segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A importância da Teoria Morfogenética

Hoje será um dia muito importante para mim: minha última sessão de Radioterapia e a minha consulta de alta.... e não poderia passar por aquele hospital, de forma diferente....
Estarei de mãos dadas com minhas letrinhas!!!!
E também não poderia deixar de partilhar, aqui no meus cantinho, esta ação viral do bem!!!
Que a Teoria Morfogenètica possa chegar até você, onde quer que você esteja....
Mas que, mais do que o conhecimento sobre tal teoria, você seja tomado pela imensa vontade de fazer a diferença, onde quer que esteja e por onde quer que passe!!!!
Um lindo dia de vida...aqui e aí, também!!!!

O CENTÉSIMO MACACO

Havia um arquipélago no Pacífico povoado apenas por macacos. Eles se alimentavam de raízes que tiravam da terra.
Um dia, não se sabe o porquê, um desses macacos lavou as raízes antes de comer. Os outros o observaram, intrigados, e começaram a imitá-lo. Quando o centésimo macaco lavou a sua raiz, todos os macacos das outras ilhas começaram a lavar suas raízes antes de comer. E entre as ilhas não havia nenhuma comunicação aparente”

 Essa história exemplifica uma teoria criada pelo fisiologista inglês Rupert Sheldrake, denominada teoria dos campos morfogenéticos.
Ela diz que todo átomo, molécula, célula ou organismo que existe, gera um campo organizador invisível e ainda não detectável por qualquer instrumento, que afeta todas as unidades desse tipo.
Assim, sempre que um membro de uma espécie aprende um comportamento, e esse comportamento é repetido por um determinado numero de vezes, o tal campo é modificado e a modificação afeta a espécie por inteiro, mesmo que não haja formas convencionais de contato entre seus membros.
 Observe a importância da Teoria Morfogenética, as suas implicações sobre todos nós que criam repercussões absolutamente fantásticas.
Podemos pensar que, se repetirmos determinados comportamentos que consideramos importantes, como atitudes positivas, pensamentos de saúde, amor ao próximo, por exemplo, por um número suficiente de vezes, e se a quantidade de pessoas que assim procederem atingirem uma certa massa crítica, esse comportamento poderá ser desencadeado na população como um todo.
 Infelizmente, o inverso também é verdadeiro.
 Comportamentos indesejáveis, violentos, anti-sociais, a prática da corrupção, aumentam cada vez mais e tomando aspectos calamitosos nos nossos dias, contaminando cada vez mais e mais pessoas...
 Isso nos remete a uma coisa simples, porém fundamental: a melhor forma de modificar o mundo, e as outras pessoas é primeiramente nos modificarmos.

Com a mudança do nosso comportamento e assumindo as atitudes que julgamos corretas e que queremos que sejam praticadas pelos outros, estaremos modificando quem nos vê, pelo exemplo, e quem não nos vê, e que está distante e sem comunicação conosco, pela ressonância que se estabelece entre o nosso Campo Morfogenético e o de todos os indivíduos semelhantes a nós.
 Dessa forma, podemos ver de uma maneira científica um antigo ensinamento de um homem que marcou sua época, quando ele dizia:
 Faça ao seu semelhante aquilo que gostaria que lhe fizessem...
Vamos mudar nosso mundo? Que tal começarmos agora?!?”


O texto acima, não é meu....
Mas é minha a intenção de deixar uma sementinha... em cada coração pulsante que hoje, aqui estiver!!!
Não posso e não quero acreditar que eu tenha freqüentado este lugar abençoado por Deus, sem que tenha um propósito...um porquê...um prá quê.... Principalmente quando temos um ponto em comum: o diagnóstico de câncer!!! Mesmo que você não seja o paciente, este ambiente nos aproxima, através do coração!!!
Eu não sei qual é o propósito da sua vida...
Mas quero partilhar o que me fez chegar até aqui, no dia de hoje, a data da minha última sessão de radioterapia e consequentemente, da minha consulta de alta:
Acima de qualquer outra coisa, eu acreditei em mim e não me rendi a qualquer acontecimento que tenha feito parte da vida de outras pessoas, outros pacientes com o mesmo diagnóstico.
E sabe por que?
Porque somos indivíduos e únicos!!!
Não é porque algo aconteceu com tal pessoa que também nos acometerá!!!
Antes de mais nada, precisamos estar em conexão conosco, internamente e acreditarmos que a luz brilhará no dia seguinte, no momento seguinte...por mais nublado que o dia possa parecer, dentro de cada um de nós!!!
Tá certo...somos humanos, sentimos medos, insegurança... etc...
Mas, neste momento, tem um sentimento que jamais poderemos ignorar: o amor- próprio!!!
È chegado o momento de nos amarmos mais do que a quem quer que seja... porque este será o combustível para vencermos a maior de todas as batalhes: a batalha da recuperação da saúde a caminho de um novo renascimento para a vida!!!!
Talvez não nos encontremos mais... talvez nossos caminhos sejam diferentes a partir de agora...
Mas,  já estamos praticamente na Primavera...uma linda e nova estação!!!
E como disse Cecília  Meireles...
“...A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la"
Desejo a todos que a vida seja vivida em sua plenitude, como a essência da Primavera: com fertilidade!
Entreguemos nossos mais íntimos desejos ao Universo, para que floresçam tais quais as flores na Primavera. Este é o momento de plantar e colher; arquitete o seu presente com o seu coração e o regue com muito amor. Simplesmente SEJA algo de verdade agora; conquiste e permita-se ser conquistado..
Que o Alto nos proteja, em cada passo trocado!!! Um enorme beijo em seu coração!!!!


"A totalidade do Ser:
Não somos aquilo que seremos capazes de escolher...
Mas aquilo que tivermos capacidade de atingir!!!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário