quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mas hoje é dia de que mesmo?

Muito interessante a comemoração do dia de hoje: Dia da Tartaruga...eu posso com isso????
...e pasmem...dia do aniversário de Rubens Barrichello....
Parabéns, Rubinho!!!!!

Piadinhas à parte....ehehehe


...é também  o Dia das Comunicações Sociais.
Já meus parabéns à todos nós, profissionais da área.
Então.... optei por unir o útil ao agradável....e pesquisar um pouquinho:

Por que dia da Tartaruga?


Wikipedia (pt.wikipedia.org)

Dia Mundial da Tartaruga é um evento promovido anualmente no dia 23 de maio desde 2000 pela American Tortoise Rescue. Tem o objetivo de trazer à atenção e aumentar o conhecimento e o respeito por tartarugas e cágados e difundir o conceito de ajudá-los a sobreviver e se desenvolver.
O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado em todo o mundo em uma variedade de formas, desde vestir-se como tartarugas para salvar outras tartarugas capturadas nas rodovias, como para a investigação de atividades que façam mal ao seu habitat.

Pergunta respondida, passemos para a outra questão?

De onde vem a tartaruga e qual o seu significado?

(www.dicionarioinformal.com.br)

A tartaruga é um dos símbolos mais antigos representativos da Mãe Terra, significando nutrição, proteção, e também a cura que carregamos em nosso interior. 
A tartaruga nos recorda de que a conexão com a Grande Mãe está no dar e receber, na reciprocidade e somente assim podemos entender o verdadeiro significado da criação e da conexão.
O casco da tartaruga carrega o simbolismo dos treze clãs maternos originais, a conexão Terra-Lua, as treze luas, a água, a terra, a associação ao feminino.
O casco rígido protege um ser, e associaram à Terra como um organismo vivo que protege todos os seres que nela vivem. Para os maias, o cinturão de Orion era visto como umatartaruga cósmica. Na arqueologia maia encontramos a casa das tartarugas em Uxmal. Atartaruga era associada à água e ao deus da chuva.


E tem mais?

(sites.google.com)

Na interpretação psicológica dos símbolos, a tartaruga é a imagem de um animal que representa a força oculta e a possibilidade de defender-se de qualquer ataque externo. "Ela possui algo do antiquíssimo silêncio profundo da vida, que em caso de perigo sabe sempre refugiar-se em si mesma" (E. Aeppli).
No sistema chinês das analogias simbólicas, a tartaruga, enquanto um dos cinco animais sagrados, personificava o Norte, a água e o inverno. Por sua longevidade, o animal era considerado o símbolo da "longa vida", enquanto por sua invulnerabilidade, era o símbolo da ordem imutável. 
Na Antiguidade europeia, por causa de sua enorme quantidade de ovos, a tartaruga era considerada o símbolo da fertilidade, e por causa de sua "contenção silenciosa", um símbolo do amor decente, enquanto a sua longa vida fazia dela a quintessência da vitalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário