Borboleteando pelas páginas alheias, encontrei este termo que confesso, jamais havia ouvido falar...
Você sabe o que isso significa?
Vamos lá....fui pesquisar para saciar a minha curiosidade e achei tão interessante, que resolvi partilhar, aqui no meu cantinho, com você!!!!
Pangeia era "o" grande continente, a primeira costra terrestre que existiu.A separação dele ocorreu de forma lenta e gradual, e, enquanto se separava, formava novos supercontinentes, como a Laurásia e o Gondwana.
Tétis é o primeiro oceano que surgiu dessa separação, e estava localizado na região do atual Mar Mediterrâneo.
Vamos ler mais sobre este assunto?
Dois enormes continentes ainda em formação se chocaram, dando origem a um supercontinente conhecido como "Pangea I". Depois, começou a fragmentar-se, mas voltou a unir-se e, no período mesozóico (há 255 milhões de anos), estabilizou-se, formando o Pangea II. Mais tarde, produziu-se a cisão definitiva: surgiram a Laurásia e o Gonwana e, entre ambos, abriu-se o oceano de Tétis, o atual Mediterrâneo.
No período Mesozóico começou a separação em blocos individuais, originando os continentes atuais. A massa continental do Gondwana separou-se em Austrália, Índia, África, América do Sul e Antártica, e a América do Norte separou-se da Eurásia, surgindo o Oceano Atlântico.
As translações horizontais dos continentes deram origem a pregueamentos orogenéticos; assim, pelos movimentos rumo oeste dos continentes americanos, foi pregueada a sua borda ocidental, em virtude da resistência da massa sísmica do Pacífico, originando os Andes e as Montanhas Rochosas. Igualmente originou-se o Himalaia, pelo deslocamento da Índia contra o Mar de Tétis.
Fonte: twistedsifter.com e www.igeduca.com.br
Será que daqui há 250 anos, estaremos assim?
Mas se você ficar muito interessado por este assunto, também encontrei um blog repleto de informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário