domingo, 21 de setembro de 2014

E lá vem a Primavera.... Seja muito bem vinda, amiga!!!

“...A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la" (Cecília Meireles)


Foram extensos nove meses...
Lá estávamos em Dezembro, pleno Verão no Brasil e com ele, chegou a notícia mais difícil  de digerir de toda a minha vida: É um câncer....de mama!!!!
Um buraco se fez e me levou para o lugar mais profundo do meu Ser...e naquele instante, como a maioria dos Seres Humanos, me rendi ao pensamento mais comum: a única coisa que me restava, seria a morte!!! E nada mais vinha à minha mente que não fossem pensamentos de despedida:
  • Não vou conhecer meus netos, nem ser avó...
  • Não vou ter mais tempo hábil para terminar o meu livro...colocar meus projetos em prática....
  • Quanto tempo de vida ainda tenho?
  • O que me reserva este futuro incerto?
...e as lágrima corriam pela minha face, sem que eu tivesse controle sobre elas!!!! E assim forma muitos dias...muitas noites!!!
E, naquele momento, quando muitos se preparavam para as comemorações de final de ano, para curtir as férias escolares, eu nem tive tempo de pensar em presentes, comemorações, confraternizações: a única coisa que realmente fazia sentido, era passar por aquela cirurgia o mais rápido possível...e me livrar daquele tumor que se instalara em minha mama.  Muitos exames, um corre-corre alucinado, contra o tempo; porque estas células malignas se proliferam na velocidade da luz... se não for ainda maior!!!!
E claro, o que mais  sentia ali, quietinha em meus pensamentos, era um enorme medo do que estava por vir ...do desconhecido!!!
E fiz um pacto comigo mesma: não iria pesquisar absolutamente nada...só me informaria através dos médicos, para que nada e nem ninguém pudesse interferir no curso normal desta nova trajetória em minha vida!!!
E o mais engraçado de tudo, é que havia feito parte da campanha "Outubro Rosa", não só me conscientizando mas conscientizando as mulheres sobre a importância do auto-exame...e jamais poderia imaginar que já havia, dentro do meu peito, uma sementinha maligna!!!!
Até que chegou o dia da cirurgia...e ainda Verão no Brasil: Fevereiro - Carnaval.... clima de festa no ar e cores...muitas cores e muita alegria!!!!
E foi então que, no dia 14 de fevereiro, eu fiz um pacto comigo mesma: 
" Aconteça o que acontecer, eu não vou esmorecer!!! Vou manter a cabeça ereta, o pensamento positivo, o sorriso nos lábios e o coração sereno!!! .... e seja lá o que possa acontecer nos próximos dias, eu não vou desistir de mim, de me amar acima de tudo e de todos e, talvez pela primeira vez na minha vida, me colocar como prioridade, acima de tudo e de todos, sem titubear!!!!
Me lembro que, quando saí do centro cirúrgico, logo após voltar da anestesia, uma enfermeira me perguntou: "Qual a sua religião?!?"
E ainda meio mole, eu sorri discretamente e respondi: "Curiosa.... leve no meu dia a dia, um pouco de cada religião que já tive a oportunidade de conhecer, e que sinto fazer sentido para a minha evolução"!...mas claro, questionei o porquê da pergunta. E ela respondeu:
"Porque você é uma mulher muito abençoada e protegida por Deus!!! Por muito menos, mulheres saem do centro cirúrgico sem mama, com dreno, esvaziamento de axila... e com você, absolutamente nada!!!! Agradeça à Deus todos os dias!!!!"
E claro que, mesmo com lágrimas escorrendo em minha face, abri um enorme sorriso e, em pensamento, fiz o que faço em todos os dias quando acordo: 
"Grata PAI pelo dia de hoje e pelo aprendizado que este dia me reserva!!!"

E assim, com a chegada do outono, quando as folhas se soltam das árvores, meus cabelinhos se foram, como folhas ao vento...
Com a chegada do inverno, chegou a radioterapia... 
Tudo absolutamente novo, inédito, inusitado em minha vida!!!
Em alguns momento em realmente pensava se não estava sonhando, ou até mesmo tendo um pesadelo....mas infelizmente era real...ou felizmente?
E faço este questionamento porque, como na vida das águias adultas, quando chega o momento de se retirar para um montanha bem alta e, solitariamente se render à troca de unhas, penas e bico, para que não se torne uma presa fácil dos seus predadores, quem sabe este não tenha sido o meu momento "Águia"?!?
E sabe por qual razão faço esta analogia, do meu processo de câncer com a reciclagem física de uma águia adulta? 
Porque é exatamente assim que me sinto: renascendo para uma nova etapa da minha vida...e muito, muito, muito fortalecida!!!!
E sabe por que resolvi escrever tudo isso aqui em meu cantinho mais que especial?
Porque nesta semana inicia a Primavera aqui no Brasil...e com ela vou renascer para a vida!!!
Porque amanhã é minha última sessão de radioterapia e também a minha consulta de alta, onde vou conhecer o próximo passo: o da manutenção!!!
Mas, como esta fase da minha vida me trouxe muitos aprendizados e a oportunidade de estar comigo mesmo, mais do que em qualquer outro momento da minha vida, eu pude finalmente constatar o que realmente faz toda a diferença em nossas vidas: nos amarmos, nos aceitarmos... muito mais do que possamos amar quem quer que seja!!!!
E este será o caminho que decidi traçar, em cada passo trocado nesta trajetória intitulada 'VIDA": o caminho do AMOR PRÓPRIO!!!!
E isso é não é ser egoísta...individualista ou o que quer que possam me denominar; isto é se respeitar, se priorizar, se valorizar e não depender de nada e nem de ninguém para se sentir plena, segura e independente para simplesmente viver....
E, neste exato momento da minha vida, eu só tenho dois sentimentos que permeiam os meus dias: Gratidão e Amor...por esta inteligência Suprema que nos rege.... e pela minha vida!!!!
É bom demais quando conseguimos chegar onde idealizamos, onde muitas vezes, duvidamos que conseguiríamos alcançar!!!
Confesso que não sei bem de onde esta força emergiu...mas tenho certeza absoluta que, mesmo com todo o apoio que tive dos meus filhos, a presença de minha mãe, o carinho  e torcida positiva dos amigos queridos, reais ou virtuais, com mensagens prá lá de motivadoras... um convênio de ponta que me permitiu ter acesso à mais alta tecnologia em um hospital  de referência na América Latina (Hospital A.C. Camargo), enfim...tudo o que agregou neste momento tão delicado da minha vida, nada disso poderia ter sido a pedra fundamental se não fosse o quanto eu realmente acreditei que poderia superar, que esta seria apenas mais uma fase, mais uma página a ser virada em minha vida!!!!
Porque NADA, eu repito, ABSOLUTAMENTE NADA  nesta vida terá total credibilidade se a primeira pessoa a acreditar não formos nós mesmos!!!
E eu acreditei que este tumor que se instalou em mim não era meu e que não havia vindo para ficar!!!
E então, ele se foi.... e não deixou rastros e não deixou metástase e muito menos, sequelas!!!!
E agora, neste exato momento, eu estou pronta para recomeçar...aliás, para continuar... porque já estou muito envolvida com o meu trabalho e já engajada em vários projetos pessoais e profissionais.
E você quer saber o que eu penso sobre o "dia de amanhã"?
Ahhh.... ele ainda nem chegou!!!!
Sei do dia de hoje... e dou o meu melhor para que ele seja perfeito para mim!!!
Cada vez que uma pessoa chega perto de mim e comenta sobre algum episódio que infelizmente tenha levado à óbito alguém que não conheci, é claro que me emociono, que dá um nó na garganta e que, como o mais comum dos mortais, bate um medo internamente e o receio de não ter mais tanto tempo por aqui....
Mas quem é que tem alguma garantia do dia seguinte....você tem?
Pois é...ninguém tem!!!!
Então... cada vez que eu me deparo com este fantasma da "morte", principalmente quando estiver relacionada aos diagnósticos de câncer, eu respiro fundo, me conecto ao que me traz felicidade, seja uma música, uma cor... seja lá o que for, e me concentro em mais um detalhe do que gostaria de deixar como legado quando eu partir....
Porque, como disse Walt Disney:
"Seu eu puder  oferecer um lugar para desenvolver o talento para o futuro, penso que terei realizado alguma coisa."

Com certeza eu não sou tão visionária quanto Walt Disney....mas de uma coisa eu não abro mão: contagiar o maior número de pessoas, com o seguinte pensamento:
Não há necessidade de se render ao que parece ser.... há outras possibilidades, outros caminhos a seguir!!!! Não se entregue ao que se apresenta aos seus olhos...jamais se renda à primeira opinião, ao que todos estão dizendo que tem que ser desta forma!!!
O que tem que ser, depende de cada um de nós, de mais ninguém!!! 
Está única e exclusivamente na maneira como encaramos cada situação, através da nossa determinação e da nossa conexão com a energia da vida.
Não coloque a responsabilidade da continuidade, nas mãos de quem quer que seja...
E acredite: quando nós realmente nos amamos, nos valorizamos e acreditamos em nós mesmos, não poderemos receber , mais nada em troca, do que o respeito, a confiança e a credibilidade!!!! 


Desejo a todos que a vida seja vivida em sua plenitude, como a essência da Primavera: 

       fertilidade!

Entreguemos nossos mais íntimos desejos ao Universo, para que floresçam tais quais as flores na Primavera. 
Este é o momento de plantar e colher; arquitete o seu presente com o seu coração e o regue com muito amor. 
Simplesmente SEJA algo de verdade agora; conquiste e permita-se ser conquistado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário