Cerro de Plata” pois acredita-se que o nome da capital venha do termo maia-nauatle “ Taguz Galpan”, que significa “montanhas de prata”; uma referência aos conquistadores espanhóis que descobriram ricos veios de prata na montanha, em torno da cidade.
Uma país cercado por vulcões, hoje dormentes, e o mais montanhoso da América Central.
O sítio arqueológico em Copan, legado da cultura maia, é uma ótima opção para os apreciadores da cultura local, onde se pode visitar esculturas elaboradas em alto relevo, dentre outras curiosidades.
Outros atrativos do país são suas exuberantes florestas, montanhas de tirar o fôlego, rios impetuosos, deslumbrantes ruínas antigas além dos atrativos naturais das Bay Islands (Ilhas Bay), a barreira de corais com maior biodiversidade do mundo.

Orgulho dos habitantes da ilha, em função da herança britânica, Roatan, uma das ilhas do arquipélago, tornou-se um atrativo muito procurado para fãs da prática de mergulho assim como viajantes em lazer.

Ilha de Roatan:

É uma das três grandes ilhas que compõe o arquipélago das Islas de La Bahía, ou Bay Islands, também composto por outras ilhas menores, em torno de 60.
Está localizada há aproximadamente 30 milhas da costa de Honduras, no Mar do Caribe; as outras são: Guanaja e Utila.







A região é conhecida mundialmente pelo fato de ser a segunda maior barreira de corais do mundo, a qual se inicia no México; a primeira está localizada na Austrália.

A diversidade marinha é imensa através da presença de tartarugas, raias e dezenas de espécies de peixes, proporcionando ao visitante, a impressão de estar em um imenso aquário.
E, com tamanha diversidade sub-aquática, o Turismo de Mergulho se tornou uma importante fonte de renda para a economia do país e sobrevivência dos nativos da ilha; sem falar dos muitos navios em cruzeiros, que atracam na ilha para visitação.
Mas a ilha não tem um centro comercial estruturado para o turismo; toda estrutura turística está nos Resorts, desde alimentação até itens para compra. E há ótimos Resorts com centros de Mergulho, aeroporto internacional e praias cinematográficas, descritos pelos turistas como únicos no mundo, em sua categoria.
As atividades culturais da ilha, acontecem em West End, na vila de Sandy bay; disponível para visitação o Jardim Botânico, Carambola Gardens, o Museu de Roatan e o Instituito de Ciências Marinhas. Neste último, está à disposição de nadadores e mergulhadores, a possibilidade de nadar com golfinhos, experiência ímpar.

A mais recente atração da Ilha de Roatan é “Tropical Treasures Bird Park, com uma magnífica coleção de aves de Honduras.
Por mais cinematográfica que seja a Ilha de Roatan, atualmente há uma preocupação do governo, em relação ao turismo desenfreado; sem falar do aumento da população, muito interessados em faturar com os visitantes da ilha.
Recursos naturais estão sendo colocados em risco através do desmatamento, escoamento, tratamento de resíduos mal geridos e consequentemente, a poluição.


Mas o governo já estuda iniciativas de conscientização da população nativa, não só no intuito de preservar tal patrimônio natural, mas também para contagiar as ações dos muitos visitantes.








Então, se a Ilha de Roatan em Honduras, for seu próximo destino, fica aqui a minha dica : faça a sua parte e contribua para que este “paraíso natural” continue a ser um destino atrativo e preservado da ação do homem, por muito tempo!
  














Nenhum comentário:

Postar um comentário