quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Para onde o amor pode nos levar?!?... Atalhos da vida...

Sempre acreditei no amor... para tudo e para todos.... e acredito ter corrido atrás dele, uma vida inteira... ao menos a minha vida inteira!!
Mas ele sempre escapou de mim...como a água que se esvai pelos dedos das mãos...
Mas eu me fazia de forte e não me rendia às evidências: de que nem sempre estamos aptas(os) a receber o que tanto almejamos!!!
E nesta constante tentativa de me fazer tão forte, eu quase me tornei uma rocha: forte, resistente, pronta para recomeçar, SEMPRE.... mas inconscientemente endurecida nas emoções!!!

E quando nossas emoções ficam engessadas, esquecemos o real significado do verbo AMAR...
E sem colocar em prática a verdadeira essência do amor, é impossível amar o outro de verdade....e mais difícil ainda, receber amor!!!
Por não saber mais administrar os tantos "Nãos" que recebi da vida anos a fio, ou talvez de mim mesma através das minhas equivocadas opções, me fechei dentro de mim mesma e passei a acreditar que não era digna nem de respeito e muito menos de amor!!
Por mais que me olhavam e me viam como uma destemida "batalhadora", a couraça que construí não permitia que todos vissem o quão fragilizada eu estava.... e, mesmo na constante tentativa de continuar "parecendo" forte, o físico não aguentou tamanha pressão.... e adoeceu, seriamente!!!

Carcinoma ductal invasivo....apertando a tecla SAP, câncer de mama!!!!

O meu número favorito é o 14... e sempre olhei para o calendário, há muito anos atrás e o via de forma diferente, como se neste ano fosse acontecer algo muito especial em minha vida....
E, há pouco menos de um mês atrás, já uma percepção de que ele seria totalmente diferente do que eu havia imaginado!!!

Então, quando recebi esta notícia e a confirmação deste diagnóstico, eu me vi apenas com dois caminhos a seguir:
Me fragilizar, vitimizando-me, me jogar de cabeça no tratamento e sentenciar a minha vida com a morte, de forma desanimada, descrente e brevemente finita!!!

OU....



Chorar tudo o que eu tinha direito e, depois de ter lavado a alma, mesmo sabendo que meus projetos e minhas atividades profissionais estarão interrompidas nos próximos meses, em função da cirurgia e tratamentos, não me vitimizar (na medida em que um Ser Humano consegue não se vitimizar); olhar sob uma nova óptica e renascer das cinzas!!!
Como apaixonada pelas letrinhas, através da leitura e da escrita, não posso me render, neste momento de minha vida, às constatações da ciência ou mesmo às limitações humanas...
Tudo bem que estamos falando de um diagnóstico de câncer e não de um simples resfriado...
Mas e daí... teria alguma diferença?
Esta nossa vida não é uma ciência exata:
nem só os mais velhos morrem... bebês também!!
Nem só câncer mata... gripes também!!!
Porque justo eu, aquela pessoa que jamais se rendeu ao que quer que seja, que batalhou uma vida inteira para se superar, que não abre mão de fazer a diferença por onde passar, que acredita em uma inteligência superior regendo nossas vidas e que tem tamanha facilidade na comunicação, teria que aceitar uma "pseudo" sentença de morte só por ter sido diagnosticado um tumor maligno em minha mama?
Na...na...na....definitivamente não!!!!
Eu me nego a ser simplesmente mais um número para as estatísticas científicas.

Eu  SOU Élide, ÉLIDE SOU...e neste nome, a minha força interna, a minha ligação com minha alma (SOUL), com minha essência e com tudo o que eu realmente acredito valer a pena!!!
E não vai ser um diagnosticozinho destes que vai me fazer mudar minha estratégia de vida.

Desistir???? Só para os enfraquecidos na conexão com a alma... e eu tenho certeza: não faço parte deste time!!!!
Tudo bem que sei que o papo agora é comigo... que por mais que tenham pessoas à minha volta, ao meu lado, que superar este novo companheiro que já existe dentro de mim, só depende de mim e da minha força interior.... Mas se  agora tem que ser assim....
Então... bora lá viver...como sempre costumo dizer!!!!                  

It's life, following...


O espetáculo deve continuar!!!!

E... só para começar, um novo Blog:
paraondeoamorpodenoslevar.blogspot.com.br


E por lá... os posts serão em um caminho mais ou menos assim:

Cientificamente o Câncer é "apenas" uma multiplicação descontrolada das células, oriunda de má formação genética; mas em minha vã sabedoria não me limito a tal constatação.
No decorrer dos dias, palavras proferidas e recebidas, as quais promovem altos e baixos na auto-estima dos Seres Humanos, estão intrinsecamente relacionadas à emoção, e consequentemente, refletindo na saúde física e psíquica. E a forma de administrá-las, pode fazer toda a diferença nesta trajetória chamada VIDA !!!
Por mais que pacientes oncológicos não se sintam donos do presente, em função de tratamentos tão dolorosos e muitas vezes, diários, não se pode se prender ao passado e ignorar o futuro, como se ele não fosse existir. Cada um tem a sua história pessoal e um organismo que irá responder de forma diferenciada, de acordo com as opções feitas até este momento.
Então, não permita que o Câncer, uma palavra que se tornou um estigma para a sociedade, seja recebido como uma sentença de morte, mesmo que velada!!! Eu estou aqui, você está aí e há tantos outros, mundo afora, passando pela mesma enfermidade. Não se entregue... ACREDITE!!!!
De repente, este é o momento perfeito para revermos o nosso modo de ser, para mudarmos algumas ações e eu até diria, para renascer, como uma fênix!!!
Que tal deixar de lado padrões antigos e até mesmo ações e tantas reações desnecessárias???
Eu acredito que o Câncer nada mais seja do que uma revisão de vida...aquela oportunidade de nos reconectarmos com nossa essência verdadeira e, através do amor incondicional, passarmos a limpo o que não conseguimos até este momento.
Porque através do amor, nada se torna impossível, distante... tudo se fortalece... basta acreditar e se permitir vivenciá-lo!!!
E acredite: se conseguirmos superar este momento, até o ar que respiramos será mais leve e o futuro, indelével!!!!

A intenção é promover um olhar menos armado em relação ao Câncer e esta cultura de que câncer é praticamente uma sentença de morte. Quero partilhar exames e procedimentos que já fiz e farei; informações médicas e, dentro do possível, manter um diário da minha recuperação pós operatória.
E quem estiver fazendo parte deste time, dos pacientes oncológicos, sejam muito bem vindos para partilhas e testemunhos... porque, com certeza, desta forma todos nós nos fortaleceremos, de mãos dadas, rumo à vitória, dentro do merecimento de cada um!!!

Mas prestem atenção: não tenho a mínima intenção de interromper os posts deste aqui. 
Porque acredito na força do que escrevo, nos quase 60.000 acessos deste meu cantinho e da diferença que posso estar promovendo na vida de pessoas em mais de 50 países....
Talvez um número menor de postagens, enquanto estiver em tratamento.... mas jamais desistir ou abandoná-lo... muito pelo contrário; algo me diz que voltarei muito mais fortalecida desta universidade da vida que acabo de ser inscrita.... e muito mais 
DE BEM COM A VIDA!!!!



E por falar em DE BEM COM A VIDA....
Eu havia decidido comentar o que estou passando, só no dia anterior à minha cirurgia, que deverá acontecer após o dia 10 de fevereiro....
Afinal.... cria-se um estigma em escrever em um Blog codinome DE BEM COM A VIDA...
Mas hoje, mais uma vez, fui surpreendida por alguém que me vê de forma muito especial; que me conheceu profissionalmente, mas que, no pouco contato que tivemos, não economiza a junção das letrinhas mais especiais, para demonstrar o como me percebe!!!

Então... melhor encerrar este post, antes que as lágrimas roubem a cena, através da emoção!!!

Que o Alto me proteja e te proteja, imensamente...
E que nossas escolhas, nos conduzam aos melhores caminhos...
Lindos dias de VIDA para todos nós...

Ir e vir através das minhas letrinhas e saber que você está aí, do outro lado da tela.... é o que mais me fortalece, rumo à minha vitória!!!!!


Superação...

Sempre achei que superação era para os fortes... 
os superiores, aqueles dotados de extrema fé, força de vontade, poder mental ou seja lá o que for.
 Sempre admirei os que “superaram” os problemas, as dificuldades, as forças opostas e conquistaram coisas.
 Sempre tive uma certa “inveja do bem”, se é que isso existe, de alguns que, como eu, vieram do nada, nada tiveram, não contaram com ninguém e, mesmo assim, alçaram-se ao sucesso naquilo que tiveram por alvo.
Meu julgamento de mim mesmo sempre foi muito crítico e superar, para mim mesmo, sempre foi sobreviver, dar conta das tarefas, não causar danos a outros, enfim, tocar a vida.
 Mas um dia, conheci uma pessoa morena. Tinha um sorriso luminoso e, como todas as pessoas de bem com a vida, falava muito, ria, tinha sempre uma boa estória para contar... envolvia, enlevava, enfeitiçava!
 Se tivesse que descrevê-la, diria que era um arco-íris. Se tivesse que senti-la, diria que era o sol a pino. Se tivesse que traçá-la em tela, diria que é uma paisagem que ninguém conhece, mas todos gostariam de visitar.
 Seu encanto não residia no que ostentava. 
Sua força não estava em seu tamanho, pois era pequena e delicada. 
Sua sabedoria não estava na vã filosofia de palavras meticulosamente encaixadas umas nas outras para produzir efeito vazio.
 Ao ver aquele sorriso moreno, senti paz. A paz dos que sabem que, em meio a tantos apelos, ainda se pode escolher o que é permanente. 
Ao ver seu rosto vibrante, pensei na música. Não daquelas em que os ouvidos são feridos, mas a música verdadeira, que eleva a alma. 
E, quando tomei sua mão, senti o calor que abrasa a alma, mas aquece o coração, que assola os sentidos, mas acalenta o interior.
 Veio-me de novo à mente a superação. Pois pessoas assim se superam e superam o que delas pensamos. Não importa em que batalha estejam, em que luta adentraram, não importa o tamanho do inimigo... Pessoas assim simplesmente vencem. Vencem por que lutam sem golpes, porque encaram o desafio com humildade, porque mantém o sorriso moreno no rosto apesar da lágrima que insiste em rolar, porque são capazes de abrasar corações sem fazer chama. 
Vencem, enfim, porque superam. E superam porque nelas está a vitória.
 Foi inevitável mudar meus próprios conceitos. 
Vi que superação não é apenas o que se retrata como tragédia, déficit, limitação ou impedimento. 
Vi que superação é muito mais do que apenas sobreviver. 
Vi – e entendi – que superação é ter algo dentro de si que não se pode descrever com exatidão, mas que deixa uma marca profunda na trajetória, na biografia, nas pessoas em volta, enfim, no conceito do que se tem por comum chamar de “dificuldade” ou “problema”.
 Vi que superação não procede dos supostamente fortes, dos altivos em seu próprio talento, dos enganados por seus próprios gestos grandiloqüentes. 
Vi que superação procede de um sorriso lindo como o arco-íris, de uma energia mais forte que o sol a pino, de um encanto superior ao da paisagem virgem e desconhecida.
 Vi, enfim, que superação é um encanto indescritível, uma força admirável, uma sabedoria que somente os verdadeiros filhos de Deus podem ter.
 E, como tudo isso mudou minha vida... 
Apenas por um sorriso, apenas por uma boa prosa, apenas por sentir esse calor imenso que emana de um coração especial.
 Vi e compreendi que superação é o que você é. 
E que nada, nada pode deter aquilo que for colocado em seu coração. 
Porque superar faz parte do seu ser. 
Superar é a sua própria vida. 
E vencer, faz parte inconteste do seu destino.
 Superar se tornou música para mim. 
Suave, que eleva a alma e me traz a lembrança, seu sorriso moreno.
(...um eterno amigo...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário