domingo, 5 de janeiro de 2014

Três gerações...e uma enorme vontade de acertar..SEMPRE!!!!


Os filhos, os filhos dos filhos..... os filhos dos filhos dos filhos...

...e por aí se formam as gerações!!!
E entre todas elas, um desejo intrínseco: uma enorme vontade de acertar!!!!
Se olharmos lá para trás e imaginarmos quais seriam os mais profundos desejos, quando a nossa avó descobriu estar gerando uma vida, a vida de nossas mães, com certeza imaginou e desejou o melhor que pudesse acontecer em seu futuro. E quando nossa mãe chegou ao mundo, independente da época que isso aconteceu, tenho absoluta certeza de que nossa avó se empenhou ao máximo, para poder proporcionar  ao bebê recém-nascido, o melhor e, conforme os anos passaram, estar  na mais comprometida intenção para que este ser a superasse e conquistasse um futuro muito melhor do que o que havia tido!!!
E  com certeza, quando nossa mãe descobriu estar nos gerando, imaginou o melhor para o nosso futuro e que pudéssemos vir repletos de saúde e inteligência... e não deve ter poupado a superação em sua trajetória de vida, no intuito de estar atualizada e poder nos proporcionar o melhor!!!!

Sometimes the poorest mother, leave to their children,  the richest heritageE, para os que já são pais, mães, hão de concordar comigo que, quando nosso filho estava a caminho, fomos atrás de informações, maior conhecimento e unimos nossas mãos ao Alto, em sinal de prece, na intenção de que esta criança fosse abençoada, com saúde e inteligência, para conquistar o que a vida de melhor pudesse lhe proporcionar!!!
E assim seguem as gerações....como foram as passadas...como serão as futuras: alguns conhecimentos mantidos, outros ignorados e outros, aperfeiçoados!!!
E para formar um cidadão com caráter e dignidade, nos mantermos engajados e comprometidos com a educação deste SER que geramos, não há necessidade de grandes fortunas, bens materiais ou até mesmo sermos um P.H.D*


Basta nos fazermos presentes, ter participação diária e constante no ir e vir de nossos filhos e, principalmente, priorizar a qualidade do tempo em que estivermos juntos e nem sempre a quantidade!!!!
                            




Eis aqui as três gerações dos meus dias atuais: minha mãe, minha filha e EU!!!
Olho bem para trás e vejo o tamanho da lacuna que ficou, na vida de minha mãe, pela partida tão precoce de minha avó, em sua vida aos quinze anos...o quanto ela teve que se fortalecer e buscar conhecimento e superação para poder me orientar e contribuir para a melhor formação que conseguisse me proporcionar....
Com um olhar, não tão distante, me olho e vejo o quanto tive que buscar conhecimento, motivação e superação para poder preencher as lacunas que a precária alfabetização e falta de melhores oportunidades, na vida de minha mãe, proporcionou em minha vida.... 
Mas, agradeço ao Alto por ela sempre ter estado presente, talvez não da forma que hoje julgo ser o ideal, mas da única maneira que ela conhecia ou conseguia ser...
Porque, se me voltar para os dias atuais e prestar atenção em minha filha e me recordar como foi a minha participação em sua vida, com certeza terei  a sensação de ter tido muito mais oportunidades e conhecimentos para contribuir para sua formação e educação, do que teve minha mãe em relação à minha vida... Porem, quando ainda não geramos nossos filhos, a percepção em relação aos nossos pais são muito superficiais em relação à verdadeira essência da vida.... e muitas vezes, mesmo tendo nossos próprios filhos, passamos uma vida inteira, equivocados com o que realmente significa o amor incondicional de uma mãe, mesmo que, no comportamento dela haja equívocos, omissões ou ausências....
Com certeza, se eu perguntar à minha filha, hoje com 24 anos e ainda sem filhos, como define a minha atuação como mãe de forma generalizada em sua vida, haverão reclamações, questionamentos e até mesmo mágoas... o que deva ser um ponto em comum em relação ao que sinto em relação á minha mãe e o que minha mãe sente em relação à sua mãe...ou talvez a madrasta.
Mas assim segue a vida.... com a minha, a tua e a nossa geração.... dentre inúmeras tentativas e perspectivas, a inesgotável vontade de acertar!!!! 
E hoje, com um leque muito maior de possibilidades para outras percepções sobre a vida, o Ser Humano ainda se perde, só que agora, com a falta de tempo...ou de foco!!!!!
Mas o que realmente acaba por tornar a vida muito mais prazerosa, e até  proporcionar um momento ímpar, é quando finalmente chega o dia onde  há uma concordância entre as opiniões dos representantes de cada geração e, confortavelmente sentados, em meio a boas risadas, jogamos conversa fora e simplesmente acabamos por constatar que esta é a verdadeira essência da vida: seguir nossa trajetória, aqui ou ali, sempre prontos  e de braços abertos para recebermos as próximas gerações!!!!!

__________________________
*PHD: Philosophiæ Doctor, ou Doutor da Filosofia, 
o último e mais alto título acadêmico recebido por um indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário