sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Apenas um "adágio popular"....

Todo mundo conta os copos que eu bebo...
Mas não vê os tombos que eu levo!!!
(adágio popular)

...e o que seria um "adágio popular"?!?

Adágio ou ditado, dito, rifão, máxima, etc., é uma forma de sabedoria popular; aquilo que vem sendo repetido por muito tempo e tem sempre uma lição embutida.

Pois é....com certeza tem uma sabedoria embutida neste adágio, não é?!?
Porquê nós, sere humanos, temos o incrível poder de disfarçar enormemente o que realmente acontece em nosso coração.
Nos perguntam:  "Está tudo bem com você?!?"
E nós, como fomos educados (em meu ponto de vista, treinados) para jamais nos expormos, porquê isso não é BENÉFICO, socialmente falando....aprendemos a dizer: " Está tudo bem, SIM!!!!" , ...mesmo que o nosso coração esteja ávido por um abraço, por um colo ou simplesmente por alguém que nos escute, que nos dê um parecer, estando fora daquela situação em que tanto nos aflige!!!
Eu realmente gostaria de saber, de onde vem este conceito de que os problemas tem que ficar com a gente, fechados à sete chaves!!!
Por quê as partilhas sempre são bem vindas se forem histórias passadas com finais felizes?!?...nestas, intituladas pelos evangélicos como "Testemunho", há aplausos, lágrimas e até abraços ao final....
Mas será que se alguém, neste mesmo formato, subir ao púpito e testemunhar um problema pessoal, uma adversidade que esteja passando neste exato momento e que não consegue entender e que, principalmente, necessita de ajuda, seja ela qual for....será que aplausos, lágrimas e os tais abraços, aconteceriam ao final da narrativa?
Eu tenho certeza que não!!!
Porquê o SER HUMANO, de forma em geral, sempre teme ser abordado de forma inclusiva...ter que se envolver em uma situação que não lhe diz respeito. E se houver a possibilidade de ter que colocar a mão no bolso...ahhhhh...aí ele até levanta do local e nem espera terminar o tal "testemunho"!!!
Então fui buscar o significado do termo humano...e olha só o que encontrei:
Espécie viva dotada de inteligência e razão. 
E aí eu vou para as minhas costumeiras divagações:
Se somos uma espécie viva, dotada de inteligência e razão, por que não podemos nos disponibilizar a ajudar muito mais os outros, quando percebemos que este ou aquele está passando por uma situação difícil, que está fragilizado por algo que não consegue administrar?

"Ao conjunto de Seres Humanos, dá-se o nome de Humanidade, expressão que sintetiza as características partilhadas por todos os humanos, com especial ênfase na capacidade do homem em ser compreensivo e benevolente. O conceito de humanidade leva-nos à noção de solidariedade, que deve ser estendida a todas as pessoas." (Call Sick)

Solidariedade é a dor do outro, doendo em mim!"
Porquê há várias situações em que as cortinas precisam ser abertas e o show deverá continuar....
Mas o nosso dia não é composto apenas de um horário comercial; não somos apenas o que esperam que sejamos!!!
Na coxia da V.I.D.A., temos sentimentos, medos, dúvidas e muita necessidade da partilha e do aconchego humano.

Que tal nos permitirmos um olhar para o lado e, quem sabe, "ganhar" o nosso dia em poder escutar e aliviar  um coração sofrido, que talvez só necessite, de um olhar e um abraço seu?!?

"O Ser Humano não é intrinsecamente bom nem mau. O que verifico é que a bondade é mais difícil de alcançar e de exercer. E bem e mal são conceitos demasiado amplos. É mais fácil ser mau: mau nas suas formas menores, mau em tudo aquilo que nos afasta do outro, do que ser bom!!! "
(José Saramago)

Se temos a possibilidade de tornar mais feliz e mais sereno um SER HUMANO, 
devemos fazê-lo SEMPRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário