quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMPREENSÃO ....compreendeu?



Ahhhh... passamos pelo dia 17 de setembro e foi uma data muito especial: Dia da Compreensão Mundial!!!!
Mas não é porque já passou que iremos ignorá-lo...afinal.... compreensão muitas vezes é um dos atps mais difíceis de ser colocado em prática, concordam comigo?!?

Este dia nos chama para uma das ações mais delicadas entre Seres Humanos:
C O M P R E E N S Ã O !!!
Mas que tal compreender de onde vem este termo para realmente entendermos o que ele nos propõe?

A palavra comprehensio, comprehensionis, forma latina, deve ser formada da preposição

cum (com- em companhia de)
e o verbo prehendo, - agarrar, apanhar. 
Se formos observar os compostos de mesma origem: 
apreender, depreender, todos têm esse significado de "apanhar" para si,
isto é retirar algo de algum lugar e conserva-lo. 
É interessante aí a presença da preposição de companhia "cum". 
A compreensão se faz sempre a partir de uma leitura, de uma fala, de uma experiência de vida. 
Não é possível compreender do nada, mas sempre em companhia de algo: um livro, uma frase, um acontecimento.

Então, resumindo, COMPREENDER nada mais é do que participar de "algo"  e pegar para si o seu significado. 

Digamos que, quando entramos nos detalhes de um termo destes, parece que nossa "compreensão" fica mais difícil de entender, não é?
Por mais alfabetizados que sejamos são situações como estas que lemos e relemos, buscando uma "compreensão" mais adequada ao que já temos registrado e mesmo assim, ainda ficamos com dúvidas se realmente conseguimos entender.
E aí eu questiono: se para pessoas culturalmente esclarecidas e com tantas ferramentas para entender, por um instante ficamos em dúvida sobre o significado do termo "compreender", imagina o que acontece com quem não teve tais oportunidades?
E é exatamente por isso que a "COMPREENSÃO" seja uma ação, muitas vezes, difícil de ser colocada em prática, principalmente através do sentir.... quantos de nós falamos "EU COMPREENDO" e lá no fundo, de verdade, realmente não conseguimos compreender?

"O segredo para viver em paz, com todos, consiste na arte de compreender cada um, segundo a sua individualidade."

Em um passado não muito distante, uma psicóloga comentou em uma roda de amigos: para compreender é necessário ser um "Curador ferido". 
E o que seria um "Curador ferido"?
Aquele que realmente pode mensurar a problemática do outro exatamente por ter vivenciado tal experiência, "na própria pele", em sua própria trajetória de vida.
Mas seria o nível de "COMPREENSÃO" do  Ser Humano tão restrito a ponto de só conseguir compreender as mazelas alheias, em sua totalidade, se já tiver vivenciado tal situação?
Será que quando dizemos "eu compreendo".... se não tivermos realmente aquele histórico narrado como experiência de vida, a nossa compreensão se limita à uma simples frase de efeito para que o outro se sinta confortável?
Até que ponto nos mantemos em nossa "Zona de Conforto" para não nos aprofundarmos nos problemas alheios e simplesmente balbuciar "compreendo" e nada mais do que isso?
Até que ponto, aquela situação que se apresenta para nós, naquele exato momento de nossas vidas, não seja uma possibilidade de aprendizado, de revermos alguns conceitos e, quem sabe, não identificarmos outras variantes para respostas que ainda não havíamos encontrado?

Eu não sei você, mas eu tenho certeza que, quando resolvo partilhar algo com uma pessoa mais próxima, que eu me sinta confortável para desabafar alguma dificuldade, eu realmente desejo que ela possa muito mais do que simplesmente me escutar: que ela realmente possa me compreender. 
                  Desejo que, ao menos naquele momento da partilha, que ela tenha noção do que eu estou sentindo, vivenciando... e que possa, de alguma forma, dividir o que não estou conseguindo administrar. 
Mesmo que nem sempre o outro possa nos ajudar ou minimizar as dificuldades que estamos passando, a simples tentativa de nos COMPREENDER, já pode promover muita diferença na vida de quem sofre, de quem não mais enxerga uma luz no fim do túnel.


COMPREENDER é escutar com o coração, tentar buscar nos arquivos pessoais uma resposta que amenize as dificuldades do outro.... é parar por um momento de cuidar da própria vida para dar atenção a quem nos pede um pouco de "colo".....motivo principal de vivermos em sociedade...mesmo com diferentes tribos.

E "colo" não é uma necessidade de fracos, mimados ou imaturos...."colo" é como se fosse uma inalação de oxigênio para a alma cansada, carente, descrente.... 
E como imagino diferente, cada dia desta vida, se nos esforçássemos muito mais para "COMPREENDER" cada necessidade alheia que chegasse até nossos ouvidos e que, com a sabedoria da alma pudéssemos dar "colo" para amenizar tantas dificuldade, tantas carências inerentes aos Seres Humanos nos dias atuais...

Gandhi, exemplo de liderança pacifista, 
conquistou a todos por seu exemplo 
e por sua coerência entre ação e discurso. 


Fonte: 
br.answers.yahoo.com
Brasil Rotário


Nenhum comentário:

Postar um comentário