quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Exemplo de Empreendedorismo na Melhor Idade




Empreendedorismo tornou-se um dos termos mais utilizados e porque não dizer, uma das características mais reconhecidas no século XXI, mesmo que as ações empreendedoras, se façam presentes há muito mais tempo!!! 


Empreender, em meu ponto de vista, significa inovar, buscar novas possibilidades, colocar em ação uma ideia original. 
E poderia citar vários nomes, registrados através de grandes feitos em nosso país e mundo afora. 
Mas tenho um exemplo vivo, à minha frente, e diariamente: Jair Silva, Diretor Presidente do GTC - Global Trade Center - globaltradecenterbr.blogspot.com.br , (site em construção)
Apesar de empresário, ele prefere ser intitulado como empreendedor. 
E o GTC - Global Trade Center, para os que já tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes deste projeto, realmente irão concordar: há de ser muito empreendedor para colocar em funcionamento uma estrutura destas!!!!
As atividades ainda não iniciaram; mas isso é só questão de tempo, pois toda a área física está totalmente estruturada, faltando apenas alguns detalhes técnicos.
Então, enquanto aguardamos a inauguração do GTC - Global Trade Center, que tal conhecermos a trajetória de um empreendedor brasileiro que nos deixou de exemplo uma lição prá lá de especial: para empreender, não há limites de idade!!!!

Abraham Kasinsky,  fundador da Cofap e fabricante de motocicletas Kasinski é um exemplo de empreendedorismo na Melhor Idade.


Filho de imigrantes russos, o empreendedor nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, em 1917. Começou a trabalhar aos dez anos na loja de autopeças Três Leões, que pertencia a seu pai.
Em 1955, fundou a fábrica de autopeças Cofap, que chegou a ter faturamento de US$ 1 bilhão por ano. Até hoje a empresa é lembrado por popularizar os cachorros "salsicha" em seus anúncios de amortecedores.
Em 1998, em meio à divergências familiares, Kasinski vendeu a empresa de autopeças para um grupo internacional. Mas a sua essência empreendedora o levou, dois anos depois, à criação da fábrica de motos que levou seu sobrenome.
O fundador não tinha mais funções na montadora de motos desde 2009, quando vendeu 100% da companhia para a empresa sino-brasileira CR Zongshen do Brasil, holding nacional da Zongshen Industrial Group. A Kasinski tem cerca de 550 funcionários e mantém uma fábrica em Manaus (Amazonas) desde 2010. 
Abraham Kasinski foi homenageado quando completou 90 anos Foto: DivulgaçãoEm 2002, Kasinski ganhou o prêmio de empreendedor do ano da revista Isto É Dinheiro. Já em 2006, o empresário virou tema de uma biografia, escrita por Maria Lúcia Doretto. A Fundação Abraham Kasinsky, fundada em 1993, administra o Colégio Barão de Mauá, na região metropolitana de São Paulo.
Abraham Kasinsky faleceu aos 94 anos, em fevereiro de 2012, vítima de insuficiência cardíaca. Mas deixou um legado, não só patrimonial; eu diria um grande exemplo a ser seguido por todos nós: recomeçar só depende de nós!!!!
Contar a vida de Kasinsky é relatar em pormenores a história da indústria de autopeças brasileira e é por isso que a comemoração do nonagenário acompanha o sucesso da biografia Kasinsky - um gênio movido a paixão. Escrita por Maria Lúcia Doretto, secretária do empresário por 29 anos, a obra conta, com propriedade, todos os acontecimentos que unem a narrativa da rotina pessoal aos fatos históricos, políticos e empresariais que acabaram por influenciar os rumos industriais do país.

De extremo valor aos que se interessam por temas como o empreendedorismo e o gerenciamento de pessoas e negócios, o livro vem coroar a trajetória de Abraham Kasinsky. Amores, paixões, êxitos, desafetos e frustrações são descritos com a limpidez de quem o acompanhou de perto.

"Fiquei muito honrado quando fui convidado para escrever o prefácio do livro, mas eu sabia que se tratava de uma grande responsabilidade. Sinceramente, eu não esperava tanto do livro. Recebi o material bruto do volume, em uma véspera de feriado prolongado... Encantei-me com ele porque, desde os primeiros capítulos, vi que era uma obra de uma riqueza incomum. Tanto que não parei, li praticamente durante 48 horas seguidas. Livro e personagem são admiráveis. A leitura me fascinou tanto que acabei relendo o livro porque pensei: não posso fazer um prefácio que seja um adereço. Pareceria um corpo estranho. Também não podia fazer um prefácio burocrático porque até feriria minha vaidade profissional e não seria justo com o carinho que tenho pelo Sr. Abrão. Cheguei à conclusão que se o livro fosse um filme, o prefácio deveria ser um trailer... Foi muito prazeroso participar do livro pela qualidade da obra e pelo fascínio que tenho pelo personagem. Escrevi vários prefácios na minha vida, mas não tenho dúvida nenhuma de que este foi o que me deu o maior prazer e certamente aquele de que mais gosto." 
(Washington Olivetto, Publicitário , Presidente da WBrasil)

O mundo é construído por sonhadores, porque é a partir de sonhos e idéias que homens pensam, criam e realizam. A história de Abrão Kasinsky, narrada com precisão no livro Kasinsky - um gênio movido a paixão é o exemplo perfeito dessa afirmativa.... Autobiografias de homens e de suas realizações de sucesso são obras referenciais, capazes de registrar preciosos exemplos para os iniciantes, para os que estão no caminho, para aqueles que já galgaram as mais altas posições e, sobretudo, para aqueles que ainda estão por vir ... A indústria automotiva da qual o Abrão foi um dos mais laboriosos arquitetos foi um dos grandes motores da industrialização brasileira."

(Ozires Silva - o criador da Embraer)

Para quem se interessar a outras informações sobre este livro, segue o link abaixo para mais detalhes:
História mais detalhada acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário