terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Você é realmente atento ao seu desejo de ser feliz?

O conceito de felicidade está pronto na cabeça de todos nós. Pergunte a qualquer pessoa qual é a resposta que ela traz consigo sobre o que a faz feliz e você verá que é simples assim: todos sabemos ou aprendemos a identificar o que nos move verdadeiramente. Sabemos o que faz nosso coração se abrir, nossa mente se expandir e nosso espírito desabrochar!
Entretanto, minha experiência em consultório mostra que na maioria das vezes, existe uma enorme lacuna entre o conceito que a pessoa tem sobre a felicidade e como ela realmente age na tentativa de ser feliz!
Seguem então algumas dicas para que todos vocês tenham a oportunidade de perceber se existe uma lacuna ou incoerência entre o que vocês pensam, sentem e fazem! Para sermos felizes, é necessário que aconteça um alinhamento entre estes três “departamentos internos”!
É preciso despertar a consciência de que a felicidade é um conceito a ser construído e vivenciado. Não é possível ficar só no campo mental; enquanto você só pensa ou só sente não há ação em pró do que te realiza!
Cuidado com o auto boicote; ele tem vários disfarces: fica mascarado de preguiça, vontade de adiar seus planejamentos e intenções sempre para o dia seguinte; se transforma em dúvidas e incertezas constantes que tiram o seu foco do que realmente precisa ser feito! Também faz com que você confunda seus próprios pensamentos, sensações e sentimentos. Por exemplo, é muito comum as pessoas acreditarem que estão depressivas, quando na verdade, está tomada de preguiça e acomodação diante do enfrentamento de suas insatisfações.
Aprenda a discriminar a necessidade ilusória da necessidade real! Somos conduzidos pela mídia a criar um milhão de necessidades que somente alimentam o ego, aquele ”departamento” interno que se fixa muito às aparências. Mas é a alma quem tem o anseio de ser feliz. E ela não é apegada ao modelo de felicidade das amigas, da família, do trabalho, da televisão, da rede social, etc! Nem confunde sucesso com realização! A alma tem seu caminho pessoal e ninguém tem nada com isso. Para uns, a felicidade é ter uma família; para outros é ter mais individualidade; para outros é importante dedicar-se à vida profissional. Enfim, não se iluda acreditando que para ser feliz, é preciso que tenha a vida “X”, criada e incutida em sua mente por um alguém Y.
Aprenda a identificar qual é a voz interna que impede a sua realização! Desistimos e abrimos mão de muitas coisas e na maioria das vezes nem sabemos identificar de onde tanta negação surgiu. Identifique quais são as suas crenças relacionadas a sucesso ou fracasso, merecimento e realização! Questione-se! Porque muitas vezes uma pessoa não acredita que verdadeiramente merece ser feliz, ou então, crê que sem sofrimento suas conquistas não têm valor! São muitas as crenças errôneas que um ser humano carrega dentro de si que só trazem mais aprisionamento emocional!
Todas as crenças errôneas precisam ser analisadas e transformadas. Procure tornar consciente do quanto as crenças deturpadas impedem a fluidez de sua caminhada e reconheça o quanto de auto boicote já foi praticado. Lembre-se de que você é totalmente responsável por criar as oportunidades que lhe direcionam à felicidade.
E por fim, aprenda a sustentar o estado de dualidade interna do ser! Os opostos caminham lado a lado! Não há dor isolada do prazer, nem felicidade desassociada da tristeza. O positivo e o negativo são dois lados que compõem cada uma de nossas experiências e precisam ser equilibrados internamente. Tudo tem dois lados e se você fica esperando algo se tornar a oportunidade perfeita, o dia ideal, ficar do “jeitinho que você queria”, é muito provável que esteja arruinando a sua vida de novo! Não é possível escolher somente o lado bom da experiência, é preciso aprender a sustentar e administrar os dois opostos!
Os estados constantes de angústia e insatisfação estão associados à falta de expressão do que existe de melhor dentro de nós! Então, mãos a obra na construção de sua felicidade!!! Ofereça o seu melhor a si mesmo, a cada dia!
Grande abraço e até a próxima!

Alessandra Abreu
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga



Nenhum comentário:

Postar um comentário